F1: Perito em direito desportivo entende que Mercedes tem “boa base legal” para interpor recurso

Por a 15 Dezembro 2021 10:18

Em declarações à RaceFans, um advogado em direito desportivo diz que a Mercedes terá um caso convincente se decidir apresentar recurso sobre o sucedido no Grande Prémio de Abu Dhabi. Até amanhã vai saber-se se a Mercedes interpõe recurso ou não da decisão dos Comissários Desportivos, mas correm rumores que Lewis Hamilton pediu à sua equipa que não o fizessem.

A Mercedes tem até amanhã para avançar ou não com o recurso, pois sabe-se que entende que os regulamentos da F1 não foram seguidos corretamente quando a corrida foi reiniciada, depois de apenas cinco dos monolugares com pilotos atrasados terem sido autorizados a ‘desdobrarem-se’: “O diretor de corrida, Michael Masi e a interpretação dos Comissários Desportivos do Regulamento Desportivo da FIA de 2021 foi posta em causa”, disse o advogado à RaceFans. Pensamos que a Mercedes não irá avançar, mas até que algo seja dito, há que esperar…

Michael Masi foi vítima ou réu? – CLIQUE AQUI

A decisão de Michael Masi e a confusão no meio do pelotão – CLIQUE AQUI

Será que a Mercedes vai apelar? – CLIQUE AQUI

Mercedes apresenta intenção de apelar da decisão – CLIQUE AQUI

FIA rejeita protesto e Red Bull festeja – CLIQUE AQUI

O que protestou a Mercedes? – CLIQUE AQUI

Depois da fantástica luta em pista, agora “O Juiz decide” – CLIQUE AQUI

As comunicações rádio entre Red Bull e Mercedes com Michael Masi – CLIQUE AQUI

Mercedes apresenta protesto – CLIQUE AQUI

Max Verstappen Campeão do Mundo de F1 – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
filano
filano
2 anos atrás

Num campeonato competitivo que todos os que gostam de f1 e sejam imparciais isto nunca deveria ter acabado assim pouco ou nada transparente o que não abona á idoneidade e credibilidade da FIA nem é bom para a verdade desportiva… Lamenta-se esta questão e espero que daqui para a frente tenham cuidado porque podem estragar o negócio que é toda a envolvência que implica… Se fosse a Mercedes metia o recurso porque assim não ficava e é óbvio que tem matéria para esclarecer… Aquele comissário deveria vir para Portugal e poderia apitar jogos no campeonato de futebol…

sporter
sporter
2 anos atrás

O regulamento tem que ser seguido apenas, e não interpretado! Que essa decisão do LH44 seja verdade, e para o bem da F1, pois o caldo está entornado, e bola para frente! A FIA vai aprender com isso e paro ano de 2022 será com toda certeza mais consistente.

inoferreira
2 anos atrás

Mas esse perito percebe alguma coisa?????? É a opinião dele contra a de tantos especialistas aqui do AutoSport.pt!!!!!

831ABO
831ABO
2 anos atrás

Foi necessário recorrer a um advogado para que o autosport.pt parasse com aquela parvoíce do «apelo» em lugar de «recurso». Para grandes males, grandes remédios… A Mercedes pode recorrer. E até pode vencer o campeonato de pilotos, se o juiz lhe der razão. Mas, neste último caso, que credibilidade merecerá a F1 daí em diante? E que brilho terá o oitavo título do Lewis Hamilton? Aos olhos dos espectadores, a Mercedes será a equipa da legalidade, ou a que perde na pista e ganha no foro? O Hamilton será considerado o melhor de sempre, ou aquele a quem o oitavo… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by 831AB0
AdolfoDias
AdolfoDias
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Serenamente: 1 – O Latif estampou-se. O SC tinha de entrar. Um imprevisto. Normal nas corridas. 2 – Os marshalls fizeram o seu trabalho, mas até à penultima volta não houve condições para deixar os atrasados desdobrarem-se. Nada a dizer, Safety first. Normal nas corridas. 3 – Havia 2 opções: Deixar passar os atrasados e pelos regulamentos a corrida acabava atrás do SC; ou manter a decisão e tinhamos 5 carros entre os 2 candidatos na ultima volta. Consequências normais dos regulamentos. São corridas…. 4 – O Masi decide algo de inédito, que não está previsto em lado nenhum: Pela… Ler mais »

MP67
MP67
Reply to  AdolfoDias
2 anos atrás

.

Last edited 2 anos atrás by [email protected]
831ABO
831ABO
Reply to  AdolfoDias
2 anos atrás

Quanto ao ponto 4 -, não foi o facto de só alguns se terem desdobrado que motivou o protesto da Mercedes. Os protestos – que vão limitar o objecto do recurso – foram por uma pretensa ultrapassagem do Verstappen ao Hamilton ainda durante o período de safety car e por o safety car ter regressado às boxes na mesma volta em que os retardatários se desdobraram, quando pretensamente só o poderia ter feito na volta seguinte. Quanto ao resto, concordo com o que escreve (como é que se pode não concordar com alguém chamado «Adolfo Dias»?). Mas tenha em mente… Ler mais »

MP67
MP67
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Mas deste momento em diante qual é a credibilidade da F1? A Mercedes que recorra e ponha isto tudo a arder pois mesmo perdendo nunca mais se esqueça que este campeonato foi uma trapaça. O circuito de Abu Dhabi ficará a ser conhecido como o monumento ao episódio mais sombrio da história da F1.

831ABO
831ABO
Reply to  MP67
2 anos atrás

Mais sombrio do que o crashgate? Acalme-se um bocado, deixe as emoções assentarem e pense um pouco melhor. Este não é, nem de perto nem de longe, o episódio mais sombrio da história da F1.

Pity
Pity
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Eu também não quero que o Hamilton ganhe na secretaria, até porque o Verstappen não tem culpa das hesitações do Masi, Que o problema foi mal resolvido, foi, mas não por culpa dos pilotos. Aliás, o título assentaria bem a qualquer dos dois. Como alguém já disse. o mais correcto seria terem dado bandeira vermelha, o que permitiria a ambos fazerem as últimas voltas em igualdade de condições, só que também não se justificava bandeira vermelha.
Mas que a FIA merece que a Mercedes recorra, merece, pelo menos, para ver se no próximo ano não temos polémicas.

jcm
jcm
2 anos atrás

têm que explicar como a três ou mais voltas do fim, em bandeiras amarelas, o Hamilton ia com */-13 seg de avanço, não tendo entrado em boxes, e o Max, entrando em box (+/-30 seg) assim – 43seg consegue antes da ultima volta estar colado ao Hamilton !! …

inoferreira
Reply to  jcm
2 anos atrás

Essa não percebi???? Não está a confundir safty car com virtual seftu car????? No VSC é que os pilotos tem que manter as distâncias, no safty car ficam novamente todos juntos, está a fazer confusão

filano
filano
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

safety car… escreve-se assim…

MP67
MP67
2 anos atrás

Correm rumores de que o Verstappen vai para a Williams em 2022 por troca com o Latifi que deu o título à RB. Olha eu a tirar o lugar ao José Luís Abreu…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado