GP Abu Dhabi F1: Depois da fantástica luta em pista, agora “O Juiz decide” | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

GP Abu Dhabi F1: Depois da fantástica luta em pista, agora “O Juiz decide”

José Luis Abreu by José Luis Abreu
29 Dezembro, 2021
in F1, FÓRMULA 1, Newsletter
A A
GP Abu Dhabi F1: Depois da fantástica luta em pista, agora “O Juiz decide”

Share on FacebookShare on Twitter

Max Verstappen é um grande campeão, como seria Lewis Hamilton, e o facto do campeonato ter sido somente decidido na última volta, era o que todos desejávamos, a única coisa que foi pena é o facto de duas decisões dos Comissários Desportivos/Direção de Corrida, tenha conseguido deixar zangadas tanto a Red Bull como depois a Mercedes. E esta protestou no final, portanto vamos ter história, se calhar até 2022…

Ser Comissários Desportivo/Diretor de Corrida hoje em dia na Fórmula 1 é um trabalho muito ingrato e neste momento não temos ainda a certeza – tudo o que se passou vai ainda fazer correr muita tinta – que foram decisões bem tomadas. As decisões tomadas na 1ª volta e na última, foram controversas, e irão ser, naturalmente, escalpelizadas nos próximos dias.
Provavelmente vamos encontrar muita gente a favor delas, outros tantos contra, e ter visto Toto Wolff tão zangado, era quase certo que a Mercedes iria protestar, como protestou, a decisão de Michael Masi/Comissários deixar passar o Safety Car, os carros que estavam entre Hamilton e Verstappen.

Esquecendo para já a justeza, ou não, dessa decisão a verdade é que a Red Bull fez tudo o que podia fazer em termos estratégicos, depois de ter percebido que em condições iguais (mesmos pneus com níveis de utilização semelhante) não tinha andamento para o Mercedes de Lewis Hamilton.
E mesmo tendo feito tudo, não estava a ser suficiente e a poucas voltas do fim, Christian Horner, aos microfones da Sky F1 dizia: “precisamos de um milagre”. E teve-o. Nicholas Latifi bateu, o Safety Car teve que entrar em pista para ser retirado o carro e quando o processo se concluiu, faltavam duas voltas para acabar a corrida.
Antes, a Red Bull levou Verstappen às boxes para colocar novos pneus macios, enquanto Hamilton ficou em pista na liderança, para manter a posição, mas com os pneus velhos.
Entre Hamilton e Verstappen, havia cinco carros na fila atrás do Safety Car, mas a direção de Corrida instruiu esse grupo a passar o Safety Car e a juntar-se à parte de trás da fila, na penúltima volta e que recriou o Hamilton-Verstappen, para o recomeço final.
No meio de protestos de um furioso muro de boxes da Mercedes, face ao Diretor de corrida, Michael Masi, a corrida recomeçou na 58ª e última volta da corrida e Verstappen aproveitou os melhores pneus para ultrapassar Hamilton por dentro na Curva 5, vencer e ser campeão.
A Red Bull teve muita sorte com esta decisão, pois com cinco carros entre Hamilton e Verstappen, e apenas com uma volta pela frente, seria difícil ao neerlandês ter tempo para passar todos os adversários à sua frente.
É esta decisão de Michael Masi/Comissários Desportivos, que vai ser muito comentada nas próximas horas e dias, pois foi essa decisão que abriu uma janela de oportunidade a Verstappen e à Red Bull, que não foi desperdiçada.

Artigos relacionados

GP Barcelona F1, Kimi Antonelli: “As corridas são assim”

F1, Max Verstappen: “Kimi Antonelli ainda não atingiu 100% do seu potencial”

30 Outubro, 2026
GP Barcelona F1, Charles Leclerc: “Sinto muita vergonha”

F1: Altitude do GP da Cidade do México pode beneficiar a Ferrari

30 Outubro, 2026

Todos desejávamos que não houvesse incidentes nesta corrida que pudessem manchar a luta pelo título, tivemos tudo, não esperávamos era que Michael Masi/Comissários Desportivos tivessem um papel tão forte no desfecho.
A verdade é que um título Mundial de Fórmula 1 ser decidido nas últimas curvas da última volta da última corrida do ano é apropriado.
Muitos podem dizer que a FIA ( Michael Masi/Comissários Desportivos) favoreceu Hamilton aquando do primeiro incidente em que Max Verstappen travou tarde na 1ª volta e levou Lewis Hamilton a ter que sair de pista para o evitar, seguindo pela escapatória, reentrando bem na frente de Verstappen. Masi disse que Hamilton ‘devolveu’ a margem que ganhou com a passagem pela escapatória, muitos duvidam disso, mas Sergio Pérez escreveu direito por linhas tortas ao suster Hamilton por um bom bocado, permitindo a Verstappen colar-se novamente à traseira do Mercedes.

Depois, no Safety Car resultante do incidente de Latifi, Michael Masi tudo fez para que ainda sobrasse tempo para haver corrida, luta. E foi o que fez. O problema é que foi comunicada uma coisa, que surgiu nos ecrãs na volta 56 “Lapped cars will not be allowed to overtake”, o que significaria que iria haver cinco carros entre Hamilton e Verstappen quando recomeçasse a corrida.
O engenheiro de Verstappen disse-lhe isso na rádio, e a resposta do piloto foi “Pois claro, decisão típica… não é uma surpresa”. Christian Horner contactou Michael Masi, mas esse pediu-lhe tempo para “esclarecer umas coisas com os Comissários”, mas pouco depois, aconteceu o contrário, pois surgiu uma mensagem da Direção de Corrida, a referir que os cinco carros podiam passar o Safety Car, e com isso Verstappen ficou na traseira de Hamilton.

A corrida recomeçou momentos depois e Verstappen depressa passou Hamilton, cortou a meta em primeiro e sagrou-se Campeão. Um campeão merecido, uma brilhante ultrapassagem na última volta, mas com muita coisa errada fora do âmbito dos dois pilotos e das duas equipas.
O árbitro, era quem menos precisava de ter protagonismo. Mas teve-o. A Mercedes já apresentou dois protestos à FIA sobre tudo o que se passou no final. Agora, vamos precisar de respostas.
Tal como dissemos antes, o argumento deste campeonato deve ter sido escrito por um argumentista muito bem versado em drama.
Esperemos que as decisões tenham sido bem tomadas, e que possamos lembrar por muitos e bons anos aquela luta em pista, que, sabemos, foi desigual por causa dos pneus. É uma pena que o foco não fique agora todo em Max Verstappen e no seu feito, mas sim nas decisões que tomaram Michael Masi e os Comissários.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

GP Barcelona F1, Kimi Antonelli: “As corridas são assim”
FÓRMULA 1

F1, Max Verstappen: “Kimi Antonelli ainda não atingiu 100% do seu potencial”

by Fábio Mendes
30 Outubro, 2026
GP Barcelona F1, Charles Leclerc: “Sinto muita vergonha”
FÓRMULA 1

F1: Altitude do GP da Cidade do México pode beneficiar a Ferrari

by Fábio Mendes
30 Outubro, 2026
Next Post
GP Abu Dhabi, F1: Red Bull sabe onde perde tempo para a Mercedes

GP Abu Dhabi, F1, Christian Horner: “obrigado Nicholas Latifi por aquele Safety Car”

GP Abu Dhabi F1, Valtteri Bottas: “É como seu eu tivesse perdido o campeonato”

GP Abu Dhabi F1, Valtteri Bottas: "É como seu eu tivesse perdido o campeonato"

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
14 Comentários
simiao jms
simiao jms
4 anos atrás

Deixem-se de trabalhos ingratos e não digam que as regras (hoje) teriam de ser iguais, pq em vários momentos de época, não se defendeu isso, inclinando as regras com advertências em vez de penalizacoes com benefícios de Hamilton!… Não estraguem mais!… Se são Comissários e juízes terao de ter aptidões para o serem, isentos … Senão um iria para lá um sujeito qualquer… Possivelmente mais isento ainda e honesto. Lembrem-se wuantas vitórias um e outro teve a cair do céu e quantas penalizacoes tiveram ambos e quem perdeu mais… Apenas isso.

inoferreira
inoferreira
Reply to  simiao jms
4 anos atrás

Sabes muito…….. quando te convém, quando está em causa penalizações por conduta anti desportiva pode sempre discutir-se se são merecidas ou não, uns comissários interpretam de uma maneira outros de outra isso é normal, mas quando não se cumpre regulamentos que existem preto no branco não se discute se é assim ou não, pura e simplesmente tem que se aplicar os regulamentos que existem e não foi isso que aconteceu, que é um grande imbróglio lá isso é, e ganhasse quem ganhasse não devia acabar assim, mas os regulamentos tem que ser cumpridos doa a quem doer, e os regulamentos… Ler mais »

Breno Mascarenhas
Breno Mascarenhas
4 anos atrás

Michael Masi não deveria continuar como Diretor de Corridas. Sobre os comissários, talvez uma equipe constante seja melhor, para evitar tantas interpretações de regulamentos.

pvcpvc@gmail.com
[email protected]
4 anos atrás

Reclamar contra uma equipa é uma coisa, mas fazê-lo contra um ‘árbitro’ é completamente diferente. Desautorizar o Masi é o mesmo que desacreditar toda a F1, independentemente da justiça da decisão. A RB teria protestado a primeira volta se o Hamilton fosse campeão e a Marcedes fê-lo relativamente a última porque o Verstappen é que ganhou o título. Política e frustração de mãos dadas. Nada de mais. O problema do grande fabricante Mercedes é que tem de engolir o sapo de ter sido derrotada pelo ‘garagista’ RB que encomenda motores e vende bebidas! Acontece a quem pensa que o poder… Ler mais »

Last edited 4 anos atrás by [email protected]
inoferreira
inoferreira
Reply to  [email protected]
4 anos atrás

Depreendo pelo seu comentário que se fosse condenado por um erro processual cometido por um juiz, estava for de hipótese recorrer pois isso seria desacreditar toda a justiça.

Como diz o outro “pimenta no cu dos outros para mim é refresco”

André Correia
André Correia
4 anos atrás

A direção de corrida hoje toma 2 decisões erradas e deixar os carros atrasados ultrapassar o SC não foi nenhuma delas é o normal e habitual em todas as corridas, o erro foi terem andado ali inexplicavelmente quase 2 voltas em que a grua já não estava na pista com mensagens a dizer que não estava autorizada a ultrapassagem de nenhum carro, quando assim que a grua saiu da trajetória se poderia ter reagrupado os carros pela ordem correcta (e os carros indo ali muito devagar poderiam usar a parte interior da pista que estava limpa) para se desdobrar e… Ler mais »

João Pereira
João Pereira
Reply to  André Correia
4 anos atrás

Nem mais.
2021 é talvez o ano em que a FIA mais errou até porque raramente acertou, e das vezes em que acertou, provou que há muita coisa a fazer em termos de regulamentos.

inoferreira
inoferreira
Reply to  André Correia
4 anos atrás

Esta errado numa coisa, o que a Mercedes protesta (e bem) é que os regulamentos dizem que quando é dada a ordem para os carros se desdobrarem todos os carros nessa situação tem que o fazer, e a corrida não pode recomeçar antes de o ultimo carro que se esta a desdobrar passar a linha do Safty Car, ora neste caso apenas os 5 carros que estavam entre o Lewis e o Max o fizeram os outros não tiveram a oportunidade de o fazer, logo a corrida não poderia recomeçar, não é bonito mas é o regulamento e o regulamento… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

O regulamento atrás do safety car em spa foi cumprido… só que nesse dia não fazia sentido, só hoje.

inoferreira
inoferreira
Reply to  Daniel Sousa
4 anos atrás

Em Spa também não fez sentido porque aquilo não foi uma corrida mas sim uma farsa de corrida, fosse quem fosse o vencedor!!!!

fernando.paula@gmail.com
[email protected]
Reply to  André Correia
4 anos atrás

Jamais ultrapassgens ou gajos a acelerar com grua em pista, mesmo fora da trajetória. Assim morreu Jules Bianchi

João Pereira
João Pereira
4 anos atrás

Vergonha para a FIA e os seu funcionários e o Pequeno Napoleão, que nunca tomou qualquer posição pública nem qualquer decisão, um completo “Fait Néant”. Nunca gostei de Jean-Marie Balestre, mas hoje tenho saudades dele. Quem se lembra de “It’s the best decision. It’s my decision”.

pintinha
pintinha
Reply to  João Pereira
4 anos atrás

Subescrevo 100%
Napoleão para a Ferrari … Masi para RB. Assunto fechado.

Antonio de Deus Ferreira
Antonio de Deus Ferreira
4 anos atrás

O AutoSport como jornal especialista desta modalidade deveria ter Jornalistas mais habilitados e qualificados para não escreverem tantas asneiras que indiciam falta de conhecimento sobre a matéria e somente criam confusão nos leitores

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
JAS Tensei baseado no primeiro Honda NSX

JAS Tensei baseado no primeiro Honda NSX

30 Outubro, 2026
IMSA: Filipe Albuquerque completou dois dias de testes

IMSA: Filipe Albuquerque completou dois dias de testes

30 Outubro, 2026

24h Le Mans: Participação de Verstappen não deverá ser para breve

30 Outubro, 2026
GP Barcelona F1, Kimi Antonelli: “As corridas são assim”

F1, Max Verstappen: “Kimi Antonelli ainda não atingiu 100% do seu potencial”

30 Outubro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz