F1, Será que a Mercedes vai apelar?

Por a 13 Dezembro 2021 11:12

Já todos sabemos o que até aqui sucedeu, resumindo, os dois protestos da Mercedes foram indeferidos. Resta agora saber se a Mercedes vai apelar para o Tribunal de Apelação. Ficou ontem a saber-se que, ao contrário do que é habitual, a Mercedes só terá até quinta-feira para decidir se avança, e não os habituais 15 dias.

Tudo porque está à porta a Gala da FIA.

Esse tribunal tem poderes para mudar tudo, alterar ou anular resultados de corridas ou campeonatos e há muito histórico. A própria FIA, por vezes apela de decisões dos seus próprios Comissários.

Contudo, ninguém se irá admirar muito que da Administração da Mercedes venha a ordem para Toto Wolff ficar quieto. Já não seria a primeira vez, recorde-se o caso dos motores da Ferrari há três anos, em que Ola källenius ‘travou’ Toto Wolff. Qualquer um de nós, se nos sentirmos injustiçados com, uma multa, por exemplo, temos o direito de apelar, mas por vezes o tempo, a energia e o dinheiro para o fazer podem travar-nos e neste caso, não sendo o dinheiro o problema, a administração da Mercedes pode entender que protelar este caso resultará numa “pior a emenda do que o soneto…”. Ninguém gosta de ser injustiçado, mas também ninguém gosta de ganhar na secretaria. Vamos ver o que acontece.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
2 anos atrás

E continuam a escrever «apelar» em lugar de «recorrer», quando sabem que está errado. Como se chama quem não só não aprende como se recusa a aprender?
Que jornalismo tão medíocre!

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Bom comentário que ignorava por completo. Podes explicar melhor a diferença?

Vmleal
Vmleal
2 anos atrás

Vamos ver. Desde a nova geração de motores híbridos e monologares em 2014, a Mercedes venceu todos os títulos de construtores e só por uma vez falhou o mundial de pilotos. Ou seja, em 16 possíveis venceu 15, muitos deles sem oposição por outras equipas, tendo sido Hamilton o mais titulado neste período, também muitas vezes sem oposição. Ainda que possam andar embrenhados nos regulamentos à procura de uma incoerência qualquer, a Mercedes não pode deixar de analisar o incidente logo na primeira volta, quando Max faz uma ultrapassagem legítima, dentro das linhas e Hamilton não se vê forçado a… Ler mais »

AdolfoDias
AdolfoDias
Reply to  Vmleal
2 anos atrás

O Max é um vencedor tão justo quanto teria sido o Hamilton. Todos os que não sejam fanáticos incorrigiveis, de certo adoraram esta época face à monotonia das anteriores, independentemente de quem tivesse ganho. Qualquer recurso não vai mudar, espero eu, a classificação do campeonato. Seria insolito e um anti-climax a estragar a época. (muito mais do que a decisão do Masi). Agora chamar a Mercedes de arrogante e mau perder lá porque já ganhou muito nos anos anteriores é um argumento um bocado distorcido e nada razoável. A Mercedes e o Hamilton ganharam estes anos todos porque foram mais… Ler mais »

Vmleal
Vmleal
Reply to  AdolfoDias
2 anos atrás

As circunstâncias a que chegamos foram aquelas, da última volta e não vale a pena encontrar outros argumentos. Mas quem sabe se não seria diferente caso tivesse a direcção de corrida dado ordem ao Lewis para devolver a primeira posição ao Max no decurso da primeira volta. O resto são incidentes e acidentes. Quando entrou o safety car o Lewis se estava tão apertado com aqueles pneus, porque não os mudou para macios, como fez o Max? A Red Bull jogou na roleta, teve sorte no decurso dos acontecimentos, porque arriscou enquanto que a Mercedes apostou que iria ao fim… Ler mais »

AdolfoDias
AdolfoDias
Reply to  Vmleal
2 anos atrás

A Red Bull arriscou, como tinha que fazer, se não o fizesse não tinha chances. A Mercedes, não correu riscos, como tinha de fazer tendo a vantagem da posição. A Red Bull teve (alguma) sorte com o acidente do Latifi. Normal, são corridas, acontece. Até á volta 53 tivemos corrida e emoção. Se a corrida tivesse terminado atrás do SC, apesar de ninguem querer, também ninguem pode dizer que não houve competição. Onde discordo de si é que daí para a frente não houve sorte ou azar, nem grandes génios da estratégia: Houve uma trapalhada da direcção de corrida que… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by AdolfoDias
Génesis
Génesis
Reply to  Vmleal
2 anos atrás

Ultrapassagem legitima?
Se o Lewis não sai da frente o Max provocava um acidente (que era mesmo o que ele queria)
E se foram infringidas regras então a Mercedes tem todo o direito de recorrer e acho muito bem que o faça nem que seja para casos futuros.
Já agora o Max levou um banho de condução neste gp.

manuel moita
manuel moita
Reply to  Génesis
2 anos atrás

Apoiado e tambem gostava de saber o motivo da desistencia do Peres e se o carro foi Velicado para ver se tinha todos os parafuso da asa traseira no sitio pois A FIA andava de olho nas asas mas so Dos Mercedes

Vmleal
Vmleal
Reply to  Génesis
2 anos atrás

A meu ver é bastante legítima. Sei que é aborrecido ver alguém lançar-se à frente, mas não transpôs as linhas brancas, nem foi malhar no Lewis. Não há nada de errado naquela manobra. É assim o Max. O Lewis ou ficava atrás ou indo por fora só tinha que devolver a posição. Se se tocassem, incidente de corrida.

manuel moita
manuel moita
Reply to  Vmleal
2 anos atrás

Voce e brincalhão ou nao percebe nada de nada entao o hamilton parte melhor e o BebeChorao atirasse para cima dele a ver se ficava logo Campeao com a super Vitoria do Pseudo Gp da Belgica 2021 na semana passada com carro na escapatoria bandeira vermelha ontem com carro na trajectoria entrou o Austo Martin deve ter sido como os outros nao se viam para Pura Publicidade onde estava a bandeira vermelha nao dava jeito pois o Hamilton podia mudar de Pneus e la ia a Vantagem do Max depois indo contra os regulamentos o Masi disse que os carros… Ler mais »

#99
#99
Reply to  Vmleal
2 anos atrás

No meu ponto de vista o que se passou na curva 1 ( para além daquela pseudo travagem queimada na véspera) foi que o Max falhou (mais uma vez) deliberadamente o apex da curva, o que lhe obriga a ser mais lento na saída, o concorrente #44 deixou de poder fazer a curva normalmente (em condições normais cabem lá dois carros) uma vez que o carro #33 o impediu. Ora nessa circunstância a escapatória seria e foi a única possibilidade. Ganhou um tempo? Talvez não, quem poderá ter perdido tempo e as imagens assim sugerem, terá sido o concorrente#33 dada… Ler mais »

Pecamisto
Pecamisto
2 anos atrás

A Mercedes que apele do escandalo que foi a final do DTM de 2021. Cá se fazem, cá se pagam.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Sinceramente acho que já chega, limpar uma borrada com outra borrada só vai manchar mais as coisas! “Torci” durante todo o campeonato para que o LH chegasse ao 8º campeonato e durante praticamente toda a corrida era o que parecia que iria acontecer, mas não gostaria que fosse desta forma, e o Max apesar de se esticar com algumas manobras de pista (o LH também não é nenhum “santinho”…) acabou por fazer uma época muito regular e acaba também por ser um justo campeão. O 8º do LH fica para o ano! O que eu não percebo mesmo é como… Ler mais »

manuel moita
manuel moita
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

O Masi nao e nenhum Amador foi ate muito Profissional A Fazer as Trapassas que os Patroes lhe mandaram fazer ele e um mero empregado de um certo trafulha vindo da Ferrari com a escola Alema o Napoleao da FIA que nao queria que esse fosse ultrapassado em TITULOS a vigarice atingiu um ponto muito alto nestes dois Domingos Conseguiram deitar Montes de Lama na F!

letsme
2 anos atrás

Quer a Mercedes apresente recurso ou não, este campeonato está manchado. É pena porque vai ser esta decisão a ser lembrada num campeonato excepcional. Concordo que o Max não tem culpa mas o Hamilton também não. Provavelmente haverá um acordo pouco transparente entre a FIA e a Mercedes para que não haja recurso, que também é algo que a atual F1 não precisa.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
2 anos atrás

Sou fã incondicional do LH e detesto a postura em pista do MV. Dito isto e sem me querer alongar em comentários, porque para isso já há aqui muitos comentadores, só duas palavrinhas em relação à corrida. A Mercedes errou na estratégia e a Red Bull acertou. Da corrida em si o que mais me desagradou foi a forma como Perez atrasou o LM utilizando tudo mesmo para além dos limites da pista!!!

Vagueante
Vagueante
Reply to  Carlos Pereira
2 anos atrás

A Mercedes errou na estratégia? Sério? Mas viu a corrida? A Mercedes fez tudo bem, a RB não tinha nada a perder. Se o Masi cumprisse o regulamento ou o Max tinha os atrasados à frente dele na ultima volta ou a corrida acabava com o SC. A minha opinião pessoal sobre os atrasados poderem recuperar a volta de atraso não é desportivo e penaliza quem vai à frente, seja ele quem for, além de que é perigoso, pois se o SC entra para limitar a velocidade, para os trabalhos a necesitarem de ser realizados sejam em segurança, sem ter… Ler mais »

manuel moita
manuel moita
Reply to  Carlos Pereira
2 anos atrás

A Mercedes nao errou nao pode e corrigir As Vigarices da FIA o Masi disse que os carros iam manter as posiçoes o que e contra os regulamentos e nao deu ipoteses da Mercedes trocar os Pneus ja no Domingo passado com um carro na escapatoris como o Hamilton mudou de pneus pararam a corridapara o Max poder fazer o mesmo ontem com um carro atravessado em pista deviam de ter feito o mesmo e dar nova partida com o Hamilton a ter mudado de pneus davam nova partida e tinhamos 3 voltas a ver quem tinha unhas sem o… Ler mais »

#99
#99
2 anos atrás

A Mercedes já ganhou, e de forma justíssima, o título de construtores.
O que está em causa é o título de pilotos que a parte adversa tenta transformar pomposamente em título de construtores.

*RPMS*™
2 anos atrás

Há sempre o tribunal da relação de Évora para apresentar recurso… hahahaha
Já foram! Fiquem contentes pelo campeonato de construtores (tinham o melhor carro) e aceitem o resto que custa menos…

Cumprimentos

ri04071736
ri04071736
2 anos atrás

Já chega de chorar, nem os bombeiros conseguem tirar tanta agua de choro que aqui se escreve…
Max: 10 poles 10 Vitorias
Hamilton: 5 Poles 8 Vitorias
PFV: Querem mais justiça?
Max merece ser campeao, ultrapassou na Pista e mereceu ganhar…
Para o ano a mais.

*RPMS*™
Reply to  ri04071736
2 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

MP67
MP67
Reply to  ri04071736
2 anos atrás

Corrigindo:
Max: 10 poles 8 vitórias (Spa não conta e foi o diretor de corrida que ganhou, não o Max)
Hamilton: 5 poles 9 vitórias (em pista ganhou em Abu Dhabi)
Assim é que está bem escrito.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado