F1, Será que a Mercedes vai apelar?
Já todos sabemos o que até aqui sucedeu, resumindo, os dois protestos da Mercedes foram indeferidos. Resta agora saber se a Mercedes vai apelar para o Tribunal de Apelação. Ficou ontem a saber-se que, ao contrário do que é habitual, a Mercedes só terá até quinta-feira para decidir se avança, e não os habituais 15 dias.
Tudo porque está à porta a Gala da FIA.
Esse tribunal tem poderes para mudar tudo, alterar ou anular resultados de corridas ou campeonatos e há muito histórico. A própria FIA, por vezes apela de decisões dos seus próprios Comissários.
Contudo, ninguém se irá admirar muito que da Administração da Mercedes venha a ordem para Toto Wolff ficar quieto. Já não seria a primeira vez, recorde-se o caso dos motores da Ferrari há três anos, em que Ola källenius ‘travou’ Toto Wolff. Qualquer um de nós, se nos sentirmos injustiçados com, uma multa, por exemplo, temos o direito de apelar, mas por vezes o tempo, a energia e o dinheiro para o fazer podem travar-nos e neste caso, não sendo o dinheiro o problema, a administração da Mercedes pode entender que protelar este caso resultará numa “pior a emenda do que o soneto…”. Ninguém gosta de ser injustiçado, mas também ninguém gosta de ganhar na secretaria. Vamos ver o que acontece.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





831AB0
13 Dezembro, 2021 at 11:25
E continuam a escrever «apelar» em lugar de «recorrer», quando sabem que está errado. Como se chama quem não só não aprende como se recusa a aprender?
Que jornalismo tão medíocre!
Lagafe
13 Dezembro, 2021 at 13:26
Bom comentário que ignorava por completo. Podes explicar melhor a diferença?
Vmleal
13 Dezembro, 2021 at 12:00
Vamos ver. Desde a nova geração de motores híbridos e monologares em 2014, a Mercedes venceu todos os títulos de construtores e só por uma vez falhou o mundial de pilotos. Ou seja, em 16 possíveis venceu 15, muitos deles sem oposição por outras equipas, tendo sido Hamilton o mais titulado neste período, também muitas vezes sem oposição.
Ainda que possam andar embrenhados nos regulamentos à procura de uma incoerência qualquer, a Mercedes não pode deixar de analisar o incidente logo na primeira volta, quando Max faz uma ultrapassagem legítima, dentro das linhas e Hamilton não se vê forçado a dar a posição sob pena de penalização.
O que surpreende é a “arrogância” da Mercedes, em querer ganhar a todo o custo tudo o que há para ganhar, nem que seja na secretaria. E supondo que viria a mudar alguma coisa, o que fariam a seguir? Uma festa para os fãs? Uma festa para Hamilton na fábrica? Uma volta rápida algures em Londres com a bandeira para os fãs? Apagar Max Verstappen do quadro dos campeões?
Tudo isso é já muito vergonhoso, de uma arrogância tremenda e sobretudo de um mau perder. O Hamilton ganhou 4 títulos sem real oposição. Amealharam muitos títulos e triunfos, mas é hora de perceber que este ano houve rivalidade a sério, como há muito muito tempo não se via. Não aceitar uma derrota, por mais especial que tenha sido, só demonstra falta de ética desportiva, em simplesmente aceitar que este ano um detalhe podia afectar tudo. E a Mercedes bem que podia ter mandado Hamilton para a boxe e mudar os pneus ao mesmo tempo de Max, ficariam em igualdade. Ou seja, a Mercedes quer beneficiar para si o incidente das últimas voltas, quer beneficiar do mesmo pretexto para ganhar o campeonato e que usa para recorrer.
Que párem. O Max é um legítimo e muito justo vencedor, mas só ganhou um título. A história da F1 não acaba aqui. Que celebrem o título de construtores e motivem a nova dupla Hamilton e Russell para 2022, com os novos carros. Quem acompanha a F1 sabe que há sempre surpresas e incidentes que podem mudar tudo num ápice. Isso ou achar que mudando as regras tudo isto vai desaparecer. Não vai, há sempre situações imprevistas. Muita gente do futebol achava que com o videoárbitro as polémicas iam acabar. Pois saíram mais reforçadas. Não adianta, haverá outras situações diferentes para criar mais polémica, porque a realidade é sempre mais fértil e não há como dominar o imprevisto. Achar que mudar o Masi ou mudar as regras vai acabar com as polémicas é ser demasiado optimista.
O Max venceu o mundial e é um justo vencedor. A Mercedes só tem que acatar o desfecho e seguir em frente.
AdolfoDias
13 Dezembro, 2021 at 14:54
O Max é um vencedor tão justo quanto teria sido o Hamilton.
Todos os que não sejam fanáticos incorrigiveis, de certo adoraram esta época face à monotonia das anteriores, independentemente de quem tivesse ganho.
Qualquer recurso não vai mudar, espero eu, a classificação do campeonato. Seria insolito e um anti-climax a estragar a época. (muito mais do que a decisão do Masi).
Agora chamar a Mercedes de arrogante e mau perder lá porque já ganhou muito nos anos anteriores é um argumento um bocado distorcido e nada razoável. A Mercedes e o Hamilton ganharam estes anos todos porque foram mais competentes que os outros todos. E nunca poderá servir de justificação para o que se passou ontem.
Este ano, e bem, a FIA tomou medidas para equilibrar a competição e promover o espectaculo, alterando o regulamento aerodinamico beneficiando os carros high rake. Fê-lo bem, e muito antes da competição se iniciar. Até pode ser visto como um beneficio á Red Bull, mas foi no tempo e forma correcta. Todos tiveram as mesmas oportunidades.
O que aconteceu ontem foi torcer os regulamentos, com o jogo a acabar, e, objectivamente, foi o árbitro que decidiu o título. Não foi uma questão de interpretação, como muitos julgamentos dos incidentes ao longo da época, com diferentes comissários envolvidos, e que tanta discussão apaixonada motivou. Nem sequer os famosos incidentes de corrida, azares, etc. Foi mesmo alguem fora da pista a decidir o resultado: O Masi seria ainda mais incompetente do que acho se não tivesse a noção que a decisão dele teria aquele desfecho.
O que me desaponta na decisão é que o Masi deu o título ao Max, pondo os interesses comerciais da F1 acima das regras e dos principios do desporto que quero acreditar a F1 ainda é (embora com fortissimas dúvidas). É só comparar o impacto de termos um novo campeão e uma ultrapassagem na ultima volta, com um final atrás de um safety car e o mesmo campeão dos ultimos anos!!!
A decisão mais correcta, e melhor para o espectáculo, tinha sido uma Red Flag e ter uma nova partida, com os dois em igualdade de circunstâncias. Uma ou duas voltas épicas de tudo ou nada, que teriam sido o final perfeito da época.
Por isso, acho bem que a Mercedes apele, mas apenas para forçar a substituição de um director de corrida que não está à altura do cargo. E até pode abrir a porta para termos um Português por lá. O resto deixem estar como ficou. Será pior a emenda que o soneto.
Vmleal
13 Dezembro, 2021 at 17:29
As circunstâncias a que chegamos foram aquelas, da última volta e não vale a pena encontrar outros argumentos. Mas quem sabe se não seria diferente caso tivesse a direcção de corrida dado ordem ao Lewis para devolver a primeira posição ao Max no decurso da primeira volta.
O resto são incidentes e acidentes. Quando entrou o safety car o Lewis se estava tão apertado com aqueles pneus, porque não os mudou para macios, como fez o Max? A Red Bull jogou na roleta, teve sorte no decurso dos acontecimentos, porque arriscou enquanto que a Mercedes apostou que iria ao fim no safety car. Como se pode dizer que foi o Masi a dar título a alguém se os deixou correr e se o Lewis teve janela para mudar de pneus?
De outra forma, com o safety a ir até à última volta, nem competição haveria. Os fãs querem corridas. Que mais se pode fazer? O Max arriscou, petiscou, teve sorte. Foi tudo tão equilibrado que só um detalhe podia acabar com isto. Foi o que aconteceu.
Vir agora a Mercedes querer virar na secretaria, depois de terem dominado como não me lembro de ter acontecido com outro construtor, por tanto tempo, é óbvio que é de uma arrogância tremenda, é como se lhes tivessem tirado a festa, que é o que está a transparecer. Pode-se dizer que gostavam que as coisas tivessem sido feitas de outra forma. Gostava de saber qual e vou-me rir quando daqui por uns anos, depois das regras mudarem e o Masi sair, voltarmos ao mesmo. É isto a F1, desde sempre que suscita polémicas, mas é também paixão, competição e corridas. É impossível uma F1 anódina. O Hamilton ganhou em 2008 na última curva o primeiro campeonato. Desta vez a sorte tocou ao Max. Um dia ele terá azar sabe-se lá por que circunstâncias.
Mas depois de 8 títulos de construtores seguidos e 7 mundiais de pilotos consecutivos, uma geração de F1, como nunca houve, quererem mudar o vencedor do campeonato a todo o custo, depois da festa? A Mercedes que se deixe lá disso e que defenda o estatuto que julga ter em pista. Aí é que se decide.
AdolfoDias
13 Dezembro, 2021 at 19:48
A Red Bull arriscou, como tinha que fazer, se não o fizesse não tinha chances.
A Mercedes, não correu riscos, como tinha de fazer tendo a vantagem da posição.
A Red Bull teve (alguma) sorte com o acidente do Latifi. Normal, são corridas, acontece.
Até á volta 53 tivemos corrida e emoção. Se a corrida tivesse terminado atrás do SC, apesar de ninguem querer, também ninguem pode dizer que não houve competição.
Onde discordo de si é que daí para a frente não houve sorte ou azar, nem grandes génios da estratégia: Houve uma trapalhada da direcção de corrida que decidiu o campeonato.
Não deu bandeira vermelha a tempo e quando se apercebeu que criou uma situação em que, pelos regulamentos, não haveria mais luta, inventou. Ao deixar chegar a corrida á volta 57 naquelas condições só havia 2 hipoteses segundo os regulamentos em vigor naquele momento: ou acabava tudo com o SC a sair na ultima curva; ou para termos uma ultima volta em bandeira verde a emoção ia ser quase a mesma com o Max a ter que ultrapassar 5 carros numa volta até chegar á traseira do LH. Como isso seria mau para o espectáculo inventou, sem suporte nos regulamentos.
E para demonstrar que o Masi errou estrondosamente nem é preciso entrar em discussões muito elaboradas. Basta dizer que os regulamentos têm que ser iguais para todos, não só para os 2 pilotos que lutam pelo titulo. O Sainz não poderia ter tido a chance de ganhar a corrida? Se os 2 se atrasassem na luta mutua com ele logo atrás não poderia acontecer? Porque é que isso não foi permitido? E os outros que ainda poderiam querer ganhar algo?
Mesmo que, por absurdo, alguem admitisse que o Masi podia decidir acima dos regulamentos NUNCA poderia tê-lo feito a pensar apenas nos 2 candidatos ao titulo. Ainda estava mais uma duzia de pilotos a correr! Mas foi o que fez. Não vejo como se possa defender o contrário.O Masi só se preocupou com 2 pilotos (e com a TV e a LIberty) e isso é algo que não é admissivel.
E se os marshals se tivessem atrasado +1 volta a tirar o carro do Latifi? Ia acrescentar uma volta à corrida, porque a corrida ia terminar sem emoção? Ia dizer que como a corrida não teve uma ultima volta emotiva iam criar um sorteio em direto, tipo moeda ao ar para dar emoção? Que raio de critério!!!
Ora perante uma decisão deste tipo, contra os regulamentos, que objectivamente apenas beneficiou 1 entre todos os pilotos em pista e decidiu o campeonato, acha que a Mercedes ou qualquer equipa se ia calar? Porque já ganhou muito? Então mais valia ter feito uma pausa e voltar em 2022.
A corrida foi o que foi. Está decidida e o titulo também. Ponto final.
Por isso acho que não lhe devia custar reconhecer que o que se passou foi errado.
Génesis
13 Dezembro, 2021 at 15:23
Ultrapassagem legitima?
Se o Lewis não sai da frente o Max provocava um acidente (que era mesmo o que ele queria)
E se foram infringidas regras então a Mercedes tem todo o direito de recorrer e acho muito bem que o faça nem que seja para casos futuros.
Já agora o Max levou um banho de condução neste gp.
manuel moita
13 Dezembro, 2021 at 17:27
Apoiado e tambem gostava de saber o motivo da desistencia do Peres e se o carro foi Velicado para ver se tinha todos os parafuso da asa traseira no sitio pois A FIA andava de olho nas asas mas so Dos Mercedes
Vmleal
13 Dezembro, 2021 at 17:31
A meu ver é bastante legítima. Sei que é aborrecido ver alguém lançar-se à frente, mas não transpôs as linhas brancas, nem foi malhar no Lewis. Não há nada de errado naquela manobra. É assim o Max. O Lewis ou ficava atrás ou indo por fora só tinha que devolver a posição. Se se tocassem, incidente de corrida.
manuel moita
13 Dezembro, 2021 at 17:23
Voce e brincalhão ou nao percebe nada de nada entao o hamilton parte melhor e o BebeChorao atirasse para cima dele a ver se ficava logo Campeao com a super Vitoria do Pseudo Gp da Belgica 2021 na semana passada com carro na escapatoria bandeira vermelha ontem com carro na trajectoria entrou o Austo Martin deve ter sido como os outros nao se viam para Pura Publicidade onde estava a bandeira vermelha nao dava jeito pois o Hamilton podia mudar de Pneus e la ia a Vantagem do Max depois indo contra os regulamentos o Masi disse que os carros iam manter as posiçoes e a uma volta do fim mudou de ideias e so os carros que estavam entre o Hamilton e o Max seguiram enfrente so Tangas fique com as suas ideias toscas mas erradas ser Fanático e uma doença incurável
Mpabe Lyan
13 Dezembro, 2021 at 18:36
No meu ponto de vista o que se passou na curva 1 ( para além daquela pseudo travagem queimada na véspera) foi que o Max falhou (mais uma vez) deliberadamente o apex da curva, o que lhe obriga a ser mais lento na saída, o concorrente #44 deixou de poder fazer a curva normalmente (em condições normais cabem lá dois carros) uma vez que o carro #33 o impediu. Ora nessa circunstância a escapatória seria e foi a única possibilidade. Ganhou um tempo? Talvez não, quem poderá ter perdido tempo e as imagens assim sugerem, terá sido o concorrente#33 dada a abordagem adoptada. Penso que a análise dos comissários poderá ter sido algo deste tipo.
No final penso que o SC deveria ter dado a voltinha do costume para permitir o reagrupamento do pelotão como tem sido normal em qualquer prova.
O título ficaria bem a um ou a outro, pena tenha sido da forma que foi, coisa que vai beliscar essa justeza.
Peça Misto
13 Dezembro, 2021 at 12:31
A Mercedes que apele do escandalo que foi a final do DTM de 2021. Cá se fazem, cá se pagam.
Homem do Leme
13 Dezembro, 2021 at 12:33
Sinceramente acho que já chega, limpar uma borrada com outra borrada só vai manchar mais as coisas!
“Torci” durante todo o campeonato para que o LH chegasse ao 8º campeonato e durante praticamente toda a corrida era o que parecia que iria acontecer, mas não gostaria que fosse desta forma, e o Max apesar de se esticar com algumas manobras de pista (o LH também não é nenhum “santinho”…) acabou por fazer uma época muito regular e acaba também por ser um justo campeão. O 8º do LH fica para o ano!
O que eu não percebo mesmo é como numa disciplina altamente profissionalizada como a F1 ainda há lugar para amadores como este Michael Masi e afins.
Criticavam-se tanto as decisões pouco desportivas e voltadas simplesmente para o espetáculo que ocorriam nas corridas do outro lado do atlântico e agora estamos numa situação na F1 em que parece são tomadas por moeda ao ar…
Não havia necessidade como dizia o outro…
manuel moita
13 Dezembro, 2021 at 17:32
O Masi nao e nenhum Amador foi ate muito Profissional A Fazer as Trapassas que os Patroes lhe mandaram fazer ele e um mero empregado de um certo trafulha vindo da Ferrari com a escola Alema o Napoleao da FIA que nao queria que esse fosse ultrapassado em TITULOS a vigarice atingiu um ponto muito alto nestes dois Domingos Conseguiram deitar Montes de Lama na F!
letsme
13 Dezembro, 2021 at 13:43
Quer a Mercedes apresente recurso ou não, este campeonato está manchado. É pena porque vai ser esta decisão a ser lembrada num campeonato excepcional. Concordo que o Max não tem culpa mas o Hamilton também não. Provavelmente haverá um acordo pouco transparente entre a FIA e a Mercedes para que não haja recurso, que também é algo que a atual F1 não precisa.
[email protected]
13 Dezembro, 2021 at 15:54
Sou fã incondicional do LH e detesto a postura em pista do MV. Dito isto e sem me querer alongar em comentários, porque para isso já há aqui muitos comentadores, só duas palavrinhas em relação à corrida. A Mercedes errou na estratégia e a Red Bull acertou. Da corrida em si o que mais me desagradou foi a forma como Perez atrasou o LM utilizando tudo mesmo para além dos limites da pista!!!
asfonseca
13 Dezembro, 2021 at 17:10
A Mercedes errou na estratégia? Sério? Mas viu a corrida? A Mercedes fez tudo bem, a RB não tinha nada a perder. Se o Masi cumprisse o regulamento ou o Max tinha os atrasados à frente dele na ultima volta ou a corrida acabava com o SC. A minha opinião pessoal sobre os atrasados poderem recuperar a volta de atraso não é desportivo e penaliza quem vai à frente, seja ele quem for, além de que é perigoso, pois se o SC entra para limitar a velocidade, para os trabalhos a necesitarem de ser realizados sejam em segurança, sem ter os atrasados a recuperarem a volta a todo gás a aquecer pneus, tirando daí também alguma vantagem. É uma pena o Latifi ter indirectamente colocado este campeonato manchado. Nas ultimas provas o Hamilton foi muito superior ao Max e não cometeu erros, o Mercedes esteve bem mais competitivo que o RB, a duvida é se a RB não conseguiu evoluir mais o carro, se por culpa própria ou até pela Honda não ter investido o necessário por estar perto da retirada, esperava que o Max fosse competitivo até ao fim, em velocidade e estratégia normal de corrida em “acidentes”, o Hamilton esteve bem melhor. Uma referência para o Perez que fez um trabalho de equipa a tapar o Hamilton bem feito, duro mas leal, como deve ser.
manuel moita
13 Dezembro, 2021 at 17:38
A Mercedes nao errou nao pode e corrigir As Vigarices da FIA o Masi disse que os carros iam manter as posiçoes o que e contra os regulamentos e nao deu ipoteses da Mercedes trocar os Pneus ja no Domingo passado com um carro na escapatoris como o Hamilton mudou de pneus pararam a corridapara o Max poder fazer o mesmo ontem com um carro atravessado em pista deviam de ter feito o mesmo e dar nova partida com o Hamilton a ter mudado de pneus davam nova partida e tinhamos 3 voltas a ver quem tinha unhas sem o Peres que tinha encostado a Box o que eu gostava de saber porque será que tinha algum parafuso despertado na ASA Traseira Mistério assim foi UMA VIGARICE
Mpabe Lyan
13 Dezembro, 2021 at 18:21
A Mercedes já ganhou, e de forma justíssima, o título de construtores.
O que está em causa é o título de pilotos que a parte adversa tenta transformar pomposamente em título de construtores.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
13 Dezembro, 2021 at 18:26
Há sempre o tribunal da relação de Évora para apresentar recurso… hahahaha
Já foram! Fiquem contentes pelo campeonato de construtores (tinham o melhor carro) e aceitem o resto que custa menos…
Cumprimentos
Ri04071736
13 Dezembro, 2021 at 22:52
Já chega de chorar, nem os bombeiros conseguem tirar tanta agua de choro que aqui se escreve…
Max: 10 poles 10 Vitorias
Hamilton: 5 Poles 8 Vitorias
PFV: Querem mais justiça?
Max merece ser campeao, ultrapassou na Pista e mereceu ganhar…
Para o ano a mais.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
14 Dezembro, 2021 at 8:19
Muitíssimo bem escrito!
Cumprimentos
[email protected]
14 Dezembro, 2021 at 10:17
Corrigindo:
Max: 10 poles 8 vitórias (Spa não conta e foi o diretor de corrida que ganhou, não o Max)
Hamilton: 5 poles 9 vitórias (em pista ganhou em Abu Dhabi)
Assim é que está bem escrito.