GP Abu Dhabi: Max Verstappen é campeão do mundo de Fórmula 1
Max Verstappen é campeão do mundo de Fórmula 1 depois de vencer o GP de Abu Dhabi com um final dramático e que irá adensar a controvérsia que marcou o ano. Lewis Hamilton perdeu a corrida na volta final, depois de um período de Safety Car e de ter sido ultrapassado por Verstappen. Carlos Sainz terminou a corrida no terceiro lugar.
A Mercedes conquistou o título entre os construtores.
Filme da corrida:
Lewis Hamilton largou melhor que Max Verstappen e passou a liderar a corrida sem incidentes na frente do pelotão. Mais atrás, Lando Norris que seguiu na traseira de Verstappen, foi apanhado por Sergio Perez e ultrapassado, perdendo inclusive, a posição para Carlos Sainz, depois de ter ido por fora dos limites da pista.
Na curva 7, após a reta interior, Verstappen tentou ultrapassar Hamilton, numa manobra que levou quase ao contacto entre ambos, com o britânico a sair pelo escapatória. O episódio levou a Red Bull a pedir ao diretor de corrida que Hamiton tinha que devolver a posição, já que o neerlandês estava lado a lado com o adversário e ficou entre as linhas brancas da pista. A resposta de Michael Masi foi que foi pedido à Mercedes para que o seu piloto devolver a vantagem ganha pela saída de pista e adiantou que Hamilton fez o suficiente, recolocando o avanço na mesma distância que estava antes do acidente. A Red Bull continuou a não considerar suficiente, mas não foi aberta investigação ao incidente.
Passado esses primeiros momentos mais renhidos, Hamilton começou a “cavar” grande vantagem sobre Verstappen, enquanto Sebastian Vettel ultrapassava Lance Stroll pelo 14º posto,
Com 12 voltas volvidas, Hamilton tinha mais de 4 segundos de vantagem sobre o seu adversário, que sofria com o desgaste dos pneus macios. Na volta 14, o neerlandês parou para se livrar dos pneus macios e saiu na frente de Charles Leclerc, no 5º posto, levando a que o monegasco se distraiu e teve de sair pela escapatória, perdendo o posto para Yuki Tsunoda.
Com pneus frescos, Verstappen passou facilmente Norris, enquanto Hamilton também parou e a Red Bull manteve Sergio Perez em pista, herdando a liderança. Verstappen ficou durante algum tempo atrás de Sainz e com o ar sujo vindo do Ferrari, teve uma pequena saída de pista e tempo perdido. Apenas na volta 18 é que Verstappen ultrapassou Sainz, estando a mais de 8.5s de Hamilton, que ainda era segundo atrás de Perez.
Quando Hamilton se aproximou de Perez, o mexicano fez de tudo para atrasar o britânico e com uma bela luta entre os dois, Verstappen ficou a apenas 1.7s do seu rival pelo título. Um bom esforço de Perez, que parou na volta seguinte.
A última corrida de Kimi Raikkonen não foi como merecia um piloto do calibre do finlandês, que depois de ficar sem travões, saiu de pista e bateu nas proteções do traçado, danificando a asa dianteira. O piloto regressou às boxes e abandonou a prova. O mesmo teve de fazer George Russell, que ficou sem potência no Williams.
Na volta 37, Antonio Giovinazzi ficou parado fora de pista com problemas hidráulicos no Alfa Romeo levando a um período de Virtual Safety Car. Com o VSC em vigor, a Mercedes preferiu não chamar Lewis Hamilton, por causa do risco de perder posição em pista, enquanto a Red Bull chamou os dois pilotos. Verstappen teria pneus duros novos para o resto da corrida e Hamilton os mesmos pneus. Uma decisão que podia pender para qualquer lado.
Lewis Hamilton apanhou um mini pelotão de carros que estavam na luta pelo 10º posto e isso atrasou o britânico, levando a que a diferença que chegou a ser de 14s, a 10 voltas do fim fosse menos de 11s. Depois de ultrapassar os carros atrasados, que ainda levou algumas voltas, Hamilton recebeu informações da box para ter cuidado com os pneus, depois de Lando Norris ter sofrido um furo lento.
A seis voltas do fim, era a vez de Max Verstappen apanhar os 5 carros que seguiam juntos em pista, mas nessa mesma altura, NIcholas Latifi bateu e ficou com o carro destruído em pista, o grande momento da corrida.
O Safety Car foi obrigado a entrar em pista e os dois Red Bull entraram na box para trocar de pneus, para os mais rápidos disponíveis, enquanto a Mercedes mantinha Lewis Hamilton em pista. Sergio Perez teve de abandonar a corrida neste período.
A controvérsia adensou-se, depois da direção de corrida ter anunciado que os carros retardatários não podiam ultrapassar o SC, como acontece quase sempre, mas não obrigatoriamente. Pouco depois, Christian Horner perguntou a Michael Masi o porquê desta decisão, ao que o diretor de corrida pediu para esperar… e a decisão foi alterada, com os 4 carros que seguiam Hamilton e estavam à frente de Verstappen a poderem ultrapassar o SC. Assim, Verstappen tinha pneus macios e mais rápidos para apenas uma volta, logo atrás de Lewis Hamilton, com pneus duros e bastante usados.
Na gancho antes da entrada da reta interior, Verstappen colocou-se ao lado de Hamilton e conseguiu ultrapassar o britânico que tinha liderado quase toda a corrida. Ainda tentou responder, mas não conseguiu.
A corrida terminou, com Verstappen a passar em primeiro na linha de meta e a festejar o seu primeiro título mundial na Fórmula 1.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

pintinha
12 Dezembro, 2021 at 23:12
GP ABU DHABI: MAX VERSTAPPEN É CAMPEÃO DO MUNDO DE FIA 1.
Frenando_Afondo™
13 Dezembro, 2021 at 1:17
Não há muito a dizer, querem ganhar campeonatos assim força. Mas aqui a culpa é totalmente da FIA, quiseram decidir o campeonato para as audiências e não na pista. Viu-se bem quem foi o melhor piloto nesta corrida, Lewis Hamilton, de longe. A FIA e Masi queriam que fosse Max o campeão e então decidiram conforme deu jeito. As regras são claras e primeiro dizem que não vão deixar os carros desdobrar-se, porque querem que a corrida acabe com competição. Certo, então a Mercedes não foi prá box, visto que perdia posição em pista e os carros no meio davam algum espaço a Hamilton de fazer a última volta.
Mas então Masi quis que os carros se desdobrassem, mas espera, só 5, os outros não. Wtf? Não é isso que dizem as regras. E se seguiam as regras, o safety car teria de continuar mais uma volta, é por uma questão de precaução. Mas a decisão vai em cima do joelho, assim que passaram os carros desdobrados, a safety car entra logo wtf? Não é isso que dizem as regras. lol
Enfim, depois de Spa e a quantidade de vezes que a Max foi permitido ser agressivo sem qualquer consequência, lá vem a cartada final, fazer uma volta lançada, após não seguir as regras. Se é assim para que servem tê-las, mais vale ser um vale-tudo, assim os pilotos sabem o que podem fazer (tudo, basicamente).
E não vou ser como os haters do Hamilton, e fingir que não és campeão este ano, parabéns Max, estavas lá e lutaste. Não concordo em nada a maneira como pilotas ou como te comportas fora da pista, fugindo do pódio quando amuas, como na corrida passada. Nisso Lewis voltou a demonstrar ser um grande campeão, não fugiu, não amuou, cumprimentou o Max sem espinhas e sem azedume. O mesmo para Anthony Hamilton, foi cumprimentar não só Max, mas também Jos verstappen, sim, o tal que disse que “respeito Hamilton como piloto, o resto, nada”. É assim que se calam as bocas às viúvas e nesse campo, grande campeão Hamilton!!
Agora as notas para os hipócritas: parece que vendo isto à luz dos campeonatos do Hamilton, este título não tem mérito nenhum, afinal Hamilton é fraco (dizem vocês), Max teve a ajuda total da equipa, o aguadeiro/mordomo/escudeiro no Checo, por vezes teve 4 escudeiros (Checo, Gasly, Tsunoda e o padrinho Alono), teve o melhor carro durante dois terços da temporada e por fim as decisões duvidosas da FIA que sempre ajudaram nos momentos mais agressivos de Max, mais esta corrida que foi preparada pró gamanço. Estou a usar a vossa lógica, por isso não se queixem, não gostam? Temos pena. hahahaha
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
13 Dezembro, 2021 at 6:53
Incha afondo, continua a inchar!
Foi de cebolada, com batatinhas e o tal fiozinho de azeite, lembras-te? hahahaha
Vai ver nos registos dos “vídeos” do Rosberg esta última volta e aprende como é que é…
Cumprimentos
Daniel Sousa
13 Dezembro, 2021 at 8:28
É muito bem analisado da sua parte e foi efetivamente o que aconteceu. Só não tenho a mesma visão do pit stop para a Mercedes. Se a Mercedes tivesse parado, o Verstappen não pararia e ficava na frente em pista. No fundo quem estava atrás do prejuízo teve que arriscar com agressividade e saiu beneficiado. É mais difícil para quem vai na frente. Viu-se a vergonha no arranque na Hungria, o Hamilton la sozinho. Eu acredito que se o Hamilton parasse aquando do SC deixando provavelmente o Verstappen na frente, também o Hamilton teria uma voltinha para o passar. Contudo teria provavelmente levado com o Verstappen em cima tal como na curva 1. De qualquer forma não se pode dizer que a Mercedes tenha errado porque se todos os dobrados passassem, o Hamilton seria campeão porque terminaríamos a volta atrás do SC. Se os dobrados la ficassem, o Verstappen já não conseguiria passar o Hamilton, e portanto a estratégia da Mercedes é que era a correcta.
Ao mesmo tempo penso que a FIA anda inclinada. Porque não uma red flag para deixar todos os pilotos com os mesmos pneus? Não é que fizesse muita lógica em termos de regulamento mas o que se passou foi muito menos lógico. Deixaram o Hamilton seco com o Verstappen atrás. Havia um desejo, talvez grande, talvez pequeno, para que o Verstappen ganhasse. Não o considero um justo campeão porque foi demasiado protegido para tanta asneira que fez. Nem lhe dou os parabéns, não apoio bulyis. Uma coisa é correr, outra é intimidar.
Não tem nada a ver com azia. Fiquei menos aziado ontem porque já tinha a experiência do Brasil, Jeda, SPA e Monza. Já tinha visto um cheirinho no Bahrain e Barcelona. Portanto, nada de novo. Proteções ao menino prodígio que vai trazer dinheiro novo amanhã. A questão é que a nova F1 será coerente e seguirá os mesmos princípios no futuro. De modo que se para o ano o Russel ou o Leclerc estiverem no auge de popularidade, o Verstappen já não será mais o querido, já foi a vez dele. Funciona assim o marketing e entretenimento, algo em que a F1 se está a transformar.
[email protected]
13 Dezembro, 2021 at 14:00
Red flag para deixar todos os pilotos com os mesmos pneus?! Nunca deve ter ouvido falar em estratégias, pois não? Voce até começou bem o seu comentário mas depois estragou tudo a partir da parte que começa com “a FIA anda inclinada”
Daniel Sousa
13 Dezembro, 2021 at 18:52
O que deve querer dizer é que no seu ponto de vista, começou a não concordar com o meu comentário a partir do momento em que escrevi “a FIA anda inclinada”. Pois na minha opinião andou mesmo… até os pilotos o sabem. Não leu as notícias hoje?
Acha que houve uma coerência na proteção das estratégias ao longo do ano? Anda muito desatento.
Aliás, ontem protegeram muito bem as estratégias, esquecendo-se de metade do pelotão.
NOTEAM1 NOTEAM1
13 Dezembro, 2021 at 8:55
Parabéns ao novo campeão mundial Max Verstappen!
[email protected]
13 Dezembro, 2021 at 12:57
Este site está terrível. Será que a equipa do Autosport só usa o ‘back office’ e não faz a minima ideia do que se passa no ‘front office’? Sinceramente é uma vergonha!
1m22s para publicar o comentário (e mesmo assim ele só aparece se refrescar a pagina)
1m13s para refrescar a pagina
1m56s para abrir uma nova página
Estamos a bater recordes meus senhores!
José
13 Dezembro, 2021 at 15:38
O que me entristece é que depois do melhor campeonato da últiam decada estejam todos (imprensa incluida) mais preocupados em relatar e comentar as decisoes do Masi ou da FIA do que em enaltecer estes dois gradiosos piloltos e os seus feitos ao longo de toda a época.
Fernando Ribeiro
13 Dezembro, 2021 at 23:14
Porque será?
[email protected]
13 Dezembro, 2021 at 18:06
Foi uma vergonha.
Esta corrida foi o culminar de uma época com muitas más decisões quer para o Hamilton, quer para o Max. Mas o que se pedia era que na última corrida, ninguém inventasse nada. Que tudo pudesse correr na perfeição. E não foi o que aconteceu. O campeonato do mundo foi entregue de forma artificial, desvirtuando o que tinha sido a corrida. Foi fabricado e o Michael Masi não aguentou a pressão da Red Bull e toma aquela decisão ridicula, que mais que não faz é dar o campeonato do mundo ao Max, sabendo que o Hamilton não teria pneus para aguentar um último ataque do Max.
Vamos por partes:
A 1ª volta e o mergulho do Max. Mergulho? O menino está a começar a habituar-se a esta manobra e um dia vai dar merd*. Há 39 anos que vejo F1, e nem o Senna faria uma coisa destas. Na 1ª volta o Hamilton não lá fica porque sabia que em caso de colisão, já era! E ando vejo muito menino a dizer que devia devolver posição? Devolver o tanas! O Max faz uma manobra “assassina” que não dá acidente, logo na 1ª volta. Que desespero.
Da 1ª volta até ao virtual Safety-car. Que demonstração de superioridade por parte do Hamilton. Não deu hipótese. Nada. A pergunta. Aquele virtual safety-car era mesmo necessário? Ou foi apenas para permitir mais uma troca de pneus de “borla” ao Max?
Do virtual safety-car ao safety-car. De novo Hamilton a gerir muito bem os pneus e a alargar a vantagem para o 33.
Safety-car até à última volta. Que trapalhada. O 44 estava sempre lixado. Se entra, o Max não entra. Simples. Aguentou e iria ganhar o 8º título se não fosse a macacada do Michael Masi. Eu tenho vergonha do que vi. No meu desporto favorito, ver um diretor de corrida a portar-se como se portou. Deixa passar ou não deixa passar. Espera podem passar só quatro, e aqueles quatro que estavam a lutar por posição, acabaram a corrida. Que vergonha. E depois o arranque para a última volta. Eu pensei que estava a ver Nascar! O Max sempre ao lado do Hamilton. É permitido? Tal foi a agressividade do menino. Devia estar a espumar-se dentro do capacete. Santa paciência.
O resultado.
Para muitos valeu tudo para que o Hamilton não ganhasse. E em 2021, abriu-se um precedente na história da F1. A partir deste ano, tudo irá ser permitido, tudo. Depois não se queixem. Para uns é hard race. Hard race, o tanas. A F1 tem regras. E as regras têm de ser cumpridas e a segurança é uma delas. O Max um dia vai provar do seu próprio veneno.
P.S. – Não me venham com a triste comparação do Hamilton a uns anos atrás fez ao Rosberg. Vimos o Pérez a fazer o mesmo este ano.
O Final
E o Bottas onde andou? Por lado nenhum. Belo companheiro de equipa. Porra, o Kimi no lugar dele faria melhor.
O adeus ao meu grande idolo desde 2001. Grande Kimi. Um verdadeiro senhor de gelo ao lado do patético Max.
Fernando Ribeiro
13 Dezembro, 2021 at 23:18
Grande comentário…. Está tudo aí…. Mais palavras para que…
Daniel Sousa
13 Dezembro, 2021 at 23:55
Obrigado pelo seu comentário. Também partilho da sua falta de paciência com tanta asneira e vivo com indignação ver antidesportivismo ser transformado em heroísmo.
Há quase 48h que leio disparates atrás de disparates, uma falta de ética inacreditável.
NOTEAM1 NOTEAM1
14 Dezembro, 2021 at 9:39
Chateia-me um pouco este endeusamento do Senna. O Senna é um ícone para mim, uma lenda do desporto, mas não sejamos cegos.
O que o Senna fez ao Prost em 88 no GP de Suzuka com aquele “divebomb” descarado foi assim tão diferente do que fez o Max em Abu Dhabi?
Eu também acho que foi para lá do limite, e por isso, o Hamilton muito bem não teve de lhe devolver a posição, até aí acho que tudo bem.
Em relação ao SC, acho que pare quem vê F1 há 39 até é um pouco confrangedor vê-lo a fazer essa pergunta. Ainda se fosse entre SC ou bandeira vermelha, aí ainda entendia.
É lógico que o SC tinha de entrar, estava um carro literalmente atravessado em pista e parcialmente destruído, como tal, seria necessário tirá-lo dali e limpar todos os danos que resistiram na pista, e não foram assim tão poucos.
O Michael Masi e a sua equipa cometeram apenas um erro pouco compreensível, o de não instruir os pilotos atrasados a ultrapassar o SC e retomar a volta do líder mais cedo, talvez aí existisse se era ou não possível retomar a corrida, mas ao que parece foi.
Os danos provocados pelo acidente foram resolvidos a tempo de fazer pelo mais uma volta, logo, não vejo razão para não a fazer.
Imagine que a corrida terminava atrás do SC com a pista já totalmente limpa e preparada para se realizar pelo menos uma volta?
Isso também não lhe parece manipulação da corrida?
Mais uma vez, tal como em Jidá, o Masi (que fez muita borrada ao longo da época) teve uma tarefa altamente complicada por causa dos contornos bizarros que a corrida tomou, mas levando as decisões passo a passo, na minha opinião, voltou a acertar mais do que errou.
[email protected]
15 Dezembro, 2021 at 10:02
O amigo não percebeu nada do que eu disse ou leu mal.
Quando falo do Senna apenas quis dizer que nem ele era capaz de fazer tantas “macadas” numa só época. Endeusamento do Senna? O meu nick é Piquet por alguma razão.
E há 39 não havia SC. Eu não disse que era contra o SC. Sou contra à manipulação que foi feita dos regulamentos do SC, que permitiu que apenas 4 carros ultrapassem o SC. Apenas isso.
E eu referi também que houve decisões injustas para o Max e para o Hamilton durante a época mas que na última corrida tudo tinha que ser decido “limpinho limpinho” e não foi!
Podem ir buscar os argumentos que quiserem e tirar frases fora do contexto. Que não foi bonito, não foi… e essa é uma verdade que ninguém pode manipular, nem mesmo tu.
Lê bem antes de comentar e até podes ter opinião contrário que eu respeito.
Hankook
14 Dezembro, 2021 at 21:08
Foi ao alfaiate….fatinho feito á medida…..😁😁😁
Bruno
15 Dezembro, 2021 at 4:40
Todos os pilotos aquando o acidente de Latiffi perguntam porque é que não podem ultrapassar ,porque o restart naquelas posições irá dar muitas bandeiras azuis e a situação pode ser muito perigosa
https://youtu.be/K469WuoDJTw
[email protected]
15 Dezembro, 2021 at 10:06
Pois perguntaram e bem. Estavam a lutar por posição. E o que aconteceu é que não havia tempo para recolarem ao pelotão e irem para as posições corretas. Apenas havia uma volta para tudo. E depois fizeram merd*.
Lê os comentários de todos os pilotos. Todos ficaram com a sensação que o que aconteceu foi no mínimo, estranho!