Max Verstappen é campeão do mundo de Fórmula 1 depois de vencer o GP de Abu Dhabi com um final dramático e que irá adensar a controvérsia que marcou o ano. Lewis Hamilton perdeu a corrida na volta final, depois de um período de Safety Car e de ter sido ultrapassado por Verstappen. Carlos Sainz terminou a corrida no terceiro lugar.
A Mercedes conquistou o título entre os construtores.
Filme da corrida:
Lewis Hamilton largou melhor que Max Verstappen e passou a liderar a corrida sem incidentes na frente do pelotão. Mais atrás, Lando Norris que seguiu na traseira de Verstappen, foi apanhado por Sergio Perez e ultrapassado, perdendo inclusive, a posição para Carlos Sainz, depois de ter ido por fora dos limites da pista.
Na curva 7, após a reta interior, Verstappen tentou ultrapassar Hamilton, numa manobra que levou quase ao contacto entre ambos, com o britânico a sair pelo escapatória. O episódio levou a Red Bull a pedir ao diretor de corrida que Hamiton tinha que devolver a posição, já que o neerlandês estava lado a lado com o adversário e ficou entre as linhas brancas da pista. A resposta de Michael Masi foi que foi pedido à Mercedes para que o seu piloto devolver a vantagem ganha pela saída de pista e adiantou que Hamilton fez o suficiente, recolocando o avanço na mesma distância que estava antes do acidente. A Red Bull continuou a não considerar suficiente, mas não foi aberta investigação ao incidente.
Passado esses primeiros momentos mais renhidos, Hamilton começou a “cavar” grande vantagem sobre Verstappen, enquanto Sebastian Vettel ultrapassava Lance Stroll pelo 14º posto,
Com 12 voltas volvidas, Hamilton tinha mais de 4 segundos de vantagem sobre o seu adversário, que sofria com o desgaste dos pneus macios. Na volta 14, o neerlandês parou para se livrar dos pneus macios e saiu na frente de Charles Leclerc, no 5º posto, levando a que o monegasco se distraiu e teve de sair pela escapatória, perdendo o posto para Yuki Tsunoda.
Com pneus frescos, Verstappen passou facilmente Norris, enquanto Hamilton também parou e a Red Bull manteve Sergio Perez em pista, herdando a liderança. Verstappen ficou durante algum tempo atrás de Sainz e com o ar sujo vindo do Ferrari, teve uma pequena saída de pista e tempo perdido. Apenas na volta 18 é que Verstappen ultrapassou Sainz, estando a mais de 8.5s de Hamilton, que ainda era segundo atrás de Perez.
Quando Hamilton se aproximou de Perez, o mexicano fez de tudo para atrasar o britânico e com uma bela luta entre os dois, Verstappen ficou a apenas 1.7s do seu rival pelo título. Um bom esforço de Perez, que parou na volta seguinte.
A última corrida de Kimi Raikkonen não foi como merecia um piloto do calibre do finlandês, que depois de ficar sem travões, saiu de pista e bateu nas proteções do traçado, danificando a asa dianteira. O piloto regressou às boxes e abandonou a prova. O mesmo teve de fazer George Russell, que ficou sem potência no Williams.
Na volta 37, Antonio Giovinazzi ficou parado fora de pista com problemas hidráulicos no Alfa Romeo levando a um período de Virtual Safety Car. Com o VSC em vigor, a Mercedes preferiu não chamar Lewis Hamilton, por causa do risco de perder posição em pista, enquanto a Red Bull chamou os dois pilotos. Verstappen teria pneus duros novos para o resto da corrida e Hamilton os mesmos pneus. Uma decisão que podia pender para qualquer lado.
Lewis Hamilton apanhou um mini pelotão de carros que estavam na luta pelo 10º posto e isso atrasou o britânico, levando a que a diferença que chegou a ser de 14s, a 10 voltas do fim fosse menos de 11s. Depois de ultrapassar os carros atrasados, que ainda levou algumas voltas, Hamilton recebeu informações da box para ter cuidado com os pneus, depois de Lando Norris ter sofrido um furo lento.
A seis voltas do fim, era a vez de Max Verstappen apanhar os 5 carros que seguiam juntos em pista, mas nessa mesma altura, NIcholas Latifi bateu e ficou com o carro destruído em pista, o grande momento da corrida.
O Safety Car foi obrigado a entrar em pista e os dois Red Bull entraram na box para trocar de pneus, para os mais rápidos disponíveis, enquanto a Mercedes mantinha Lewis Hamilton em pista. Sergio Perez teve de abandonar a corrida neste período.
A controvérsia adensou-se, depois da direção de corrida ter anunciado que os carros retardatários não podiam ultrapassar o SC, como acontece quase sempre, mas não obrigatoriamente. Pouco depois, Christian Horner perguntou a Michael Masi o porquê desta decisão, ao que o diretor de corrida pediu para esperar… e a decisão foi alterada, com os 4 carros que seguiam Hamilton e estavam à frente de Verstappen a poderem ultrapassar o SC. Assim, Verstappen tinha pneus macios e mais rápidos para apenas uma volta, logo atrás de Lewis Hamilton, com pneus duros e bastante usados.
Na gancho antes da entrada da reta interior, Verstappen colocou-se ao lado de Hamilton e conseguiu ultrapassar o britânico que tinha liderado quase toda a corrida. Ainda tentou responder, mas não conseguiu.
A corrida terminou, com Verstappen a passar em primeiro na linha de meta e a festejar o seu primeiro título mundial na Fórmula 1.











GP ABU DHABI: MAX VERSTAPPEN É CAMPEÃO DO MUNDO DE FIA 1.
Não há muito a dizer, querem ganhar campeonatos assim força. Mas aqui a culpa é totalmente da FIA, quiseram decidir o campeonato para as audiências e não na pista. Viu-se bem quem foi o melhor piloto nesta corrida, Lewis Hamilton, de longe. A FIA e Masi queriam que fosse Max o campeão e então decidiram conforme deu jeito. As regras são claras e primeiro dizem que não vão deixar os carros desdobrar-se, porque querem que a corrida acabe com competição. Certo, então a Mercedes não foi prá box, visto que perdia posição em pista e os carros no meio davam… Ler mais »
Incha afondo, continua a inchar!
Foi de cebolada, com batatinhas e o tal fiozinho de azeite, lembras-te? hahahaha
Vai ver nos registos dos “vídeos” do Rosberg esta última volta e aprende como é que é…
Cumprimentos
É muito bem analisado da sua parte e foi efetivamente o que aconteceu. Só não tenho a mesma visão do pit stop para a Mercedes. Se a Mercedes tivesse parado, o Verstappen não pararia e ficava na frente em pista. No fundo quem estava atrás do prejuízo teve que arriscar com agressividade e saiu beneficiado. É mais difícil para quem vai na frente. Viu-se a vergonha no arranque na Hungria, o Hamilton la sozinho. Eu acredito que se o Hamilton parasse aquando do SC deixando provavelmente o Verstappen na frente, também o Hamilton teria uma voltinha para o passar. Contudo… Ler mais »
Red flag para deixar todos os pilotos com os mesmos pneus?! Nunca deve ter ouvido falar em estratégias, pois não? Voce até começou bem o seu comentário mas depois estragou tudo a partir da parte que começa com “a FIA anda inclinada”
O que deve querer dizer é que no seu ponto de vista, começou a não concordar com o meu comentário a partir do momento em que escrevi “a FIA anda inclinada”. Pois na minha opinião andou mesmo… até os pilotos o sabem. Não leu as notícias hoje?
Acha que houve uma coerência na proteção das estratégias ao longo do ano? Anda muito desatento.
Aliás, ontem protegeram muito bem as estratégias, esquecendo-se de metade do pelotão.
Parabéns ao novo campeão mundial Max Verstappen!
Este site está terrível. Será que a equipa do Autosport só usa o ‘back office’ e não faz a minima ideia do que se passa no ‘front office’? Sinceramente é uma vergonha!
1m22s para publicar o comentário (e mesmo assim ele só aparece se refrescar a pagina)
1m13s para refrescar a pagina
1m56s para abrir uma nova página
Estamos a bater recordes meus senhores!
O que me entristece é que depois do melhor campeonato da últiam decada estejam todos (imprensa incluida) mais preocupados em relatar e comentar as decisoes do Masi ou da FIA do que em enaltecer estes dois gradiosos piloltos e os seus feitos ao longo de toda a época.
Porque será?
Foi uma vergonha. Esta corrida foi o culminar de uma época com muitas más decisões quer para o Hamilton, quer para o Max. Mas o que se pedia era que na última corrida, ninguém inventasse nada. Que tudo pudesse correr na perfeição. E não foi o que aconteceu. O campeonato do mundo foi entregue de forma artificial, desvirtuando o que tinha sido a corrida. Foi fabricado e o Michael Masi não aguentou a pressão da Red Bull e toma aquela decisão ridicula, que mais que não faz é dar o campeonato do mundo ao Max, sabendo que o Hamilton não… Ler mais »
Grande comentário…. Está tudo aí…. Mais palavras para que…
Obrigado pelo seu comentário. Também partilho da sua falta de paciência com tanta asneira e vivo com indignação ver antidesportivismo ser transformado em heroísmo.
Há quase 48h que leio disparates atrás de disparates, uma falta de ética inacreditável.
Chateia-me um pouco este endeusamento do Senna. O Senna é um ícone para mim, uma lenda do desporto, mas não sejamos cegos. O que o Senna fez ao Prost em 88 no GP de Suzuka com aquele “divebomb” descarado foi assim tão diferente do que fez o Max em Abu Dhabi? Eu também acho que foi para lá do limite, e por isso, o Hamilton muito bem não teve de lhe devolver a posição, até aí acho que tudo bem. Em relação ao SC, acho que pare quem vê F1 há 39 até é um pouco confrangedor vê-lo a fazer… Ler mais »
O amigo não percebeu nada do que eu disse ou leu mal. Quando falo do Senna apenas quis dizer que nem ele era capaz de fazer tantas “macadas” numa só época. Endeusamento do Senna? O meu nick é Piquet por alguma razão. E há 39 não havia SC. Eu não disse que era contra o SC. Sou contra à manipulação que foi feita dos regulamentos do SC, que permitiu que apenas 4 carros ultrapassem o SC. Apenas isso. E eu referi também que houve decisões injustas para o Max e para o Hamilton durante a época mas que na última… Ler mais »
Foi ao alfaiate….fatinho feito á medida…..😁😁😁
Todos os pilotos aquando o acidente de Latiffi perguntam porque é que não podem ultrapassar ,porque o restart naquelas posições irá dar muitas bandeiras azuis e a situação pode ser muito perigosa
https://youtu.be/K469WuoDJTw
Pois perguntaram e bem. Estavam a lutar por posição. E o que aconteceu é que não havia tempo para recolarem ao pelotão e irem para as posições corretas. Apenas havia uma volta para tudo. E depois fizeram merd*.
Lê os comentários de todos os pilotos. Todos ficaram com a sensação que o que aconteceu foi no mínimo, estranho!