GP Abu Dhabi F1: Mercedes apresenta protesto

Por a 12 Dezembro 2021 15:51

Era quase inevitável. Depois da confusão no recomeço da corrida após Safety Car em que a Mercedes se sentiu lesada, a equipa germânica apresentou um protesto à FIA.

A FIA lançou uma nota onde se pode ler o seguinte: “Protesto da equipa de Fórmula 1 da Mercedes-AMG PETRONAS contra o carro 33, alegado violação do Artigo 48.8 do Regulamento Desportivo de Fórmula 1 da FIA de 2021”.

O artigo 48.8 diz o seguinte:

Com exceção dos casos enumerados em a) a h) abaixo, nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista, incluindo o Safety Car, até passar a Linha (ver Artigo 5.3) pela primeira vez após o Safety Car ter regressado às boxes.

As exceções são:

a) Se um piloto for sinalizado para o fazer a partir do Safety Car

b) Nos termos dos artigos 41.1c), 48.12, 51.6 e 51.12 abaixo.

c) Ao entrar nas boxes, um piloto pode passar outro carro que permaneça na pista, incluindo o Safety Car, depois de ter atingido a primeira linha do Safety Car.

d) Ao sair das boxes, um piloto pode ultrapassar, ou ser ultrapassado por outro carro na pista antes de chegar à segunda linha de carros de segurança.

e) Quando o Safety Car regressa às boxes, pode ser ultrapassado por carros na pista uma vez atingiu a primeira linha do Safety Car.

f) Enquanto na entrada das boxes, no pit lane ou na saída das boxes, um piloto pode ultrapassar outro carro que também está uma destas três áreas.

g) Qualquer carro que pare na sua área de garagem designada enquanto o Safety Car estiver a utilizar o pit lane

(ver Artigo 48.11 abaixo) pode ser ultrapassado.

h) Se algum carro abrandar com um problema óbvio.

Foi também apresentado outro protesto por infração do Art. 48.12 que diz o seguinte:

Se o diretor de corrida considerar seguro fazê-lo, e a mensagem “LAPPED CARS MAY NOW OVERTAKE” será enviada a todos os concorrentes através do sistema oficial de mensagens, quaisquer carros que tenham voltas de atraso em relação ao líder, serão obrigados a passar os carros na volta do lider o Safety Car.

Isto só se aplicará aos carros que foram dobrados no momento em que passaram a Linha de meta no final da

volta durante a qual cruzaram a primeira linha de Safety Car pela segunda vez após o Safety Car ter sido destacado.

Tendo ultrapassado os carros na volta do líder e o Safety Car, estes carros devem então prosseguir a uma velocidade apropriada, sem ultrapassar, e fazer todos os esforços para assumir posição na parte de trás da fila de carros atrás do Safety Car. Enquanto estão a ultrapassar, e para que isto possa ser realizado em segurança, os carros na volta do líder devem permanecer sempre na trajetória, a menos que seja inevitável um desvio da mesma. A menos que o diretor de corrida considere a presença do Safety Car ainda é necessária, uma vez que o último carro dobrado tenha passado pelo líder o Safety Car regressará às boxes no final da volta seguinte.

Se o diretor de corrida considerar que as condições da pista são inadequadas para ultrapassar a mensagem

“OVERTAKING NÃO SERÁ PERMITIDO” será enviado a todos os concorrentes através do envio de mensagens oficiais

sistema.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jbosco1958
2 anos atrás

CHORA lewis hamilton. CHORA MERCEDES.

garantia4
garantia4
Reply to  jbosco1958
2 anos atrás

” The Team will not be appealing Lewis’ disqualification from Quali.
We want to win these World Championships on the race track.”
https://twitter.com/MercedesAMGF1/status/1459588786107654150
— Têm a cara como aquele parte do corpo onde não chega o sol.
— Último pensamento: estamos a assistir ao delírio de omnipotência do toto; como quando o “mau” do filme não aceita a derrota e procura a autodestruição total, dele e de todos os rivais juntos. Péssimo espectáculo. Ao nível do que vimos n vezes no DTM.

JP INAU
JP INAU
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Talvez Wolff tenha razão e consiga provar, exibindo o contrato que Masi parece ter assinado com a Mercedes para 2021 integrando assim a equipa em Part Time desde o início da época, o que o obrigará a trabalhar agora para a Mercedes a partir das 18 o que já é antes das 19:45 (hora local), que creio ser a dead line para os comissários analisarem o protesto e ouvirem as partes.

inoferreira
2 anos atrás

Acho muito bem, o diretor de corrida não cumpri-o o regulamento da FIA , todos os carros com voltas de atraso tinham que passar a linha de safty car antes do reinicio da corrida, e uma vez que nem todos os fizeram o próprio Max ou outro qualquer que estivesse a lutar por posição também não podiam ultrapassar, está aqui um bonito imbróglio, quero ver como a FIA vai descalçar esta bota criada pelo Masi.

2020
2020
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

E quantas penalizacoes deu ao Hamilton em troca de advertências ao longo da época z toda? … Não conta claro, por isso os identifico como sempre os identifiquei… Porcos.

inoferreira
Reply to  2020
2 anos atrás

Enumera lá!!!!!!mas enumera mesmo ou é só letra?????

Estou a espera.

Pity
Pity
2 anos atrás

Não vão por aí, Mercedes. Por muita razão que tenham, a verdade é que não foi hoje que Hamilton perdeu. Hamilton perdeu este campeonato em Baku, quando apertou o botão mágico.
Apesar de ter torcido pelo Hamilton, não quero vê-lo vencer na secretaria, nem ele nem Verstappen merecem isso.

inoferreira
Reply to  Pity
2 anos atrás

Mas o Hamilton também não merece ser espoliado de um campeonato (não está em causa uma corrida mas sim um campeonato) por um erro do diretor de corrida, ou não acha

garantia4
garantia4
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Esperemos pela Douta análise do Gui.

inoferreira
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Acho que sim, quando recuperar do ataque cardíaco (estou a brincar)

Pity
Pity
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Essa foi boa :;)

chicanalysis
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Bem visto, proponho um abaixo assinado para entregar ao nosso querido guru Gui o lugar do Masi.

Pity
Pity
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

O director de corrida asneirou tanto este ano, que entre o “deve e haver”, deve estar ela por ela para os dois lados.

2020
2020
Reply to  Pity
2 anos atrás

Nesse campo o max perde sem dó nem piedade.

2020
2020
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Aliás o Hamilton ao longo do Campeonato foi sempre “espoliado”… É preciso ter grande cara de pau!

inoferreira
Reply to  2020
2 anos atrás

Letra mandas tu, diz lá onde foi o Lewis beneficiado e o Max prejudicado?????

Pedro_Slipknot
Pedro_Slipknot
Reply to  Pity
2 anos atrás

Podemos dizer que Hamilton perdeu por causa de Baku como o Verstappen ganhou por causa de Spa. Acho que o justo hoje era por bandeira vermelha, reorganizar o pelotão e dar escolha de pneus aos pilotos. Verstappen teve a sorte da corrida do seu lado, trocou de pneus 2x com VSC e SC enquanto que o Hamilton tinha os pneus desde a volta 15 ou antes

Pity
Pity
Reply to  Pedro_Slipknot
2 anos atrás

Spa acabou por não influir, já que, mesmo sem Spa, Verstappen ganharia por um ponto, enquanto em Baku, Hamilton desperdiçou (é o termo correcto) no mínimo, 18 pontos, talvez mesmo 25, porque Perez estava com problemas.
Não havia razão para bandeira vermelha.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não concordo por uma questão Pity. O Verstappen não faria em Monza o que fez se não tivesse beneficiado em SPA.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

FIA .Masi. Directores de Corrida.
Afinal quem é que são mesmo os protagonistas do F1wrestling21?? Pergunto por um amigo. E claro, sou 1 dos que não “gosta verdadeiramente da F1”, pois esses continuam com a lacrimucha ao canto do olho.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

FIA .Masi. Directores de Corrida.
Afinal quem é que são mesmo os protagonistas do F1wrestling21?? Pergunto por um amigo. E claro, sou 1 dos que não “gosta verdadeiramente da F1”, pois esses continuam com a lacrimucha ao canto do olho, estamos a viver algo de Histórico e de irrepetitível.

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Depois de tanta confusão durante 2021 , Masi optou por fazer o pior possível e deixar o resultado final de um campeonato memorável para a secretaria, e assim tira o brilho a ambos protagonistas e deixa o clima entre todos abaixo de zero. Enfim, ao menos a Netflix deve ter aberto bem os cordões à bolsa, nem imaginado por um louco o campeonato teria sido como foi…

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
2 anos atrás

Michael Masi não deveria continuar como Diretor de Corridas. Indeciso, tomou decisões equivocadas, confusas.

asfalto
asfalto
2 anos atrás

Hoje ninguém pergunta porque a FIA não mandou o hamilton deixar passar o Max, primeira vergonha, quando o giovinazzi parou numa saída de curva a FIA demorou imenso a decidir pelo SC virtual e depois foi justificar a decisão a Mercedes, outra vergonha, depois ia haver outra vergonha não tirando os dobrados da frente do Max, corrigiram tarde mas tinha que ser feito eram vergonhas a mais para decidir um campeonato.

Vagueante
Vagueante
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Isso de retirar os dobrados, é justo onde? Um piloto perde tempo a dobrar atrasados, o que está atrás já não perde e acham isso justo? sinceramente…

jbosco1958
Reply to  Vagueante
2 anos atrás

É o regulamento.

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
2 anos atrás

Vejo que os colegas foristas são especialistas em direito. Já me fazem lembrar os 99% de portugueses especialistas em virulogia.
Eu quero ver desporto. O 44 tinha um avanço considerável e 2 ou 3 carros entre ele e o Max. Por razões de segurança alheias ao desporto entra o SC. Por que é que qd este sai, não há carros no meio e o Max está em cima dele? Onde está a verdade desportiva? Se é inquestionável a necessidade dos SC, por que é que não é usada sempre a opção VSC? Esta respeita melhor a verdade desportiva!!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado