F1: Novo comunicado da FIA sobre incidente no GP do México e iliba Liam Lawson de qualquer responsabilidade

Por a 31 Outubro 2025 16:27

A FIA emitiu um novo comunicado a propósito do incidente ocorrido no Grande Prémio da Cidade do México, em que dois comissários de pista atravessaram a pista quando Liam Lawson abordava a curva 1, durante as primeiras voltas da corrida. A federação internacional esclareceu que o piloto não teve qualquer culpa no sucedido e confirmou que está a decorrer uma investigação interna completa para apurar as circunstâncias do caso e reforçar os procedimentos de segurança.

O episódio ocorreu na terceira volta do GP, quando Lawson, ao sair das boxes após um toque com o Williams de Carlos Sainz, encontrou dois comissários em plena pista junto à Curva 1, onde recolhiam destroços resultantes de incidentes anteriores. O neozelandês evitou por pouco a colisão, relatando via rádio que “quase matou um dos comissários”.

Embora a OMDAI — federação automóvel mexicana — tenha inicialmente sugerido que o piloto poderia ter reagido de forma inadequada, a FIA veio agora contrariar essa versão, afirmando, com base na análise da telemetria, que Lawson reduziu devidamente a velocidade e respeitou as bandeiras amarelas duplas, travando mais cedo do que nas restantes voltas e circulando “muito abaixo da velocidade de corrida” na aproximação à curva.

O organismo sublinha que situações em que comissários se encontram na pista “nunca deveriam ocorrer” e reconhece a gravidade potencial do incidente. O processo de análise envolverá a recolha e sincronização de dados de telemetria, comunicações de rádio e testemunhos em várias línguas, numa colaboração entre a FIA, a OMDAI e a equipa Racing Bulls.

“Qualquer situação em que comissários se encontrem na pista perante carros em movimento é algo que nunca queremos ver”, afirmou a FIA. “Felizmente, este incidente não teve consequências graves, mas estamos a realizar uma investigação interna para compreender o que aconteceu e identificar áreas de melhoria nos procedimentos.”

“Após a análise da telemetria, podemos confirmar que o piloto do carro n.º 30, Liam Lawson, abrandou de forma adequada e reagiu corretamente às bandeiras amarelas duplas. Ele não tem qualquer culpa neste incidente.”

O comunicado termina com um agradecimento aos voluntários e comissários de pista, enaltecendo o seu profissionalismo e dedicação, elementos considerados essenciais para a segurança e o funcionamento da Fórmula 1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. F1 FOR FUN

    2 Novembro, 2025 at 11:19

    Só pode entrar gente na pista sob Safety car, Bandeira Vermelha ou VSC.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado