F1: Guanyu Zhou confirmado como piloto da Alfa Romeo

Por a 16 Novembro 2021 09:32

Está assim fechada a grelha para 2022. Como era esperado, Guanyu Zhou foi anunciado como piloto da Alfa Romeo, substituindo Antonio Giovinazzi.

O primeiro piloto de Fórmula 1 da China, Zhou é um pioneiro que escreverá uma página importante da história do desporto motorizado do seu país. Tendo tido sucesso a todos os níveis de corridas na sua carreira, Zhou, 22 anos, tem estado no radar da maioria das equipas de F1 há algum tempo. Acabou em segundo lugar na F4 italiana em 2015, antes de acumular vitórias em corridas de F3 e F2. 2021, em particular, tem sido um ano marcante para o piloto, que está actualmente em segundo lugar na classificação da F2 e está pronto lutar pelo título nos dois últimos eventos da temporada na Arábia Saudita e Abu Dhabi.

Fica assim fechada a dupla da Alfa para 2022 com Valtteri Bottas e Zhou, uma dupla que mistura experiência e juventude. 

Frédéric Vasseur, diretor da Alfa Romeo Racing ORLEN: “É um prazer receber Guanyu Zhou na Alfa Romeo Racing ORLEN. Ele é um piloto muito talentoso, como os seus resultados na F2 demonstraram, e estamos ansiosos por ajudar o seu talento a florescer ainda mais na Fórmula 1. Estamos orgulhosos da nossa dupla de pilotos para 2022 e estamos confiantes que Zhou formará uma parceria muito bem sucedida com Valtteri Bottas. Estamos também ansiosos por dar as boas-vindas a todos os novos adeptos chineses que irão juntar-se à equipa: A Alfa Romeo Racing ORLEN é uma marca histórica e que encarna o espírito da Fórmula 1 e faremos o nosso melhor para tornar a experiência do nosso desporto uma grande experiência na China”.

Guanyu Zhou, 2022 piloto Alfa Romeo Racing ORLEN: “Sonhei desde pequeno com uma escalada tão alta quanto possível num desporto pelo qual sou apaixonado e agora o sonho tornou-se realidade. É para mim um privilégio começar a minha carreira na Fórmula 1 com uma equipa icónica, uma equipa que introduziu tanto talento jovem na Fórmula 1 no passado. Agora o sonho é realidade. Sinto-me bem preparado para o imenso desafio da Fórmula 1, o auge do meu desporto, juntamente com um talento comprovado e de classe mundial de Valtteri Bottas. Gostaria de agradecer à equipa Alfa Romeo Racing ORLEN por esta oportunidade. No próximo ano, o objectivo será aprender o mais possível e o mais rapidamente possível. Ser o primeiro piloto chinês de sempre na Fórmula 1 é um avanço para a história do desporto motorizado chinês. Sei que muitas esperanças recairão sobre mim e, como sempre, vou tomar isto como motivação para me tornar melhor e alcançar mais”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
2 anos atrás

Mais um para se juntar ao “clube da mala cheia”, com este serão quatro, o Bottas é que deve estar satisfeito…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
2 anos atrás

Mas que surpresa! Não estava mesmo nada à espera! 🙂 🙂
O segredo mais mal guardado dos últimos tempos. Não me parece mau piloto, mas mostrou-se um bocadinho inconstante na F2.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

O Pourchaire fica mais uma época na F2. Será que para o ano despacham o chinês (o Pourchaire é da Sauber). O Piastri terá de ficar piloto de reserva ou fazer um programa paralelo.

MiguelCosta
MiguelCosta
2 anos atrás

Mais um que vem pelo dinheiro que traz e pela necessidade da Liberty em “meter lá um Chinês”, ganhou umas corridas e pronto está na F1. E o Piastri que vem a construir uma carreira brilhante de ganhar as fórmulas inferiores à primeira, vai fazer tempo para outro campeonato.

917/30
2 anos atrás

Uma nota para a ridícula data em que acaba a F2 este ano. Assim se mostra que pouco importa o valor do piloto, pois seja qual for o resultado (desde que havendo os pontos na superlicença) o que importa cada vez mais é o “valor” que o piloto traz consigo…Money talks.

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Cágado1
2 anos atrás

Apoiei totalmente a subida do Giovinazzi à F1, depois de uma época de GP2 em que esteve ao mesmo nível que o Gasly, sendo rookie. A sua vantagem parecia ser ter mais cabeça. Não o confirmou na F1 e creio que em parte por falta de cabeça. Há 2 anos tive grande esperança no Zhou, pela rapidez e cabeça que tb ele demonstrou como rookie na F2. Infelizmente a sua 2ª época não esteve ao mesmo nível e esta tinha de ser absolutamente impecável para manter a confiança nele. Não tem sido. Será que como o Giovinazzi não vai vingar?…… Ler mais »

917/30
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Quem segue a F2 e ainda assim acha bem que havendo tão poucas vagas uma delas seja para o Zhou é…patético! p.s. Os nomes Ilot, Schwartzman, Piastri, De Vries dizem-lhe alguma coisa?

Cágado1
Reply to  917/30
2 anos atrás

Escreve/se Ilott e Shwartzman. Sim diz-me bastante. O russo com um trajectória muito parecida com o Zhou, com um 2.º ano fraco depois de um bom 1.º ano. O inglês provavelmente mal ignorado, mas planeou e executou mal as últimas corridas dos ano passado, o que o pode ter condenado; o australiano está na calha para substituir Alonso ou Ocon; o holandês perdeu o seu tempo, quando quem subiu foi o Norris. De qq forma tudo com as qualidades mínimas para aceder à F1. A partir daí a selecção faz por outros critêrios. Boa sorte!

917/30
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Boa sorte para si também! p.s. “Escreve/se” é com hifén: escreve-se… “corridas dos ano” , “selecção faz por outros” não me parece muito bem escrito…escreve-se critérios e não “critêrios” e por último, uma vez que se falava em vários pilotos (plural) não é: “diz-me bastante” mas sim dizem-me bastante…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Cágado1
Reply to  917/30
2 anos atrás

O “Boa sorte!” destinava- se aos pilotos nomeados, todos eles bons pilotos, a quem a sorte faz falta. Mas retribuo: boa sorte para ti também.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado