F1, Frédéric Vasseur: Pilotos “lutarem entre si e perderem tempo teria sido uma estupidez”
A Ferrari pode não ter estado bem durante todo o fim de semana passado em Montreal, mas durante a corrida do GP do Canadá levou a bom porto a sua estratégia, terminando com os dois pilotos no quarto e quinto posto da classificação. Faltou performance ao SF-23 comparativamente aos Mercedes, mas jogaram boas cartadas táticas e fizeram uma corrida sem erros, tanto de pilotos como do resto da equipa. Para isso, não permitiram que Carlos Sainz trocasse de posição com Charles Leclerc, admitindo Frédéric Vasseur que essa decisão se prendeu com o facto de não querer perder tempo para os adversários, não sendo nenhum tratamento especial ao piloto monegasco, que se tem mostrado desagradado com algumas situações na equipa.
“Não é que quiséssemos proteger alguém, mas a estratégia naquela fase da corrida era pressionar e evitar perder tempo lutando entre si”, disse Vasseur sobre as comunicações rádio que deram conta que Sainz não iria atacar Leclerc. “Estávamos a tentar alargar a diferença para [Esteban] Ocon e [Lando] Norris, talvez, não sei. Lutarem entre si e perderem tempo teria sido uma estupidez”.
Considerando que ter deixado ambos os pilotos em pista na altura do Safety Car resultante do acidente de George Russell foi um risco, mas a melhor maneira deles recuperarem posições na classificação, Vasseur está convencido, também que deixar Leclerc em pista com pneus intermédios na qualificação foi a decisão correcta. “Naquela altura, a chuva estava para chegar e queríamos marcar um tempo o mais rapidamente possível. Se o paramos na box no final da primeira volta para colocar um conjunto de pneus macios, temos duas voltas para aquecer os pneus e adiamos a nossa primeira volta rápida por cinco minutos. Não era a estratégia correta nessa fase. Penso que a confusão se deveu ao facto dele não ter uma outra imagem da qualificação. Provavelmente, temos de melhorar algumas áreas para que, por vezes, ele tenha de se colocar no nosso lugar. Não podemos dizer que fizemos um bom trabalho [na qualificação]. Acho que o ritmo foi excelente, mas acabamos em 10º e 11º. Portanto, isso significa que algo correu mal”, concluiu.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O que eu acho uma estupidez é prejudicar um piloto que tem melhor ritmo de corrida e está à frente do colega de equipa no campeonato.
Um facto curioso: quando o Sainz pediu para passar o Leclerc por estar mais rápido, ninguém lhe respondeu; apenas avisaram o Leclerc de que o Sainz não o ia ultrapassar. Isto diz tudo – especialmente a quem ainda precisa de mais provas – sobre a protecção de que o Charles Leclerc goza na Ferrari.
Mais uma patetice escrita pelo fundador do clube de amantes do Sebastian Vettel em Portugal, mas também do clube “Anti-tudo o que o bateu o Vettel em pista por mais de 50 pontos de diferença”. Se este comentário tivesse o mínimo de honestidade intelectual, referia que já durante esta temporada, o Leclerc foi aconselhado pela equipa a manter posição e não atacar o seu colega de equipa quando também estava mais rápido. Se remontarmos o filme à temporada passada, e pensarmos no que se passou no GP do Mónaco ou em Silverstone, qualquer pessoa minimamente entendida no assunto, antes de… Ler mais »
Muito bem dito!
Nenhum dos pilotos da Ferrari está a lutar pelo título, pelo que se terminarem o ano em 5º ou em 10º, nada lhes adianta (só ao orgulho), mas à equipa adianta ficar o mais à frente possível e, para isso, precisam de pontos, não se podem arriscar a uma batida entre os dois, ou correrem o risco de serem ultrapassados por quem está atrás, porque estiveram a perder tempo, lutando entre eles.
O novato Leclerc recusar- se a dar o cone de aspiração em Monza ao colega de equipa que lutava pelo mundial, aí ja não interessa noticiar. Muito menos escrever um artigo. Ou mesmo a Ferrari fazer um filming day na próxima feira testando um novo fundo.
São os chamados critérios jornali’sticos
ed. 3a feira. Fiorano.
O nosso doido varrido de serviço, o tal que gosta muito de nicknames com modelos de protótipos, veio outra vez com a história da «aviadela» (ou «atesto», seja lá o que isso for). Este «atesto» torna-se evidente quando se compara o palmarés de ambos os pilotos. Com a idade que o Charles Leclerc tem agora (25), o Sebastian Vettel tinha três títulos de campeão do mundo e 26 vitórias, contra as 5 vitórias do Leclerc e os seus zero* títulos. Eis o que eu chamo uma «aviadela». Ou um «atesto». *Este número – zero – é exactamente igual ao número… Ler mais »
Por essa ordem de ideias, Schumacher na SF conseguiu 5 títulos contra os….deixa cá ver…ah pois, 00000 de Vettel… não acho que seja um raciocínio intelectualmente honesto, mas não me espanta que assim penses… Facto é que com carros iguais SV levou um atesto de Lelerc…Acho giro e irónico ver-te falar em: “doidos varridos/ilustres malucos”, a sério que acho. lol
O atesto que Vettel levou de Leclerc na SF deixou traumas profundos aos fãs do alemão…
Nem a todos, não exagere…
Claro! O meu post era dirigido a quem não perde uma oportunidade de falar mal do monegasco…eles sabem bem quem são.
Vir para aqui à 1 da manhã para falar do Vettel…. alonsianos, “que gente” …
Fanboys de SV ressabiados, “che gente”…até as horas a que se faz um post os incomoda, patético…
Ponha profundo nisso, até dá pena…
A Scuderia só pode aspirar a mais se fizer uma profunda limpeza correndo com os muitos incompetentes que por lá existem… uma perfeita equipa de nabos que nem com um orçamento de topo conseguem lutar com AM e MB que tinham uma base de 2022 bem pior … que miséria…. não consigo perceber como a administração não lhes dá um pontapé no rabo.. só mesmo por masoquismo….