F1, Esteban Ocon: “Lembrar-me-ei disto para sempre…”

Por a 2 Agosto 2021 08:51

A Alpine F1 conseguiu a sua primeira vitória na Fórmula 1, no Hungaroring na sequência de uma grande corrida de Esteban Ocon, que assegurou a sua primeira vitória na disciplina.

Esteban, consegues pôr por palavras o que isto significa para ti?

“É um momento fantástico. Não tenho palavras, pelo menos muitas, é uma loucura. Falei disso com a equipa, não há muito tempo, que o próximo passo seria uma vitória, depois de um segundo lugar no ano passado. Mas não estávamos à espera que fosse hoje, isso é certo. Estou grato pela confiança que a equipa depositou em mim. Viemos de três corridas difíceis, mas a equipa sempre me deu confiança. Ultrapassámos a situação difícil e encontrámos o nosso ritmo novamente em Silverstone, e este fim-de-semana, depois de uma grande qualificação, uma corrida fantástica. Claro que houve muitos incidentes nesta corrida, mas estamos sempre à procura de oportunidades e conseguimos vencer. Lembrar-me-ei disto para sempre.

Sonhaste com este momento desde que começaste no karting. Será que a vista do degrau superior do pódio, foi como sonhaste que seria?

“Exactamente, sim. E também nesta pista. Pode parecer estranho, esta não é a pista favorita de muitos pilotos, mas é uma das minhas favoritas. No calendário, está nos dois primeiros lugares. Provavelmente, o primeiro passo é agora. Mas sim, adoro vir aqui e o apoio que recebemos, a pista, o fluxo que tem. É uma excelente pista. Eu estava a dizer à equipa que não tinha um grande registo aqui, mas acho que o registo acabou de ficar bom…”

Esta é a tua primeira vitória desde a GP3 em 2015. Sentias-te ‘enferrujado’ para as lutas na frente?

“Não, não me senti enferrujado, é mais fácil lutar na frente como fizemos agora, gerir os adversários que estão atrás, do que lutar no meio do pelotão, como temos estado a fazer. Isso é muito mais difícil. A luta no meio do pelotão é muito mais dura do que o que está a acontecer na frente. Foi difícil com o Seb (Vettel) a colocar muita pressão, ele fez-me passar um mau bocado, mas quando se está à frente, tem-se ar puro. És tu quem dita o ritmo. E sim, no final tornamos tudo perfeito, desde o início, o que foi uma decisão difícil, porque o Lewis normalmente não toma decisões erradas, nunca, eu nunca o vi tomar uma decisão errada, por isso ir para as boxes quando se está em segundo é um pouco desolador no início, mas fiquei feliz por o termos feito, pois ficámos à frente.

Foi difícil em algum momento?

“Sim, eu não estava a apreciar as bandeiras azuis. Não aprecio muito, nem atrás nem agora na frente. Foi muito, muito perto, pois apanhei o ar sujo do Giovinazzi e o Sebastian apanhou DRS por causa disso, e sim, ele quase me passou. Esteve muito, muito perto. Um pouco perto de mais para o meu gosto. Consegui depois abrir um pouco, o carro estava espantoso nessa zona, podíamos ‘puxar’, por isso sim, nem sempre sob controlo mas sim, foi suficientemente bom”.

Podes falar dos momentos de abertura no primeiro arranque?

“Sim, tivemos uma conversa com o Lance antes da corrida, porque ele adora essas condições tanto quanto eu e acabamos sempre mais perto da frente nessas condições, e ele disse que era o momento de tentar, mas que também era fácil cometer um erro. Estou contente por ele me ter evitado. Ele abriu, obviamente um pouco o caminho para mim, por isso tive um pouco de sorte. Claro que sim. Mas, sabem, estou contente por ter podido ficar atrás do Lewis.

Esteban, esta é a primeira vitória da tua equipa em oito anos…

“É um momento fantástico na minha carreira. Não tenho palavras para o descrever, é a primeira vitória do Grupo Renault desde que regressaram à Fórmula 1. Depois do que passámos, dos tempos difíceis, da confiança que depositaram em mim, fico contente por receberem esta recompensa. Também quero dar um agradecimento especial ao Fernando (Alonso) que lutou como um leão e isso contribuiu para nos dar uma margem. Disse-o a muita imprensa: recebi muitos comentários maus sobre o Fernando antes de ele se juntar à equipa e digo-vos que estamos a formar uma grande dupla juntos, estamos a empurrar a equipa na mesma direção e esperamos que seja a primeira vitória de muitas para nós, e também esperamos que possamos partilhar pódios.

Fala-nos das diversas coisas que estavam a acontecer, a decisão de ir para as boxes antes do segundo arranque, e o que aconteceu quando o George Russell passou por vós ao sair do pitlane? Como foi isso tudo do teu ponto de vista?

“Sim, havia muita coisa a acontecer. Quando vi o Lewis de intermédios, o Sebastian senti-me bastante relaxado porque ainda havia muita água, mas a pista secou a grande velocidade e não estávamos à espera. Quando chegámos à Curva 1 já estava seca. Por isso, disse à equipa que ia às boxes, era claro para mim que estava seco, mas o que me colocou um pouco em dúvida foi que o Lewis continuou. O Lewis e Mercedes normalmente não cometem erros, por isso fiquei um pouco na dúvida. Mas era o certo a fazer, por isso fomos às boxes.

Depois, nunca tinha começado do pitlane, por isso quando vi o George (Russell) pensei que lhe era permitido ultrapassar, mas aparentemente não é permitido. Portanto, sim, recuperei a liderança depois disso…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
2 anos atrás

Sim…. Kkkkk.
Merecido. Sempre apreciei este piloto e sim…kkkkk, que venhas a conseguir agora um lugar numa equipa a sério, e sejas campeão. Perez! Grande melão, certo?

Cágado1
2 anos atrás

Tenho oscilado na minha opinião quanto a este rapaz. Acho que ele próprio tem oscilado, entre um tipo humilde, piloto rápido e consistente e um um tipo conflituoso, piloto dado a erros e agressividade, mau colega de equipa. Ontem teve sorte, soube aproveitá-la e, mais do isso, merecê-la com o comportamento dentro e fora da pista. Vamos ver se é um ‘filha única’, caída do céu, como ao Panis, ou se se consegue estabelecer. Não me atrevo a fazer prognósticos.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado