F1: E se Yuki Tsunoda for a estrela dos estreantes?

Por a 23 Fevereiro 2021 16:45

Muito se tem falado de Mick Schumacher e Nikita Mazepin, por motivos diferentes, mas talvez a maior estrela dos estreantes de 2021 possa mesmo ser Yuki Tsunoda.

Tsunoda começou a ser falado de forma mais insistente depois do meio da época, numa altura em que a sua ida para a Alpha Tauri começava a ganhar força. Se esse rumor poderia ser visto como uma espécie de “mimo” da Red Bull para a Honda, colocando um piloto japonês na grelha da F1, depressa se percebeu que afinal o mimo pode ser ao contrário. Muitos têm falado insistentemente de Tsunoda como um grande talento e as prestações na F2 mostram isso.

Não há nenhuma balança que “pese o talento” dos pilotos mas do que se viu e das impressões que temos visto, começa a ser cada vez mais claro que Tsunoda é o piloto mais talentoso dos três que este ano irão subir à F1.

Mick Schumacher já mostrou que é provavelmente o mais maduro dos três. O seu título na F2 foi conquistado com base num trabalho incessante dentro e fora de pista, numa regularidade a toda a prova e numa sede tremenda de sucesso. Um pouco à imagem do seu pai, Mick é duro nos confrontos em pista e não tem medo de ser agressivo. Schumacher não é um piloto que seja estupendamente rápido numa volta de qualificação. Pelo menos, não foi assim que as coisas correram para ele na F2, onde nunca chegou a ocupar a pole position. Mas um pouco como Sérgio Pérez, talvez nunca se tenha importado muito com esse pormenor, focando-se na gestão dos pneus. É provavelmente o piloto estreante com a mentalidade mais adequada ao mundo da F1.

Nikita Mazepin tem sido notícia por vários motivos, quase todos negativos, mas em pista não fica nada a dever a Schumacher. É também agressivo na defesa da sua posição, (às vezes demais) e já tem alguma experiência acumulada na competição tendo passado por altos e baixos que o ajudaram a melhorar. Apesar de ser um dos pilotos mais odiados do momento, não é certamente dos piores que já bateu às portas da F1.

Mas Tsunoda parece ter algo mais. Apesar de não ter a experiência nem a regularidade da dupla acima referida. Depois de ganhar o título japonês de F4 em 2018, Tsunoda correu na Europa durante apenas dois anos até agora, terminando em nono lugar na F3 antes de garantir o terceiro lugar atrás de Schumacher e Callum Ilott no ano passado em F2.

As três vitórias e quatro poles de Tsunoda só foram batidas por Robert Shwartzman (quatro vitórias) e Ilott (cinco poles), respetivamente. Falta-lhe apenas a competição e o tempo poderá trazer… maturidade e regularidade.

“Tsunoda deverá ser capaz de atingir um bom desempenho muito rapidamente” disse Franz Tost. “Claro que ele terá alguns acidentes, isso faz parte do programa de desenvolvimento, mas o que é extraordinário do seu lado é o controlo do carro, a sua na travagem e a sua velocidade nas curvas rápidas.

“Se ele continuar o seu processo de aprendizagem como fez nos testes em Imola e Abu Dhabi no ano passado, tenho a certeza de que veremos algumas corridas fantásticas”.

Já sabemos que Franz Tost tem alguma tendência para exagerar, mas a forma insistente como tem referido a qualidade do japonês, algo que começa a ter eco noutras personalidades da F1, são um sinal que deveremos estar atentos ao jovem talento que este ano começa a sua aventura no Grande Circo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Vai ter o melhor carro.

no-team
3 anos atrás

O grande factor até pode estar mesmo na equipa em si. A Alpha Tauri é uma equipa talhada para receber jovem talento, é uma organização sólida com um propósito muito claro, fazer evoluir jovens pilotos e mais nada. Um outro facto que joga a favor do tsunoda é ter Gasly como colega de equipa. O Gasly é um piloto rápido, com experiência de F1 e do outro lado da garagem, Tsunoda vai absorver tudo o que estiver ao seu alcance para favorecer a sua pilotagem. Por fim, a velocidade do carro, se em 2020 foram capazes de alcançar pontos com… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Este ano vão dizer que foi o carro. Depois quando tiver carros piores que os seus rivais directos mas os bater na mesma… Dizem que também foi o carro.

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
Cágado1
3 anos atrás

Sem dúvida o rookie em quem mais tenho expectativas. Provavelmente o maior talento natural dos 3 e o mais capaz de um resultado que fique na vista, até porque deverá ter o melhor carro.

917/30
3 anos atrás

Se não for a estrela dos estreantes é porque algo correu muito mal… Tem muito talento!

Pity
Pity
Reply to  917/30
3 anos atrás

Tem muito talento, um carro potencialmente melhor do que o Haas e um colega de equipa já com experiência, enquanto os dois “rivais” têm tudo para andar aos papéis.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado