F1: Deve a Mercedes manter ou mudar?

Por a 18 Julho 2019 12:21

Depois de três época de autêntica guerra psicológica entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, a Mercedes encontrou um equilíbrio quase perfeito. Valerá a pena mudar no final desta época?

Valtteri Bottas está em final de contrato e já afirmou que acha que merece ficar com a equipa durante mais um ano. O piloto finlandês sabe que está numa posição privilegiada e tem estado bem nas últimas corridas. Infelizmente não tem estado tão bem quanto os fãs da F1 gostariam. Todos desejávamos que o Bottas que surgiu na Austrália se mantivesse durante toda a época. Uma versão mais finlandesa, sem desculpas, sem floreados. Apenas com uma vontade implacável de vencer. Mas não temos visto esta versão muitas vezes este ano. O momento de forma é incomparavelmente melhor do que o do ano passado, mas ainda não é o suficiente para ser uma ameaça constante a Lewis Hamilton, que cada vez mais é um “monstro” da F1.

A Mercedes tem agora a tarefa de decidir o que quer para o seu futuro. E isso passa por manter Bottas, ou olhar para outras possibilidades. A Mercedes tem Esteban Ocon e George Russell como jovens prontos para dar o salto e o mercado de transferências pode trazer surpresas.

Esteban Ocon é um excelente piloto e ficou injustamente sem lugar. Este ano de paragem não tem sido benéfico em nada e a possibilidade de saltar directamente para a Mercedes parece neste momento… remota. A estrutura parece ter vontade de dar mais um ano de competição ao francês antes de apostar nele em definitivo. George Russell é também um jovem cheio de talento e potencial. A fraca forma da Williams não permite que brilhe como Lando Norris, ou Alex Albon, mas ninguém duvida que o estreante tem capacidade para ser uma das referências do futuro, mas será ainda cedo para se mudar para os Flechas de Prata. Estas seriam as opções mais lógicas caso a Mercedes quisesse trocar de pilotos, mas ambas parecem ter ainda alguma falta de experiência para assumir o lugar mais cobiçado da F1. A entrada de um piloto de fora da Mercedes, além de improvável implicaria uma mudança radical no equilíbrio da equipa, algo desnecessário neste momento.

Valtteri Bottas parece ser a opção mais segura. A relação com Hamilton é saudável e de mútuo respeito, o finlandês é um elemento capaz e um “team player” que não costuma causar problemas quando ouve ordens de equipa. É também, infelizmente para ele, um piloto com “aura” de nº2. Ao contrário do que mostrou em algumas ocasiões na Williams, não parece ter capacidade para sair do registo que temos visto actualmente… competitivo, mas um furo abaixo de Hamilton e sem soluções para diminuir de forma regular a distância que os separa (como Rosberg conseguiu). Mantendo Bottas, a Mercedes mantém, um excelente piloto, assim como o equilíbrio na equipa que inevitavelmente está mais focada em Hamilton, que a cada ano faz história. E essa história inclui obviamente a Mercedes. Quebrar este equilíbrio em 2020 seria acabar com uma fórmula que tem agradado a todos na estrutura germânica e que tem tudo para continuar a dar frutos durante mais um ano. Talvez 2021 seja o ano certo para revoluções, até pelas mudanças nos regulamentos. Mas nesta fase, parece que Bottas tem o lugar na Mercedes assegurado pelo menos por mais um ano.

26
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
can-am
Membro
can-am

O campeonato, pelo que se está a ver, vai-se decidir entre os 2 oficiais da Mercedes.
O avanço do Hamilton é alguma coisa ,mas atendendo ao que falta correr, nada significa.
Na minha opinião se o Bottas não ganhar o mundial arrisca-se a ser despedido.
Por outro lado se o Hamilton perder o mundial para o Bottas,duvido muito que ele queira continuar.
À partida,pela lógica o inglês ganhará o mundial,mas nunca se sabe.
Portanto há muitas indecisões no ar.

RogerM
Membro
RogerM

O Bottas tem sido o perfeito escudeiro…mas enquanto tiverem o carro mais forte do grid. O que acontece é que se o Verstappen consegue activar a cláusula de rescisão já este ano…quero ver se os elogios pelo “wingman” continuam.

letsme
Membro
letsme

O que é que a Mercedes tinha a ganhar com Max se tem Hamilton!?

RogerM
Membro
RogerM

O Hamilton dura para sempre? O Bottas até o tem “chateado” de vez em quando. Resulta enquanto tiverem um carro dominador.

asfalto
Membro
asfalto

Eu trocaria o título por, deveria a Mercedes permitir lutas em pista ou impedir.

icebergemchamas
Membro
icebergemchamas

Acredito que que o Bottas fique pelo menos mais um ano.
Para a Mercedes que tem tido o melhor carro acaba por ser mais cómodo ter um piloto rápido mas não muito agressivo como é o Bottas do que apostar numa dupla mais “explosiva” que poderiam culminar com alguns “encontros imediatos” como nos tempos Rosberg/Hamilton.
Se assim for resta-nos esperar que o Bottas do inicio do ano aparece mais vezes ou (preferencialmente) que as outras equipas melhorem!

letsme
Membro
letsme

O Bottas da Austrália continua cá, não está uns furos abaixo. O Hamilton é que melhorou. Sem jogo sujo e/ou problemas mecânicos, não há nenhum piloto capaz de bater Hamilton.

aguia25
Membro
aguia25

Nem mais.

RogerM
Membro
RogerM

Nenhum piloto capaz de bater o Hamilton, actualmente? Você acredita mesmo no que escreveu? Se o Bottas já chateia, o que faria o Verstappen e o Leclerc em carros idênticos. Fanatismo puro.

hamiltoncosta97gmail-com
Membro
hamiltoncosta97gmail-com

Chateia onde essa Botta!!!

2fast4u
Membro
2fast4u

Continua-se a menosprezar Bottas. O que lhe garante que Max ou Leclerc fariam melhor? Tanto Hamilton como Bottas, Max e Leclerc são dos melhores das suas gerações. O Bottas já demonstrou que é um grande piloto, mas o Hamilton é realmente fora de série

wilson-quiteculogmail-com
Membro
wilson-quiteculogmail-com

Se o LH44 tiver o MV33 como colega vai ativar o modo (FESTA), e o MV33 já era. O cara já tem experiência com colegas de alta qualidade a lutar pelo título, Alonzo era bicampeão, Jerson Batton campeã e Roseberg que já estava na equipa a mais tempo. E vimos como ele como foi capaz de se recuperar, tendo azar na Malásia. 2017 e 2018 o SV05 estava melhor no início dos dois campeonatos más quando o LH44 ligou o modo FESTA engoliu o SV05 o que fez que ele cometesse os erros que cometeu. Ele é o cara a… Ler mais »

MLS
Membro
MLS

Claro, é o que vos dá jeito pensar, diga lá então porque diz que foi Hamilton que melhorou e não Bottas que piorou?

JSracing
Membro
JSracing

Verstappen na mercedes daria luta ao Hamilton, sem dúvida…

RogerM
Membro
RogerM

Só luta? Acredito que o bateria. O Verstappen atualmente, é dos pilotos, se não mesmo o mais rápido.

hamiltoncosta97gmail-com
Membro
hamiltoncosta97gmail-com

Poderia bate-lo tbm como poderia ser abatido. Kkk

bemvindo
Membro
bemvindo

Pois…enquanto o verstappen não for pra junto do lewis,vamos continuar na duvida.mas…penso que a mercedes ta muito bém em termos de pilotos.pra já não precisa do verstappen.o desejo louco do RogerM,querer o verstappen na mercedes com o lewis não vai se realizar.são dois pilotos de personalidade forte,e super rapidos.toto não ia querer muita dor de cabeça.

MLS
Membro
MLS

A Mercedes so mete Verstapeen lá em 2021. Até lá não querem junta-los por varias epocas. Talvez corram em 2021 juntos.

wilson-quiteculogmail-com
Membro
wilson-quiteculogmail-com

Não basta ser mais rápido, mas sim mas consistente, gerir um campeonato que não é curto isso que se vê do Mac é porque ele não tem que se preocupar com o colega de equipa, e tem uma estrutura só para ele, o mesmo não aconteceria na Mercedes, foi isso que fez o DR03 dater em retirada.

aguia25
Membro
aguia25

Querem ver Max na Mercedes com o Hamilton ? Comprem o F1 2019. Talvez aí consigam as vitórias que pretendem e chorem menos.

jem
Membro
jem

Tentei perceber a lógica do artigo, e não percebi. A Mercedes tem o campeão do mundo, que ao mesmo tempo é o que aufere o salário mais elevado de todos os pilotos, e em simultâneo tem um piloto que ocupa o segundo ludar do campeonato, e que, com os seus resultados ajuda o mundial de construtores. Mudar para quê? De verdade alguém, que tenha um mínimo de bom senso, considera este assunto para um artigo? AS, quem te viu e quem te vê.

MLS
Membro
MLS

Excelente artigo, descrição perfeita de Bottas. Falta-lhe isto: “Depois de três época de autêntica guerra psicológica entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg” Hamlton faz o que quer com Bottas, e Bottas ainda lhe passa a mão no pêlo. “…o finlandês é um elemento capaz e um “team player” que não costuma causar problemas quando ouve ordens de equipa. É também, infelizmente para ele, um piloto com “aura” de nº2” Está nesta situação pois assim permitiu, aceita de livre vontade ser nº2. Mais um exemplo disso é aceitar o que se passou neste ultimo GP, que coincidência a “sorte” cair sempre… Ler mais »

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Manter, como é óbvio. Hamilton é o actual campeão e continua como um relógio. Bottas é segundo no campeonato e até ficou mais regular e roda mais perto de Hamilton. Vão mudar para quê? Ainda por cima dão-se bem e isso dá estabilidade e bom ambiente à equipa. O resto de insistirem em querer lá Verstappen porque querem ver Hamilton a “não ganhar”, só se a Mercedes estiver sedenta por agarrar o Holandês, porque se for para continuar a ganhar títulos, esta fórmula é a que resulta e dá estabilidade. (e como já disse várias vezes, já veremos como será… Ler mais »

bemvindo
Membro
bemvindo

100% de acordo.

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Deve mudar. O Hamilton deve ir para a Williams.

wilson-quiteculogmail-com
Membro
wilson-quiteculogmail-com

Boa ideia assim ele não ganha nada.

últimas F1
últimas Autosport