F1, Balanço da época 2022: McLaren marcou passo

Por a 29 Novembro 2022 10:00

A caminhada até ao topo é feita de altos e baixos e se desde 2018 que a McLaren tem vindo a evoluir e a mostrar cada vez mais, este ano marcou passo. Em 2017 a McLaren foi nona classificada, em 2020 foi terceira e em 2021 quarta. Havia muita expetativa quanto ao que a McLaren poderia fazer este ano, com uma estrutura sólida e estável, uma boa dupla de pilotos e um ímpeto interessante. O primeiro teste do ano deu a ilusão de que poderíamos ter a McLaren na luta por vitórias. Foi apenas isso. A equipa deparou-se com problemas graves nos travões do MCL36 e isso comprometeu o esforço de desenvolvimento da equipa e a performance ao longo da primeira metade da época.

Na verdade, a McLaren raramente se apresentou como a quarta equipa mais rápida da grelha e a luta com a Alpine foi-se mantendo interessante graças à falta de fiabilidade dos franceses. A McLaren não teve um bom ano, provavelmente o pior desde a reestruturação de Zak Brown. O carro não deu o que se esperava (a equipa terá exagerado nos cortes de pessoal técnico e faltou mão de obra para resolver problemas) e se Lando Norris esteve muito bem, Daniel Ricciardo custou muitos pontos. O que valeu à McLaren? A solidez da sua estrutura e o excelente desempenho da equipa, quer na estratégia, quer nas paragens assim como na resolução de problemas. A McLaren apresentou argumentos de equipa grande, com um carro que nunca lhe deu possibilidades de lutar por muito, Valeu o inesperado pódio em Imola. A equipa prepara o futuro com um novo túnel de vento e simulador, mas este ano foi uma lição dura para a equipa.

McLaren: Nota 6 ( de 0 a 10)

Ponto Forte – Trabalho de equipa, união e solidez da estrutura diretiva.

Ponto Fraco – O MCL36, um carro que raramente foi competitivo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
1 ano atrás

Sennas e Prosts ou mesmo Hakinnens aparecem uma vez em meio século. O problema resume-se a isso. Os pilotos que lá estão não fazem a diferença. E contra isso…batatas !

917/30
1 ano atrás

O carro foi mal nascido, como tal nesse aspecto não houve uma evolução em relação a 2021, no entanto, temos que apontar a fraca prestação de Ricciardo como o principal factor negativo, com uma prestação do australiano ao nível da de Norris a Mclaren teria facilmente batido a Alpine. O ponto positivo do ano foi para foi mesmo prestação de Norris, esteve quase sempre muito bem, muito rápido, consistente e sem grandes erros, um grande talento a quem falta apenas um carro que lhe permita lutar por vitórias!

Lisboa
1 ano atrás

O problema da McLaren é complexo e não se resume apenas a um carro mal “nascido” e a um piloto desinteressado. O problema vem muito de cima e está entranhado na equipa como um cancro, que é o lado comercial dos carros de estrada. Se os modelos de estrada da McLaren são bastantes bonitos e entusiasmantes de conduzir, a realidade é que os mesmos estão cheios de problemas de fiabilidade, sobretudo electrónicos e com uma péssima qualidade de acabamentos. Estes problemas trouxeram uma péssima fama à McLaren e isto causou um enorme decréscimo de procura dos carros ingleses, fazendo com… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado