F1: Será a saída de Mattia Binotto boa para a Ferrari? (Sondagem) – Resultados

Por a 29 Novembro 2022 11:00

Nos últimos dias têm-se intensificado os rumores de uma possível saída de Mattia Binotto da liderança da Ferrari. O coro de críticas ao chefe da Scuderia nunca baixou de tom, apesar da evolução da equipa ao longo do tempo e a saída parece ganhar cada vez mais força. 

Mattia Binotto assumiu a liderança da Ferrari depois da saída de Maurizio Arrivabene. O antigo chefe da Scuderia não era um homem unânime, dentro e fora da equipa, enquanto Binotto tinha conquistado o respeito de todos graças ao seu excelente trabalho como responsável das unidades motrizes italianas e depois como diretor técnico da equipa.

Para uns,  a promoção de Binotto a diretor da equipa era um erro, retirando-o de onde ele era realmente forte (parte técnica) e atirando-o para um mundo onde os jogos políticos e de bastidores são importantes. Para outros era a solução certa para o cargo, um homem da casa, que conhece todos os processos e respeitados por todos. 

O reinado de Binotto tem sido feito de altos e baixos. 2017, 2018 e 2019 foram anos em que a Ferrari mostrou potencial para chegar perto da Mercedes com carros competitivos. Mas a Ferrari errou em momentos chave que não permitiram levar a Scuderia a discutir o título até ao fim. Em 2019, quando assumiu a liderança da equipa foi logo confrontado com a polémica da unidade motriz, que a FIA sabia que tinha um truque para lá da legalidade, mas que nunca conseguiu encontrar como o truque funcionava. Foi feito um acordo em que a Scuderia deixava de usar o truque, sem consequências, algo que outras equipas não concordaram. Em 2020 a Ferrari pagou a fatura de ver o seu truque anulado e caiu na classificação, com um dos piores anos de sempre da equipa. Recuperou em 2021 e em 2022 voltou a mostrar-se como uma potencial candidata ao título. Faltou novamente uma época isenta de erros graves para permitir à equipa lutar com a Red Bull até ao fim.

Qual o papel de Binotto nisto tudo? O chefe da equipa foi o cimento que manteve a equipa unida em 2020. Foi ele que tratou de organizar a estrutura de forma a que estivesse pronta em 2022 para apresentar um carro capaz de lutar por vitórias e por títulos. Mas faltou o que faltara nos anos anteriores. Decisões desportivas e estratégicas capazes. Os erros sucederam-se e as fraquezas do passado aparentemente mantiveram-se. 

Em resumo, Binotto fez um bom trabalho e a Ferrari melhorou desde que assumiu a liderança. Mas manteve erros do passado, erros que custaram caro e que afastaram a equipa do sucesso. Binotto trouxe estabilidade, assumiu a pressão que antes era passada para a equipa, mas não encontrou a fórmula para minimizar os erros. Para uns, era um líder fraco, que não se impunha, para outros era a voz da calma e da razão que evitou uma crise mais grave em 2020. 

Será que a potencial saída de Binotto é boa para a Ferrari? É a pergunta para o milhão. Para uns será a resposta adequada a mais uma época desapontante, para outros será o regresso à instabilidade que tanto custou à equipa. 

Mas para a maioria dos leitores AutoSport que votaram na Sondagem, Binotto não era o líder certo para a equipa e a sua saída poderá ser boa para a Scuderia. 60.4% consideram que a saída é boa enquanto 39.6% acreditam que Binotto era o homem certo e que a sua saída é negativa para a Ferrari.

VOX POP

Pity

A Ferrari precisa de mudanças, mas não (já) do Binotto. O maior defeito que encontrei foi na estratégia, exceção feita à última corrida.

Cágado1

Precisa de um braço direito para director de corrida, não de sair.

RedDevil

Só peca por tardia…

Binotto é o autor do “super motor”… a FIA é que o devia ter suspendido em 2019…

Foi o Binotto que criou a “queda” da Ferrari… antes dele (2017 e 2018) a Ferrari competia pelo título de forma sólida tendo sido “atraiçoada” pelo GP da Alemanha de 2018…

Espero que os fans do Binotto nunca o larguem… e … sigam sempre atrás dele…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
1 ano atrás

Ross Brawn

Last edited 1 ano atrás by simiao jms
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado