F1: A explicação da não penalização de Valtteri Bottas

Por a 20 Julho 2020 13:45

Valtteri Bottas ia arruinando a sua corrida logo no arranque, com uma falsa partida, mas o piloto finlandês não foi penalizado. O diretor de corrida da F1 explicou porque.

Foi claro no arranque que Valtteri Bottas se moveu antes das luzes se terem apagado, o que fez o #77 cair várias posições no início da prova.

As regras das falsas partidas, ditadas pelo Artigo 36.13 (a) dos regulamentos desportivos, dizem que um piloto será considerado como tendo feito falsa partida e se ele “se mover antes que o sinal de arranque seja dado, sendo esse julgamento feito por um transponder da FIA, aprovado, fornecido e instalado em cada carro ”.

Existe, no entanto, uma pequena “tolerância” na equação, diz Michael Masi.

“Dentro dos regulamentos desportivos, a maneira oficial pela qual uma partida falsa é determinada é por um sensor que é instalado no carro através do transponder”, explicou ele ao site oficial da F1. “Acho que o último que tivemos foi no Japão no ano passado. O sensor estava dentro da tolerância e essa tolerância é o meio oficial; não há outros meios dentro dos regulamentos para determinar uma falsa partida”.

Masi revelou que “apenas uma” equipa rival questionou o acidente de Bottas no início, mas não nomeou nomes.

Explicando as coisas de sua perspectiva, Bottas revelou que “algo mudou” no seu painel, levando-o a reagir como se as luzes tivessem se apagado.

Ele disse: “Reagi a uma luz no meu painel que disparou, não sei o que era, mas algo mudou no meu painel, por isso reagi a isso em vez das luzes de início, então fiquei em anti-stall e tive de começar de novo.”

Podemos comparar a falsa partida de Sebastian Vettel que questionou durante a prova a legalidade do arranque de Bottas e a sua falsa partida no GP do Japão do ano passado:

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
speedy68
speedy68
3 anos atrás

Teve algum benefício com a “manobra” ? não, então punir o quê e pra quê ? isso devería valer pra todos e todas as situações, mas querem mostrar serviço, provar ao mundo que a F1 é um exemplo …. mas não é ! muuuiiiiiito mais justa e competitiva é a F.Indy, onde a diferença é mais o piloto. Não é à toa a quantidade de equipes que por lá andam e na F1 só falências.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado