F1 2021: Proposta de sistema de suspensão ativa chumbada

Por a 19 Julho 2019 12:37

Uma proposta para trazer de volta os sistemas de suspensão activa controlados por computador em 2021 foi rejeitada porque poderia vir a trazer um efeito negativo nas corridas.

A suspensão activa permitiu às equipas optimizar a configuração da altura do carro e outras variáveis. Foi vista pela última vez na Fórmula 1 em 1993, sendo em 1994 banida.

Nos últimos anos, as equipas têm procurado recriar alguns dos benefícios da suspensão activa utilizando sistemas hidráulicos passivos. Estes serão mais restritos em 2021, mas o diretor técnico de monolugares da FIA, Nikolas Tomazis, confirmou que tinha sido investigada esta hipótese:

“A suspensão ativa foi avaliada porque em comparação com a suspensão hidráulica é mais simples e mais barata.”

“Mas sentimos que se as equipas fossem capazes de desenvolver carros numa situação muito específica e optimizada o resultado não seria benéfico para as corridas. Por isso é que rejeitámos a suspensão ativa.”

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ruimssousa
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ruimssousa

Há muitas coisas na Formula 1 que não podem ser replicadas e utilizadas nos carros de estrada. Por exemplo, os travões em carbono. Mas a suspensão activa é uma tecnologia que poderia muito bem ser utilizada nos carros de estrada, com muitas vantagens em termos de segurança, conforto e fiabilidade geral do automóvel. Se em 1994 foi proibida, não sei se bem ou mal, já há muitos anos que deveria ter sido permitida novamente, para desenvolver a tecnologia e permitir a sua passagem para o dia-a-dia. Ainda para mais é uma tecnologia que irá continuar a ser útil nos automóveis… Ler mais »

obernardo93
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obernardo93

existem varios mas varios tipos de suspensão ativa em carros de estrada, de varias marcas diferentes, travões de carbono tambem há em carros de estrada….

Koluirty
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Koluirty

Em quais ?

obernardo93
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obernardo93

o que queres saber suspensão ativa? ( audi A8 por exemplo, lamborghini urus, porsche’s), a citroen tambem já tem a sua suspensão ativa nos novos DS5 se não me engano, BMW tambem tem alem de suspensão ativa outro exemplo barras estabilizadores ativas, jaguar land rover etc….

obernardo93
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obernardo93

travagem em caborono, super desportivos, hiper desportivos, RS6 RS7 tantos por ai ( carbono ou cabono-ceramica 😉 )

Koluirty
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Koluirty

Obrigado, a minha duvida era obre os travões de carbono

sr-dr-hhister
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sr-dr-hhister

O facto da F1 ser inovadora e as tecnologias aplicadas à estrada é um mito. Pelo menos na escala que as pessoas pensam.
E já existe N carros com suspensão activa.
Eu sou a favor, desde que mantenham os carros sem ABS, ESP e TC.

Senna84
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Senna84

Sou da opinião do mínimo de ajudas possível. Penso que se poderia baixar o nível de apoio aerodinâmico, mas como resultado teríamos carros mais lentos em curva e isso não interessa. O efeito solo talvez seja a única solução.

neno
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neno

Acho questão pessoas que dirigem a F1 estão completamente perdidas. Atiram para todo lado com essas mudanças de regulamento e não chegam a lugar nenhum. Melhor seria parar de interferir e deixar as equipas se aproximarem naturalmente

*RPMS*
Membro
*RPMS*

A suspensão activa foi banida em 1994 mas não foi vista pela ultima vez em 1993.
No ano de 94 ainda havia um carro, um Benetton, que utilizou este sistema…
Cumprimentos

RedDevil
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RedDevil

sim… tinha suspensão activa, ligação bluetooth, 4G e bateria de iões de lítio…

PS – e foi suspenso 2 corridas porque desgastou o patim mais 2mm do que o especificado… essa ninguém se lembra…

*RPMS*
Membro
*RPMS*

O bluetooth e o resto não sei se tinha, agora a suspensão activa tinha e tirou beneficio disso de forma ilegal.
Quanto ao patim foi bem lembrado, pois era outra “trafulhice” em que usavam um patim mais estreito que o regulamentar por baixo do chassis e quando foram descobertos tentaram dizer que o patim se tinha “desgastado” numa saída de pista…
Cumprimentos

RedDevil
Membro
RedDevil

A história do patim também não é bem assim, o patim devia apresentar uma espessura mínima de 12mm e o patim do Benetton tinha 10mm de espessura nalgumas zonas… A do TC foi mais engraçada, a telemetria mostrava que o Schumacher não acelerava aos “calcões” como os restantes pilotos, mas sim de forma progressiva (só ao alcance dos mais habilidosos)… E já agora, uma pergunta, porque é que a Benetton só instalava essas “trafulhices” no carro do Schumacher? Isto seria uma forma pouco inteligente de fazer a “trafulhice”, pois as diferenças para o outro carro da equipa seriam “gritantes”, e,… Ler mais »

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Era suspensão activa ou TC? TC todas as provas indicam que tinha.

*RPMS*
Membro
*RPMS*

Tanto quanto se sabe, o dito Benetton tirou principalmente beneficio de forma ilegal através do uso de suspensão activa, mas também beneficiou ilegalmente de um controlo automático que auxiliava nas largadas dos Gps, de retirarem um filtro no deposito de combustível para reabastecerem mais depressa, e do uso do tal “patim” de madeira mais estreito que o que era permitido…
Cumprimentos

RedDevil
Membro
RedDevil

“A suspensão ativa foi avaliada porque em comparação com a suspensão hidráulica é mais simples e mais barata.”

Este parágrafo diz quase tudo, falta só acrescentar que a suspensão activa também é mais eficiente…

Conclusão – é mais simples, é mais barata, é mais eficiente… não não … não queremos!!!

E depois aparecem a pedir tectos orçamentais, simplificação das mecânicas, etc…

PS – será que esse pessoal que aparece a falar sobre o futuro da F1 tem alguma noção do que é que quer?

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Eu já há muito tempo que digo que essa gente é completamente idiota!

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