CRÓNICA: Poderá a Ferrari sair da F1?

Por a 3 Novembro 2017 17:41

Pode, mas não vai, e se forem ‘casmurros’ o suficiente para o fazer, muito provavelmente vão arrepender-se. A Fórmula 1 precisa da Ferrari, mas a Ferrari também precisa da F1, e é inócua a discussão de quem precisa mais do quê. Provavelmente, desta feita não vão tão longe quanto o foram nos anos 80 quando chegaram a construir um monolugar de Indycar somente para provar que estavam mesmo decididos a sair da F1, mas ninguém acreditou, e claro, como se sabe, por lá continuaram e continuam.

Pelo meio já várias vezes se fez ouvir esse tipo de conversa, a meio da primeira década do Séc. XXI, chegaram mesmo a ameaçar com um campeonato paralelo, mas como sempre aconteceu até aqui foi sempre ‘fogo fátuo’.

A Ferrari é muito importante para a Fórmula 1, mas há que ponderar bem até que ponto é que faz sentido ser tratada de forma diferente das demais. Recentemente, Bernie Ecclestone revelou que a Ferrari foi ajudada, nos tempos de Max Mosley: “Ajudar a Ferrari sempre foi a coisa mais inteligente a fazer. E isso sempre foi feito através do regulamento técnico. As equipas são importantes para a F1, mas a Ferrari é mais. É por isso que, ao longo dos anos, muitas das coisas que foram feitas ajudaram Maranello a vencer”, disse Ecclestone, acrescentando que uma temporada vencida pela Ferrari é mais valiosa do que vencida por outras equipas. Acreditamos que sim, em termos mediáticos a marca Ferrari é muito mais forte no desporto motorizado que outras, e até se admite que possa ter uma forte palavra a dizer neste tipo de discussões, pois ao fim ao cabo, outros vêm e vão e a Ferrari sempre esteve na F1, mas parece-nos que também não faz sentido falar em vantagem competitiva, porque se a tem, não tira partido dela, porque quer seja pilotos ou construtores, não vence desde 2007.

Provavelmente, o que ouvimos de Sergio Marchionne foi mais um momento de arrogância. Tudo bem que pode e deve defender os interesses da marca que representa, mas talvez devesse ter sido um pouco mais polido do que atirar logo a ‘bomba’ para início de conversa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
kkk
kkk
6 anos atrás

“Casmurros” – sempre a mesma palestra: “F1 precisa da Ferrari, Ferrari foi sempre ajudada, mas é a mais importante…” chama-se mesmo a isto – casmurrice – então a F1 precisa da Ferrari para numa obrigação lhe fazer favores para vencer, é isso?… sempre que ganham é com favores? os títulos invejáveis que alcançou foram com favores?… então para quê “tanta importância” e tanta polémica?!… Eles lá saberão porque uma coisa é certa: “com favores” ou sem favores é uma marca que todos gostariam de ter como referência mundial!… mas nem de perto nem de longe! Temos pena… e já agora… Ler mais »

anotheruser
Reply to  kkk
6 anos atrás

É pá. Mude lá o nome de utilizador, que isso já é anacrónico.

kkk
kkk
Reply to  anotheruser
6 anos atrás

A sério?!… e se mudasse de discurso só pq vê esse nome de utilizador?… é que é crónico! Se não quizer comentar não perca tempo! Para confusão já basta.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Errata no título: “Poderá a Ferrari voltar a amaeaçar sair da F1?”.

anotheruser
6 anos atrás

Não me parece arrogância do Marchionne.
Esta proposta de regulamento é um retrocesso, não só desportivo como tecnológico e financeiro.
Esquece e põe de lado tecnologia relevante, que custou dinheiro e muito tempo a desenvolver, que precisa de mais desenvolvimento até poder passar para os carros de estrada como solução patenteada pelas respectivas empresa e então começar a dar rentabilidade.
Por de lado o MGU-H é um disparate…., mas há mais coisas sem sentido.

so23101706
so23101706
Reply to  anotheruser
6 anos atrás

Mais importante do que a ameaça da Ferrari é esta ter do seu lado a Mercedes e a Renault nas críticas à proposta de novos regulamentos, mas isso não diz o artigo. Por que será?

anotheruser
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Acho que estas declarações do Marchionne são importantes e merecem uma notícia separada.
A reacção da Mercedes mereceu notícia separada, assim como a reacção da Renault.
Até porque as três estão contra provavelmente por motivos e interesses diferentes.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

O que eu retiro daqui é que neste momento é fácil negociar com a Ferrari! Não se fazem ultimatos que não se possam cumprir.

can-am
can-am
6 anos atrás

Podem sair à vontade ! Se nem com muletas da FIA ao longo dos anos, trafulhices varias e gastando rios de dinheiro, lá conseguem ir. É obra, ELES DEVEM SER MESMO MUITO BONS !!!

kkk
kkk
Reply to  can-am
6 anos atrás

Já lá foste alguma vez?… Vai que mudas de opinião! :):):):):):)… leva lá isto na brincadeira pq já sei da resposta!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado