WTCR: Quem será o novo rei?

Por a 31 Maio 2021 17:30

O WTCR está de regresso. Depois de Yann Ehrlacher ter sido coroado com o título em Novembro de 2020, a competição procura agora o novo rei dos turismos. A esperança portuguesa é que seja Tiago Monteiro um dos candidatos.

A nova época da Taça do Mundo de Turismos da FIA está à espreita, numa competição que deverá começar a caminhar para a normalidade que todos desejamos. Depois de um 2020 de muitas adaptações, os organizadores têm esperança de que esta temporada tenha um calendário mais próximo do habitual.

Em 2020, a Pandemia obrigou a uma “reforma” radical do calendário da Taça do Mundo, que por força das restrições teve de se manter no continente europeu. No final foi Yann Ehrlacher (Lynk & Co 03 TCR) da Lynk and Co a fazer a festa, tornando-se no mais jovem piloto a vencer numa competição de turismos da FIA (24 anos). A luta voltou a ser renhida, como é habitual nesta competição, mas Yvan Muller (Lynk & Co 03 TCR) teve de se contentar com o segundo lugar, o que para ele não foi problema, uma vez que o seu sobrinho ocupou o primeiro lugar. Em terceiro lugar ficou Jean-Karl Vernay, que venceu o WTCR Trophy, para pilotos independentes (sem ligação a marcas) no melhor ano da Team Mulsanne e do Alfa Romeo Giulietta Veloce TCR. Gilles Magnus (Audi RS3 LMS) da Comtoyou foi claramente o melhor jovem do ano, levando para casa o prémio de melhor Rookie. É tempo de encontrar novos vencedores.

22 inscritos, com muitas novidades.

Serão 22 os pilotos a tempo inteiro este ano, que acumulam um total de 63 vitórias em corridas WTCR e 10 títulos mundiais da FIA, representando cinco marcas e 12 nacionalidades.

Os três vencedores do título WTCR até agora, Ehrlacher, Norbert Michelisz (Hyundai) e Gabriele Tarquini (Hyundai) estão presentes, juntamente com Muller, quatro vezes campeão mundial de carros de turismo da FIA, mais Thed Björk (Lynk & Co) e Rob Huff, que venceram o cobiçado prémio em 2017 e 2012, respetivamente. Huff é uma novidade e depois de um ano afastado do maior palco dos turismos, regressa para representar a Cupra. Como novidades teremos também Andreas Bäckman e Jessica Bäckman (Hyundai Elantra N TCR) e o experiente Jordi Gené (Cupra Leon Competición). Outra das grandes novidades é a entrada de Vernay para a Hyundai, um reforço de peso para a marca coreana.

Gilles Magnus é o mais jovem piloto e terá 21 anos de idade, nove meses e quatro dias quando a acção de pista começar na Alemanha. Jessica Bäckman, Boldizs, Engstler, e Magnus são elegíveis para o título de melhor piloto Júnior.

Jessica Bäckman fará história em 2021 quando se tornar a primeira piloto a correr no WTCR.

Lista de Inscritos

29 Néstor Girolami (ARG) ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR

86 Esteban Guerrieri (ARG) ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR

9 Attila Tassi (HUN) ALL-INKL.DE Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR

18 Tiago Monteiro (PRT) ALL-INKL.DE Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR

3 Gabriele Tarquini (ITA) BRC Hyundai N LUKOIL Squadra Corse Hyundai Elantra N TCR

5 Norbert Michelisz (HUN) BRC Hyundai N LUKOIL Squadra Corse Hyundai Elantra N TCR

16 Gilles Magnus (BEL) Comtoyou Team Audi Sport Audi RS 3 LMS

22 Frédéric Vervisch (BEL) Comtoyou Team Audi Sport Audi RS 3 LMS

17 Nathanaël Berthon (FRA) Comtoyou DHL Team Audi Sport Audi RS 3 LMS

32 Tom Coronel (NLD) Comtoyou DHL Team Audi Sport Audi RS 3 LMS

11 Thed Björk (SWE) Cyan Performance Lynk & Co Lynk & Co 03 TCR

12 Santiago Urrutia (URY) Cyan Performance Lynk & Co Lynk & Co 03 TCR

68 Yann Ehrlacher (FRA) Cyan Racing Lynk & Co Lynk & Co 03 TCR

100 Yvan Muller (FRA) Cyan Racing Lynk & Co Lynk & C0 03 TCR

8 Luca Engstler (DEU) Engstler Hyundai N Liqui Moly Racing Team Hyundai Elantra N TCR

69 Jean-Karl Vernay (FRA) Engstler Hyundai N Liqui Moly Racing Team Hyundai Elantra N TCR

19 Andreas Bäckman (SWE) Target Competition Hyundai Elantra N TCR

26 Jessica Bäckman (SWE) Target Competition Hyundai Elantra N TCR

79 Rob Huff (GBR) Zengő Motorsport CUPRA Leon Competición

96 Mikel Azcona (ESP) Zengő Motorsport CUPRA Leon Competición

28 Jordi Gené (ESP) Zengő Motorsport Drivers’ Academy CUPRA Leon Competición

55 Bence Boldizs (HUN) Zengő Motorsport Drivers’ Academy CUPRA Leon Competición

Novas máquinas, novos pneus e combustível

Além das novidades no alinhamento dos pilotos, teremos também novas máquinas. A Audi lançará a segunda geração do RS 3 LMS e fornecerá apoio oficial a dois pilotos (Berthon e Vervisch). Também a Hyundai, depois da desilusão de 2020, aposta numa nova máquina, o Elantra N TCR, carro de três volumes (que dá vantagem a nível aerodinâmico) para fazer frente aos Lynk & Co. A Honda mantém a aposta no Civic Type R TCR, tal como a Lynk & Co no Lynk & Co 03 TCR e a Cumpra no Leon Competicion, que se estreou no ano passado .

Todos os carros estão equipados com o Goodyear Eagle F1 SuperSport e serão alimentados por um biocombustível sustentável da P1 Racing Fuels, que foi nomeada fornecedora oficial de combustível, num acordo de dois anos e irá, para a época de 2021, introduzir combustível com 15% de componentes renováveis. Os componentes não fósseis do combustível que serão utilizados na temporada 2021 WTCR são derivados do bioetanol, com a P1 Racing Fuels a afirmar que o seu objectivo é produzir combustível de corrida 100% isento de fontes de energia fósseis.

Mudanças no formato

O formato do fim-de-semana de corrida foi alterado e volta a ter duas corridas por evento em comparação a 2020, quando a maioria dos fins-de-semana de corrida foi composta por três corridas. A qualificação irá apresentar uma única sessão em 2021 com três fases eliminatórias. Serão atribuídos pontos aos cinco pilotos mais rápidos da Q1 e Q3 de acordo com a escala 5-4-3-2-1. O fim-de-semana de corrida em Nürburgring terá um formato de qualificação diferente, apresentando uma sessão ininterrupta de 40 minutos com uma escala de pontos de 10-8-6-4-2.

O Prémio Rookie do ano passa a ser Prémio Piloto Júnior do ano e os pilotos não podem ter participado numa corrida WTCR anteriormente e ter 24 anos ou menos para serem elegíveis para participar.

Calendário sem Vila Real

Depois de um ano em que não saiu da Europa, o WTCR espera poder visitar outros continentes. A primeira metade do calendário será realizada em solo europeu, mas as últimas três provas deverão ocorrer na Ásia. A dúvida persiste se será possível a Coreia do Sul, China e Macau receberem a competição e olhando às restrições atuais vigentes o cenário não parece muito animador, mas a “ronda asiática” começa apenas em Outubro pelo que ainda muito pode mudar. Vila Real volta a ficar de fora, pois em época de Pandemia seria muito difícil o controlo dos muitos fãs que visitam a capital transmontana. Vila Real sem público nunca foi opção pelo que o Estoril será o palco da segunda jornada da competição. mas é apenas uma solução temporária pois o município de Vila Real tem acordo firmado com o WTCR para mais três anos (existe uma carta de intenção e o acordo só será eventualmente formalizado após as eleições autárquicas, dependendo da vontade do presidente eleito). Este acordo de três anos reflete o acordo feito entre a Eurosport Events com a FIA, numa extensão do acordo existente por mais três anos, o que garante a existência do WTCR nestes moldes até 2025.

Rondas 1 e 2: Alemanha, Nürburgring Nordschleife, 3-5 de Junho

Rondas 3 e 4: Portugal, Circuito do Estoril, 26-27 de Junho

Rondas 5 e 6: Espanha, MotorLand Aragón, 10-11 de Julho

Rondas 7 e 8: Itália, Adria International Raceway, 31 de Julho-Agosto 1

Rondas 9 e 10: Hungria, Hungaroring, 21-22 de Agosto

Rondas 11 e 12: Coreia do Sul, Inje Speedium, 16-17 de Outubro

Rondas 13 e 14: China, Ningbo International Speedpark, 6-7 de Novembro

Rondas 15 e 16: Macau, Circuito da Guia, 19-21 de Novembro

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