WEC / IMSA: Neel Jani abandona a Porsche

Por a 22 Dezembro 2022 18:30

Depois de 10 épocas ao serviço da Porsche, Neel Jani vai deixar de representar a marca germânica. O piloto de 39 anos ficou de fora da lista de pilotos oficiais para competir no WEC e no IMSA e por isso vai tentar a sua sorte noutra estrutura.

Jani já era uma cara bem conhecida da Porsche, tendo já vencido as 24h de Le Mans e o título de campeão do mundo de endurance com a marca Weissach, tendo sido ele a pilotar o Porsche 919 Hybrid Evo que pulverizou recordes.

Jani fez parte do programa de Fórmula E mas a sua passagem pelo campeonato foi curta, contando com apenas uma época, cedendo o seu lugar a Pascal Wehrlein. Ficou como piloto de reserva e piloto de testes e era um dos favoritos para assumir um lugar no Porsche 963 LMDh (que ajudou a desenvolver), o que acabou por não acontecer.

“A partir do final deste ano, deixarei de ser piloto de fábrica da Porsche pela primeira vez em 10 anos”, disse Jani à Motorsport.com. “Estou grato pelo tempo fantástico que passei na Porsche e sinto-me privilegiado por ter estado envolvido com o agora lendário Híbrido 919 desde o início. Nunca esquecerei as corridas vencedoras do WEC para a Porsche com o 919 e depois com o 911 RSR [no GTE Pro]. Obviamente, estou triste que muitas coisas tenham mudado na Porsche Motorsport durante os últimos 12 meses e que os planos iniciais para o meu futuro tenham sido alterados”.

“Eu estava a trabalhar no simulador e a fazer outros trabalhos de desenvolvimento na segunda metade de 2021, enquanto me diziam que eu estava na lista para correr com o carro”, explicou Jani. “Depois disseram-me que não faria parte do programa de corrida com a Penske e ofereceram-me um programa GT3 para o futuro, mas o meu amor e experiência estão nos protótipos”. Jani aceitou subsequentemente um acordo para continuar com o programa FE.

“Quero encontrar outro acordo para lutar por vitórias à geral, isso é claro, talvez com uma equipa cliente da Porsche. Vejo-me como um piloto protótipo; é aí que está a minha experiência. É um pouco tarde para 2023, por isso não há muitas opções por aí”, disse o piloto que não descarta passar para os LMP2.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa
Ativar notificações? Sim Não, obrigado