24h Le Mans, Pedro Lamy: “É um marco na minha carreira”

Por a 12 Junho 2019 13:00

Pedro Lamy é um dos nomes incontornáveis do desporto motorizado nacional. Presença assídua nas 24h de Le Mans e um dos pilotos com mais participações, regressa à mítica prova francesa pela 20ª vez.

Pedro Lamy falou ao AutoSport e admitiu entre risos, que embora seja um número bonito, a sua 20ª participação terá apenas um sabor especial se o resultado for bom:

Não tem um sabor especial. É apenas mais uma participação. No final é que vamos ver se realmente se se torna marcante ou não. Claro que sendo a 20ª vez é um marco na minha carreira.”

Das 19 participações, Lamy destacou a vitória na categoria e os pódios à geral como os momentos mais marcantes:

Todas as participações têm momentos marcantes. O facto de ter vencido em LMGTE AM em 2012 foi muito gratificante, assim como nas outras duas vezes em que subi ao pódio na geral. A vitória nos Am é um momento alto pois as lutas em Le Mans são sempre muito duras, independentemente da classe em que estamos inseridos. Lutamos contra máquinas de igual valia, numa prova muito exigente, por isso essa vitória é sem dúvida importante para mim.”

Lamy falou da exigência de uma prova de 24h feita sempre a fundo:

“Sem dúvida que Le Mans é um grande desafio para qualquer piloto, assim como para as máquinas e as equipas que participam. A responsabilidade do sucesso ou do fracasso é dividida por todos. Há uma serie de variáveis que podem permitir ou impedir o sucesso, por isso quando se consegue um bom resultado e chegamos ao fim de uma prova sem problemas é realmente gratificante pois é o culminar de um grande esforço.”

“É um desafio físico e mental. Temos pouco tempo de descanso e temos de descansar o melhor possível num curto espaço de tempo para voltar a entrar para o carro a 100%. É uma ginástica difícil para qualquer piloto que faça as 24h. E Le Mans não sendo uma prova muito exigente a nível físico, porque creio que há pistas mais difíceis nesse aspecto, é muito exigente a nível mental pois os níveis de concentração têm de estar sempre muito altos. O ritmo é elevado, as velocidades são altas e requerem muita concentração.”

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas Newsletter
últimas Autosport