24 Horas de Le Mans: O que esperar de cada categoria

Por a 16 Setembro 2020 08:45

LMP1: Uma história (provavelmente) igual

A classe LMP1 é aquela onde se esperam menos lutas interessantes, infelizmente. Le Mans é imprevisível, mas até agora o domínio das máquinas híbridas da Toyota não tem sido travado e mesmo o sistema handicaps (que vai penalizando as equipas na frente do campeonato) tem surtido o efeito desejado. Não se espera que a Rebellion seja uma verdadeira ameaça à Toyota, apesar de contarem com duas vitórias esta época. A vantagem que o sistema híbrido fornece é difícil de anular e a Toyota parte sempre como favorita para a prova. Mas há dois fatores que devem ser tidos em conta: o primeiro é a especificidade do circuito francês, com as longas retas que atenuam a vantagem das máquinas japonesas, que lucram pela saída de curva muito rápida graças à tração integral que o sistema híbrido permite. Nas longas retas de La Sarthe, os não híbridos poderão atingir velocidades superiores e quem sabe proporcionar uma luta menos desequilibrada; o segundo fator a ter em conta é… Le Mans.. Falamos de uma prova de 24h sem parar, onde o inesperado está ao virar de cada curva. A Toyota sabe bem que mesmo tendo tudo para vencer, por vezes Le Mans é cruel, por isso nunca é sensato excluir completamente quem quer que seja. É por isso que até a ByKolles não deve ser completamente descartada, embora as probabilidades de ter um bom resultado sejam francamente reduzidas pois a ByKolles não tem sequer competido a tempo inteiro no campeonato. A Rebellion é será a adversária mais capaz e com uma prova perfeita poderão pressionar a Toyota e quem sabe, tentar o inesperado. A Ginetta anunciou que não irá participar na prova no fim da semana passada, afirmando que as incertezas à volta da prova levam a equipa a preferir focar-se na próxima época. pelo que apenas teremos 5 LMP1 em prova.

LMP2: O foco das nossas atenções

A classe LMP2 é uma das mais interessantes pela competitividade, pelos pilotos envolvidos e pelas excelentes lutas que tem proporcionado ao longo do ano. Ao contrário dos LMP1, é praticamente impossível apontar um claro favorito à vitória. Das 24 máquinas inscritas, apenas três são Ligier e uma é Dallara, ou seja, teremos 20 máquinas semelhantes em pista, no que parece um troféu monomarca… e neste tipo de competições os pormenores fazem a diferença. Se olharmos para os melhores da época do WEC, temos motivos para nos entusiasmarmos com a corrida. A tripulação do Oreca #22 da United Autosports lidera o campeonato, com Phil Hanson, Paul di Resta e… Filipe Albuquerque. O trio tem 120 pontos, lidera a contenda e venceu as últimas três provas do WEC ( a que se juntam mais duas vitórias consecutivas no ELMS). São a equipa em melhor forma nesta fase e juntam o talento dos pilotos à experiência da equipa, que já está habituada a competir a este nível. Segue-se a tripulação do #37 da Jackie Chan DC Racing, com Ho-Ping Tun e Will Stevens em segundo no campeonato, que terão a companhia de Gabriel Aubry. A Racing Team Nederland no #29 tem estado também em bom plano ( Giedo Van Der Garde, Fritz Van Eerd e Nyck de Vries) assim como #37 da JOTA, com António Félix da Costa, Roberto Gonzalez e Anthony Davidson. Depois de um começo abaixo do esperado, com um quinto lugar e uma desqualificação, seguiram-se três pódios consecutivos e um quarto lugar na última prova para a equipa do português. O título está mais longe, mas a equipa já provou que sabe o que fazer para vencer. A Cool Racing no #42, a Signatech Alpine, no #36 são as outras equipas que militam no WEC e que merecem estar no lote de favoritas.

Além das equipas que competem no WEC equipas de outros campeonatos tentam também a sua sorte no certame francês. Dessas merece óbvio destaque a Algarve Pro Racing, que irá ter em pista dois Orecas. Um será o #25 com Jonh Falb, Simon Trummer e Matthew Mc Murry. O segundo levará as cores da G-Drive e conta com um alinhamento muito interessante com Ryan Cullen, Oliver Jarvis e Nick Tandy. A Dragonspeed com o #21 merece destaque pela competitividade e por trazer um nome sonante… Juan Pablo Montoya irá estar em Le Mans com Memo Rojas e Thimothé Buret, no #21 enquanto o #27 terá Henrik Hedman, Ben Hanley e Renger Van der Zande. Destaque também para a IDEC Sport, a Panis Racing que também poderão entrar nas contas dos lugares da frente.

LMGTE –Pro: Poucos mas bons

A classe LMGTE aparece este ano com um número reduzido de participantes. Ao contrário do ano passado, não teremos nem BMW (que se retirou da competição), nem Ford (também se retirou da competição), nem os Chevrolet Corvette que decidiram não correr em Le Mans este ano. A Porsche reduziu a sua representação a apenas dois carros. A Ferrari terá quatro máquinas em pista enquanto a Aston Martin terá os habituais dois carros , o que faz o total de apenas oito LMGTE -Pro. Um número claramente reduzido, mas que não deverá ser entrave a um bom espetáculo nesta classe. A Ferrari está bem posicionada para vencer pois as probabilidades favorecem as equipas com mais carros, mas a Porsche tem uma maquina super-competitiva que já mostrou ser capaz de dominar os adversários. Da Aston espera-se melhor que no ano passado, em que nenhum dos carros terminou a prova, com a natural evolução do Vantage que é agora mais competitivo. A lista de pilotos essa… é de topo com grandes nomes e grandes talentos.

LMGTE- AM: A luta habitual

Esta classe surge com mais carros em relação ao ano passado, contabilizando um total de 22 máquinas em pista. Aqui, também a Ferrari deverá ter mais hipóteses de ver um carro a vencer pois das 22 máquinas, 12 são 488 GTE Evo. Teremos oito Porsche 911 RSR e dois Aston Martin Vantage. A lista de pilotos é também de grande nível contando com nomes consagrados que certamente irão proporcionar um grande espetáculo. Este ano não teremos representação portuguesa nesta classe com Pedro Lamy a ficar de fora pela primeira vez desde 2005. Uma baixa de peso para o contingente luso.

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