WTCR: mudanças no BoP não foram suficientes

Por a 9 Maio 2018 12:13

As primeiras duas corridas do WTCR deram-nos um domínio da Hyundai sobre as outras marcas representadas na Taça do mundo de turismos. A máquina coreana é a melhor do pelotão e o BoP, que deveria servir para equilibrar as coisas, não teve o efeito desejado.

Na semana passada os números foram revistos e à primeira vista parecia que tinham sido tomadas boas decisões. A primeira ronda do TCR Europe mostrou que o caminho escolhido foi adequado mas… insuficiente. Os Hyundai continuaram a ser os mais rápidos em relação à concorrência e os homens da WRT pediram nova revisão do BoP, pela voz de Jean-Karl Vernay:

“Obviamente não é suficiente”, disse o francês à TouringCarTimes. “Eu já disse o que tinha a dizer na Hungria; basta olhar para os resultados. Estávamos a 1,1 segundos do tempo de Kris Richard. O problema é que o campeonato será decidido cedo demais e não é justo. Estamos a tentar tudo que podemos para melhorar o carro, mas não é suficiente. Podemos melhorar em dois ou três décimos, mas ficamos dois segundos fora do ritmo na Hungria e mais de um aqui”.

“Os dez milímetros de redução de altura ao solo certamente ajudaram a tirar alguns décimos, mas a diferença é de segundos. O Hyundai é muito superior. O meu foco é melhorar o carro com a equipa e com a Audi, mas precisamos de mais para lutar igualmente. Temos boa velocidade máxima, o carro tem uma aerodinâmica muito boa, mas o peso é o problema, e em curvas longas temos muita sub-viragem.Não podemos esperar apenas pelo BoP, por isso continuaremos a trabalhar para melhorar o RS 3 LMS. ”

Os responsáveis da Honda também já pediram uma revisão do BoP, embora alguns apontem o próprio carro não é tão bom quanto se pensava inicialmente. Marcello Lotti não está ainda muito preocupado com esta situação e acredita que os lastros de sucesso irão equilibrar mais as coisas:

“Eu não acho que se possa ignorar o facto de que dois grupos de engenheiros, separadamente, chegam às mesmas conclusões.  As equipas também devem esperar que os lastros  entrem em jogo, pois na verdade faz parte do BoP e certamente desempenhará seu papel ”.

O TCR é um campeonato feito desde início para promover corridas renhidas e evitar este tipo de situações e para isso existe o BoP. A base do sucesso esteve no facto de carros de valia inferior poderem também ter hipóteses de vencer. A Hyundai fez um trabalho fantástico e tem o melhor carro sem dúvida, mas com o BoP essas diferenças deveria ser diluídas. Há carros novos como os Honda e especialmente os Peugeot que estão muito longe do nível do i30. Por culpa própria? Talvez, mas ainda assim o BoP deveria permitir uma maior proximidade. Vem aí mais uma ronda do WTCR e certamente, como esperado no início do ano, o BoP será tema de conversa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TCR
últimas Autosport
tcr
últimas Automais
tcr
Ativar notificações? Sim Não, obrigado