/velocidade/tcr/wtcr-hyundai-i30-n-tcr-continua-a-dar-que-falar/
WTCR: Hyundai i30 N TCR continua a dar que falar | AutoSport

WTCR: Hyundai i30 N TCR continua a dar que falar

Por a 19 Abril 2018 11:57

A aposta no desporto motorizado da Hyundai continua a ser grande e a marca coreana quer impor-se definitivamente no mundo das corridas. Não podemos fugir à realidade que, o que para nós é uma paixão, para as marcas é apenas um exercício de marketing com o objectivo de mostrar ao mundo a marca e o seu potencial. A Hyundai tem feito um excelente trabalho nesse aspecto e depois da aposta no WRC que agora começa a dar frutos mais saborosos, chegou a vez do ataque às pistas com o i30 N TCR.

O carro começou a ser feito em Setembro de 2016 sob a supervisão de Andrea Adamo, a equipa usou todo o conhecimento que foi angariado nos ralis, especialmente na produção do i30 R5, também um carro com base numa plataforma para venda a clientes, contando com a ajuda de Gabriele Tarquini, o veterano piloto, com mais de duas décadas de experiência com carros de tracção dianteira. Em Abril de 2017 o carro foi para a pista pela primeira vez e seguiu-se uma bateria de testes que durou até Agosto, altura na qual o carro começou a ser usado em competição no TCR Internacional. As vitórias começaram logo a surgir e o potencial da máquina interessava cada vez mais pessoas.

Ficou claro que o i30 TCR seria uma máquina competitiva desde início e a entrada em cena do WTCR trouxe o palco ideal para a marca mostrar ao mundo (e mais importante aos potenciais clientes) a capacidade do carro.

Nesta fase é já um dado adquirido que o Hyundai é uma das máquinas mais fortes da grelha da taça do mundo, senão a mais forte. O BoP trata de tentar colocar todos os carros ao mesmo nível mas a primeira prova do ano, com duas vitórias para Tarquini, evidenciou bem o poderio do carro.

Há poucos dias soube-se que o carro bateu o recorde de Nordschleife, na corrida de qualificação para as 24h de  Nürburgring onde os clientes puderam ver a capacidade do carro em corridas de endurance. O tempo de 9:03.206 foi feito por Andreas Gülden e é um novo marco para a Hyundai. Um projecto bem preparado e executado que começa a render desde o início.

Não é provável que o domínio apresentado em Marraquexe se repita em todos os fins de semana e tanto o BoP como os lastros irão trazer os Hyundai para perto da concorrência, mas com a qualidade do carro, a qualidade das equipas e dos pilotos ao volante, será difícil não ter pelo menos dois carros na luta pelo título. Resta saber quem será capaz de contrariar a força da marca coreana. A Honda / JAS tem experiência, tem um carro muito bom e serve equipas com bons pilotos que podem estar na frente e deverão ser a principal ameaça tal como os Audi da WRT, uma equipa habituada a ganhar com os TCR e com dois excelentes pilotos e os VW Golf, que dominaram no TCR Internacional Series, estão também em boa posição. Espera-se uma luta acesa até ao final, mas o objectivo de criar um primeiro impacto positivo foi conseguido e a Hyundai já tem motivos para sorrir.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas TCR
últimas Autosport
tcr