PSCI, Portimão: Grande susto para Alex Areia
Foi uma estreia de emoções fortes para Alex Areia, piloto da Porsche Sprint Cup Ibérica. O piloto ficou sem travões no final da reta da meta, num incidente que atirou o carro para as bancadas do AIA.
Foi apenas um susto, mas podia ter sido muito pior. Alex Areia chegou ao fim da reta da meta e ficou sem travões para desacelerar. O carro foi em frente, acabando por ultrapassar as barreiras de proteção, terminando a viagem nas bancadas que, felizmente, estavam despidas de público. Ainda não se conhece o motivo do incidente, mas o que restou do carro ficou sob alçada da Porsche que vai investigar a causa do incidente.
O piloto já recorreu às redes sociais e afirmou estar bem:
“Foi muito bravo, fiquei sem travões no fim da reta, virei praticamente um passageiro.. Felizmente não estava ninguém naquela zona da bancada e consegui sair ileso do acidente, graças ao nível de segurança daquele carro.”
This was a crazy crash at Portimão today… thankfully, everyone is OK! pic.twitter.com/g3ddhiJfT5
— Paul McGinnes 🏁 (@PaulMcG92) April 14, 2023
@SaldanaTomas @JavieRubioF1 lo importante…piloto ok y nadie en el publico…hoy vino dios a Portimao 😱😱 pic.twitter.com/gA9WA0dndj
— Petete3mil (@petete3mil) April 14, 2023
Foto retirada do grupo “Sportscar Portugal” do facebook, do perfil “Alban Borzacchiello”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Terrivelmente assustador pensarmos se estivesse ali público!
Tem que se estudar bem o que sucedeu para impedir falhas de segurança como esta.
Outra vez a gravilha muito grande, compactada e irregular. Nos anos 90 as pistas tinham caixas de areia, os carros ficavam literalmente enterrados, só saiam de lá com uma grua. Isto não é uma escapatória, mas sim uma rampa de lançamento, o carro/mota só ganham velocidade, saltam e rebolam e batem nas barreiras de pneus que são autênticas molas. As grades são tão fracas que só servem para impedir as pessoas de entrarem na pista.
..os carros/motas…
Adoro textos com sotaque brasilês.
Como é possivel uma coisa destas acontecer …em 2023 !
Quando começaram a substituir a gravilha por escapatórias em asfalto, já lá vão uns bons anos, para além dos circuitos novos não as terem, lembro-me de ler que a justificação era que a gravilha, em vez de ajudar a travar o carro, pelo contrário, potenciava a aceleração. Será essa a justificação?
Entretanto, voltou-se a pedir as escapatórias em gravilha.
Não sei de que lado está a razão, mas Zhou, em Silverstone, também levantou voo ao passar pela gravilha. É um debate que eu gostaria de ver: prós e contras das escapatórias em gravilha.
Há gravilha e gravilha, a de Portimão são calhaus soldados uns aos outros, se fosse constituída por areia ou pedras pequenas com menos de 5 mm os carros ficavam logo enterrados, mas eles não querem isso, porque iam perder muito tempo e as desistências nas corridas só iam aumentar.