VILA REAL: CNV será o ‘prato principal’ com muitos e bons pilotos

Por a 20 Junho 2014 13:56

O Campeonato Nacional de Velocidade regressa ao seu habitat natural, depois de disputadas as duas provas de rampa agendadas no calendário (Falperra e Serra da Estrela/Covilhã).

 Vila Real tem longa tradição em corridas de Sport-Protótipos mas a prova deste ano do CNV vai para além dessa tradição uma vez que juntará também em pista GT’s e carros de Turismo, numa ‘mixórdia de temáticas’ que se prevê tão interessante quanto saudável para o campeonato, ainda que a combinação de categorias com diferentes andamentos em pista possa prejudicar as barchettas mais rápidas nas dobragens, numa pista onde os pontos de ultrapassagem são muito reduzidos.

 De qualquer modo, o espectáculo em pista está sempre garantido seja pela ‘sede de vitória’ com que alguns pilotos encararão esta quarta etapa do campeonato, seja pelo simples facto de Vila Real ser, de facto, um circuito citadino único ao nível da exigência e impermeabilidade ao erro.     

 Nas duas corridas que serão o prato principal do programa de todo o fim de semana, não faltam candidatos à vitória e à discussão dos primeiros lugares e praticamente todas as equipas e pilotos já traçaram a sua estratégia. Vale a pena saber o que pensam os principais protagonistas do CNV…

 

 Miguel Barbosa/José Pedro Fontes (Tattus PY 012)

Mesmo sem terem ganho qualquer provas das três já disputadas, a dupla do BP Ultimate Vodadone Team chega a Vila Real no comando do campeonato e com vontade de confirmar que a liderança não é fruto do acaso.

 M. Barbosa: “Gosto de circuitos urbanos como o da Boavista, mas neste de Vila Real vou fazer a minha estreia absoluta. Estou um pouco preocupado pela exiguidade de tempo que vamos ter para treinar… mas o nosso objetivo é claramente lutar pela vitória”.

 J.P. Fontes: “Os circuitos citadinos são sempre especiais e Vila Real é mítico! Tenho grandes recordações dos tempos em que acompanhava o meu pai. Tudo isso dá-me uma motivação especial para correr neste circuito”.

 

 Carlos Vieira/Pedro Salvador (Tattus PY 012)

Depois de um arranque em falso na primeira corrida do ano, em Braga, a dupla cujo Tattus é assistida pela experiente Veloso Motorsport, colecionou duas vitórias nas provas de rampas do calendário, chegando a Vila Real em boa posição para assaltar a liderança do campeonato. Se Vieira se estreará no traçado transmontano, Salvador contará com a sua enorme experiência e habitual rapidez numa pista onde o recorde é seu.  

 Carlos Vieira: “Temos muita vontade de ganhar. Temos consciência que não vai ser fácil, até porque nunca andei neste circuito, mas estou convencido que se tudo correr bem, poderemos lutar até ao fim pela vitória, e é esse o objectivo principal”.

 Pedro Salvador: “Num circuito que é um constante desafio, vamos tentar vencer, mesmo que eu possa não estar ainda totalmente recuperado de um problema físico recente. É um circuito que gosto muito e me sinto à vontade”.

 

Stefano de Val (Wolf GB08)

Após se ter tornado o primeiro vencedor do ano, quando triunfou nas duas corridas do Racing Weekend de Braga, Stefano de Val, perdeu a liderança do campeonato. A ausências nas provas de rampa teve um grande peso na situação e em Vila Real o italiano da CRM Motorsport tudo fará para regressar ao primeiro posto das contas pelo título. No entanto, não terá certamente uma missão fácil até porque também para ele a pista é totalmente desconhecida. Na impossibilidade de obter declarações de Stefano de Val, Tiago Raposo Magalhães, o team manager da equipa, falou dos objetivos.

 Tiago Raposo Magalhães (Team Manager da CRM Motorsport): “A missão do Stefano não é ganhar mais sim lutar pelos lugares da frente e obter a melhor classificação possível, de acordo com os condicionalismos da corrida e com a sua adaptação à pista. Ele irá tentar somar o maior número de pontos, numa pista totalmente desconhecida para ele”.

 Francisco Abreu (Tattus PY012)

César Campaniço e Francisco Abreu abraçarem este ano o projeto do CNV em conjunto. Contudo, em Vila Real apenas o jovem madeirense marcará presença uma vez que Campaniço estará a defender as cores da equipa NovaDriver no International GT Open, em Jerez de la Frontera. Isso aumenta a carga de responsabilidade sobre os ombros de Francisco Abreu para quem o circuito será uma novidade, naquilo que constituirá o seu maior handicap.

 Francisco Abreu: “Temos como objetivo somar o máximo de pontos possível. A minha evolução ao longo do fim de semana tem de ser gradual já que, tratando-se de um circuito citadino, não dá para correr nos limites… pois o mínimo erro paga-se caro. Estou focado em estabelecer uma boa marca nos treinos cronometrados para poder largar das primeiras linhas e a partir daí fazer uma boa gestão. Não defino objetivos em termos de classificação… mas tudo é possível devido aos condicionalismos próprios de um corrida de circuito citadino”.

 

 Gonçalo Araújo/Miguel Cristovão (Norma M20 FC)

Vista como uma das duplas mais rápidas do CNV, Gonçalo Araújo e Miguel Cristovão são sempre fortes candidatos às primeiras posições. O Norma M20FC da Araújo Competição, que não fez nenhuma das rampas, terá que recuperar algum do atraso já somado para que os seus pilotos possam ainda ser candidatos ao título.

 Miguel Cristovão: “Na última prova que fizemos, em Braga, tivemos alguns problemas técnicos, que obviamente nos provocaram contratempos em termos de andamento, não permitindo lutar pelos lugares da frente. Espero agora para este fim de semana, em Vila Real, que tudo isto esteja solucionado, e que tanto eu como o Gonçalo Araújo consigamos lutar pelas posições da frente, e quem sabe se conseguimos subir ao pódio.“

 

 Eugénio Montez/Sérgio Montez (Norma M20FC)

Depois de em 2013 terem ganhado ‘corpo’ no Troféu Abarth, os irmãos Montez, Eugénio e Sérgio, abraçaram este ano um projeto muito mais ambicioso, levando para as pistas e rampas o Norma M20FC da Veloso Motorsport. Mesmo com um violento acidente na Falperra, os manos Montez não tem tido uma evolução positiva e tentarão deixar a sua marca em Vila Real.

 Eugénio Montez: “Esta não vai ser certamente uma prova fácil para nós. É um circuito citadino, muito pouco permissivo em termos de erros, pelo que teremos especial cuidado para esta prova. Não quer isto dizer, que não tentemos andar junto com os da frente e se possível dar alguma luta. Estamos já mais habituados ao carro e isso joga a nosso favor. Sair de Vila Real no mesmo terceiro lugar em que estamos agora, é um objectivo que julgamos atingível”.

 

 Rafael Lobato/Armando Parente (Radical SR3)

Embora sem carro para lutar pelas primeiras posições, em condições normais, a dupla Rafael Lobato/Armando Parente apostará no factor surpresa. Lobato ‘corre em casa’ e isso trará alguma vantagem, pese embora para o jovem piloto de Vila Real se trate sempre de uma estreia já que nunca correu naquele traçado. Parente, o seu rápido colega de equipa, também terá o mesmo handicap mas juntos partem dispostos a surpreender com um bom resultado e a vencer a categoria C3.

 Rafael Lobato: “Gostava de vencer a categoria. Apesar de ser uma pista que desconheço desportivamente, admiro-a bastante. Sei que vou poder contar com o apoio do público, que já percebi, vai aderir em grande número. Tenho a certeza que vai ser um fim-de-semana emocionante mas ao mesmo tempo exigente. Penso que o trabalho de casa está feito, agora resta entrar em pista e trilhar o nosso caminho para atingirmos as metas”.

 

António Nogueira/António Coimbra (Porsche 997 GT3R)

A dupla António Nogueira e António Coimbra é a principal candidata ao triunfo na Categoria dos GT que, em condições normais, terá muita dificuldade lutar pelas vitórias absolutas. Em todo o caso, a experiência desta dupla é suficiente para os colocar no centro das atenções entre os GT.

António Nogueira: “Espero poder lutar para vencer a prova reservada aos GT. Temos argumentos que são o Porsche GT3R e a experiência do António Coimbra”. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado