Filipe Albuquerque tenta ‘vingar’ Silverstone

Por a 13 Maio 2014 15:12

Filipe Albuquerque disputa este fim de semana de 17 e 18 de Maio a segunda prova do European Le Mans Series (ELMS) ao volante do Zytek LMP2 da Jota em Imola (Itália). Depois de quase ter vencido em Silverstone, o piloto português e os seus dois colegas querem vingar esse infortúnio. Para numerosas equipas, as 4 Horas de Imola representam a derradeira hipótese de rodagem antes dos treinos e das 24 Horas de Le Mans. Por isso, uma parte dos concorrentes correrá em Imola com equipas de três elementos, de modo a melhor preparar a maratona francesa. Com 39 inscritos, a lista dos concorrentes para Imola divide-se entre 10 LMP2, 14 LMGTE e 15 GTC.

Depois de uma corrida muito animada em Silverstone, os três primeiros lugares da classificação LMP2 do ELMS são ocupados respetivamente pelas equipas Thiriet by TDS Racing, Race Performance e New Blood by Morand Racing. Assim temos três carros diferentes nos três primeiros lugares do campeonato e qualquer um deles participará na prova italiana com os mesmos pilotos de Silverstone: Ludovic Badey, Pierre Thiriet e Tristan Gommendy no Morgan Nissan nº46, Michel Frey e Franck Mailleux no Oreca 03 Judd nº34 e Christian Klien, Gary Hirsch e Romain Brandela no Morgan Judd nº43.

A Greaves Motorsport e a Jota Sport alinharão com os dois únicos Zytek Z11SN da grelha do ELMS, cada uma delas com os seus pilotos habituais, respectivamente, Tom-Kimber Smith, Chris Dyson e o jovem Matt McMurry na formação da Greaves e, pelo lado da Jota, dois dos autores do 3º lugar entre os LMP2 nas recentes 6 Horas de SPA, Simon Dolan e Harry Thicknell, aos quais se junta novamente o português Filipe Albuquerque – que em SPA tinha alinhado ao volante de um dos Audi R-18 e-tron quattro oficiais. Por seu lado, a japonesa Keiko Ihara será novamente acompanhada pelo colombiano Gustavo Yacaman, dividindo o volante do Morgan Judd nº50 da Larbre Competition. As equipas de pilotos do Oreca 03 Nissan nº48 da Murphy Prototypes, do Alpine A450 Nissan nº36 da Signatech Alpine, do Oreca 03 Nissan nº 29 da Pegasus Racing e do Oreca 03 Nissan nº 24 do Sébastien Loeb Racing permanecerão inalteradas.

Atualmente à frente da categoria LMGTE, a equipa local AF Corse alinhará um Ferrari F458 Italia suplementar para esta prova a domicílio. Serão pois três os Ferrari da AF Corse; um deles será o nº54 de Piergiuseppe Perazzini, Marco Cioci e Michael Lyons, outro será o nº 55 que será partilhado por Suncan Cameron, Matt Griffin e pelo italiano Mirko Venturi, que substitui pontualmente Michele Rugolo. Por fim, terceiro carro da AF Corse estará nas mãos de Peter Mann (USA) e de dois italianos, Lorenzo Casé e Raffaele Gianmaria. Além destes, seis outros carros da marca do cavalo empinado estarão em pista em Imola. A AT Racing renova a sua inscrição com o trio habitual (o alemão Pierre Kaffer e os russos Alexander Talkanista Junior e Senior), a JMW Motorsport alinha com Daniel McKenzie, George Richardson e Daniel Zampieri e os dois F458 Italia nº80 e 81 da equipa suíça Kessel Racing serão respectivamente pilotados por Michael Broniszewski e Giacomo Piccini e Kolawole Aluko, Thomas Kemenader e Mateo Cressoni. A equipa francesa SOFREV-ASP entregará o Ferrari F458 nº58 às mãos de Sébastien Barthez, o célebre jogador de futebol francês, e aos seus companheiros Anthony Pons e Soheil Ayari. Por fim, o último carro italiano da classe LMGTE, que exibirá o nº72, é o carro da equipa Russa SMP Racing que regressa a Imola com as mesmas intenções… pois foi ao vencer a classe GTC no circuito italiano que começou a grande ascensão da equipa no ELMS. A bordo do F-458 estarão Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zloblin.

No campo da Porsche, a equipa IMSA Performance Matmut estará presente com dois 911 GT3 RSR. O nº 67 será pilotado por Erik Maris, Jean-Marc Merlin e Eric Helary, enquanto que o nº 76 – que terminou a prova de Silvertone no pódio – estará nas mãos de Raymond Narac, Nicolas Armindo e David Hallyday. O Porsche 911 GT3 RSR nº82 da Crubilé Sport vai alinhar com o trio François Perrodo, Sébastien Crubilé e Emmanuel Collard, enquanto que o último 911 estará nas mãos de Michael Wainwhright, Adam Carroll e Ben Barker, sendo inscrito por conta do Gulf Racing UK. Com o mesmo azul e laranja alinhará o outro carro da equipa, o único Aston Martin Vantage V8 presente na grelha do ELMS, com a mesma tripla de Silverstone: Roald Goethe, Stuart Hall e Daniel Brown.

A classe GTC será a melhor representada no circuito Enzo e Dino Ferrari, no dia 18 de Maio. Com efeito, não menos que 15 carros desta categoria estarão à partida das 4 Horas de Imola. Como que a jogar em casa, a marca do cavalo empinado será representada por nove F458 Italia GT3, dos quais três para a AF Corse. Os F458 Italia GT3 nº62 e nº63 serão respectivamente tripulados pelo trio franco-americano Yannick Mallegol, Howard Blank e Jean-Marc Bachelier e pelo duo dinamarquês composto por Mads Radmussen e Dennis Lind. Por sua vez, o Ferrari nº95 estará entregue às mãos do belga Adrian de Leener e do monegasco Cédric Sbirrazzuoli. Dois outros F458 GT3 serão apoiados pela AF Corse: o do Team Formula Racing será pilotado por Johnny Laursen e Mikkel Mac, com o nome do terceiro homem que substituirá nesta prova Jan Magnussen a ser anunciado posteriormente. Entretanto, o F458 nº96 do Team Ukraine – vencedor da classe em Silverstone – reencontrará os seus pilotos habituais, os ucranianos Andriy Kruglyk, Sergii Chukanov e o italiano Alessandro Pier Guidi. A equipa SMP Racing, vencedora da classe em 2013, alinhará também três carros italianos (contra dois em Silverstone), com a novidade a vir por parte do nº57, pilotado por Boris Rotenberg, Mika Salo e Maurizio Mediani, enquanto que as equipas dos F458 nº71 e nº73 permanecerão inalteradas. Finalmente, o F458 GT3 nº59 será 100% francês, graças à equipa SOFREV-ASP e aos seus pilotos Christophe Bourret, Pascal Gibon e Jean-Philippe Beloc.

O Team Russia by Barwell terminou perto do pódio em Silverstone e aqui tentará levar o único BMW Z4 GT3 da grelha até um lugar mais satisfatório, com Leo Machitski, Timur Sardanov e Jonathan Cocker. O Audi R8 LMS ultra do Sébastien Loeb Racing não mudará de equipa em relacção à primeira prova. Dois Porsche 911 GT3 R, das equipas Prospeed Competition e Pro GT by Almeras, prosseguirão igualmente a aventura ELMS com os mesmos pilotos de Silverstone. Para terminar, os dois McLaren MP4 12C da ART Grand Prix, uma nova equipa no ELMS de 2014, estarão entregues às mãos de Kevin Korjus, Grégoire Demoustier e Yann Goudy no nº98 e de Ricardo Gonzalez, Karim Ajlani e Alex Brundle no nº99.

O fim-de-semana das 4 Horas de Imola acolherá também duas mangas da Porsche Carrera Cup França. A acção começa no Sábado dia 17 de Maio, com duas sessões de treinos livres do ELMS (das 10h15 às 11h45 e das 15h45 às 17h15) e depois, no Domingo dia 18, com a qualificação LMGTE & GTC às 09h45 e a qualificação dos LMP2 às 10h15. A partida da prova será realizada às 14h00. Lista de inscritos e programa completo do fim-de-semana de Imola em www.europeanlemansseries.com.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2