IMSA: Daytona são 24 horas e no fim ganha a Cadillac | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

IMSA: Daytona são 24 horas e no fim ganha a Cadillac

Fábio Mendes by Fábio Mendes
28 Janeiro, 2020
in Autosport Exclusivo, IMSA, VELOCIDADE
A A
IMSA: Daytona são 24 horas e no fim ganha a Cadillac

#10 Konica Minolta Cadillac DPi-V.R. Cadillac DPi, DPi: Renger Van Der Zande, Ryan Briscoe, Scott Dixon, Kamui Kobayashi


Share on FacebookShare on Twitter

Por Fábio Mendes

A Cadillac voltou a vencer as 24h de Daytona, graças à Wayne Taylor Racing, que levou a melhor sobre a concorrência. A sorte não sorriu muito aos portugueses, mas ainda permitiu que João Barbosa subisse ao pódio.

A edição 2020 da mítica prova americana teve uma das menores afluências de sempre, com apenas 38 carros em pista, divididos por quatro classes (DPi, LMP2, GTLM e GTD), mas a emoção em pista não desiludiu quem seguiu a prova. A representação lusa esteve a cargo de Filipe Albuquerque (Wheelen Engineering Racing , Cadillac #31), João Barbosa (Mustang Sampling Racing , Cadillac #5), Álvaro Parente (Heinricher Racing, NSX #57) e Pedro Lamy (Aston Martin Racing, Vantage GT3 #98).

Artigos relacionados

F4 Spain, Aragão: Mais uma excelente recuperação de Noah Monteiro

20 Junho, 2026

Fórmula E: Comissários não revertem penalização a Félix da Costa, uma das dez aplicadas durante a corrida

20 Junho, 2026

Mazda voltou a ser a mais rápida em qualificação

O ponto alto da preenchida quinta feira foram as sessões de qualificação. Depois dos dois treinos livres, as máquinas foram para a pista para definir as posições na grelha de partida e nesta busca pelos mais rápidos numa volta lançada, os Mazda voltaram a destacar-se, tal como no ROAR. O Mazda #77 (O. Jarvis / T. Nunez / O. Pla) fez a pole, pela mão de Oliver Jarvis, com o registo de 1:33:711, o que não foi o suficiente para bater o recorde do ano passado (1:33:385), ao contrário do que se esperava.

Na segunda posição ficou o Acura #6 (D. Cameron / J. Montoya / S. Pagenaud) e a fechar o top 3 o Mazda #55 (J. Bomarito / H. Tincknell / R. Hunter-Reay). O #31 (F. Nasr / P. Derani / F- Albuquerque / M. Conway) ficou-se pela quarta posição com Felipe Nasr a fazer a qualificação e o #5 (J. Barbosa/ L. Duval / S. Bourdais) ficou com o sétimo tempo, com Barbosa aos comandos da máquina. A sessão foi encurtada devido a um acidente do Acura #7 (H. Castroneves / A. Rossi / R. Taylor) que teve uma saída de pista.

Nos LMP2, foi o Oreca #52 (N. Boulle / G. Aubry / B. Keating / S. Trummer) a ficar com o melhor tempo (1:37:446).

Nos GTLM os Porsche não deram hipóteses e o #911 (N. Tandy / F. Makowiecki / M. Campbell) levou a melhor sobre o #912 (E. Bamber / L. Vanthoor / M. Jaminet) com o tempo de 1:42:207. Em terceiro lugar ficava o novo Corvette C8.R #3 (A. Garcia / J. Taylor / N. Catsburg) que fazia a sua estreia oficial e mostrava potencial. Seguiam-se os dois BMW e o Ferrari.

Nos GTD foi o Porsche #9 (D. Olsen / Z. Robichon / L. Kern / P. Pilet) a ficar com a pole, fazendo o tempo de 1:45:237. O #57(M. Goikhberg / T. Hindman / A. Allmendinger / A.Parente) de Parente , ficou com o terceiro tempo e o #98 (P. Lamy / R. Gunn / A. Watson / M. Lauda) de Pedro Lamy largou de 12º na sua classe.

DPi – Cadillac #10 venceu pela terceira vez

Os Cadillac DPi têm sido a máquina mais forte em Daytona desde a introdução desta regulamentação em 2017. A fiabilidade e a velocidade dos protótipos americanos têm sido os pontos chave do sucesso recente e este ano a fórmula voltou a dar resultado. A WTR venceu pela terceira vez em quatro anos.

Na largada, o Mazda #77 começou logo a ganhar uma vantagem saudável, enquanto atrás de si o Cadillac # 31 de Nasr subia até ao segundo lugar, passando pelo Acura #6 de Montoya. O outro Acura de Ricky Taylor subia duas posições, passando por Barbosa e começava a recuperar depois de largar de último da sua classe. A liderança do #77 foi-se dilatando na segunda hora enquanto os problemas começavam para o #31, com um autocolante a entupir a entrada de ar do motor, o que obrigou a uma paragem não agendada. Isso promoveu o Acura #6 para segundo, enquanto o Cadillac #10 subia ao terceiro posto.

Pouco depois deu-se o primeiro incidente nesta classe com o Mazda #55 de Harry Tincknell a tocar no Acura #7 de Hélio Castroneves, que foi obrigado a regressar as boxes para reparar os danos enquanto o britânico era penalizado. Era o principio do fim para o #7 que nunca mais estaria na luta pelos melhores lugares.

Com o avançar da prova e o surgimento do primeiro Full Course Yellow (FCY), a ordem na frente mudou e o #10 conseguiu subir para primeiro, enquanto Albuquerque seguia no seu encalço com o Acura #6 logo atrás. Ao chegar às 12h de prova, era o Cadillac #5 de João Barbosa a liderar a prova, graças a um FCY, seguido do #10 e do Mazda #77.

A partir desta altura começou a ficar claro que a luta pela vitória iria ser entre o #10, o #5 e o #77. O Cadillac da WTR foi-se mantendo na frente das operações, mas ainda apanhou um susto com uma penalização a Ryan Briscoe, por ter saído da via das boxes com o sinal vermelho. Barbosa recuperou a liderança nessa altura, mas Briscoe, com um andamento fortíssimo, regressou à liderança da prova, entregando o carro a Kobayashi que levou o carro até ver a bandeira de Xadrez, carimbando a sua segunda vitória consecutiva.

O Mazda #77 conseguiu passar o Cadillac #5 e terminou a prova em segundo lugar ficando o último lugar do pódio para a máquina americana.

Para o #31 a corrida já tinha terminado algumas horas antes. Problemas na caixa de velocidades do “Caddy” de Albuquerque ditaram o fim da luta pelo pódio, depois de um ritmo inicial bom. Também o Mazda #55, com vários problemas técnicos, caiu na classificação nas últimas horas de prova e o Acura #7 depois do incidente com o #55, que obrigou a ficar mais de 40 minutos nas boxes terminou na última posição da sua classe.

LMP2 – Vitória para a Dragonspeed

Era a classe que menos interesse reunia por ter apenas cinco carros, mas também tivemos surpresas nos LMP2. O Oreca #52 da PR1/Mathiasen liderou a maioria da prova, mas a seis horas do fim Ben Keating (que correu em LMP2 e em GTD) cometeu um erro, com um toque numa proteção, que obrigou a equipa a perder três voltas a reparar o carro. Apesar de terem recuperado duas voltas, não foi o suficiente para impedir a segunda vitória consecutiva da Dragonspeed com o Oreca #81, que aproveitou o azar do #52, e o #18 da Era Motorsport ficou com o último lugar do pódio.

GTLM – BMW levou a melhor sobre a Porsche

Desde o início que os Porsche se mostraram fortes, nesta que foi a estreia do 911 RSR-19 na pista de Daytona. O ritmo imposto na qualificação e no começo da corrida indicava que as máquinas alemãs teriam via aberta para a vitória. Mas o BMW #24 (J. Krohn / J. Edwards / C. Mostert / A. Farfus) começou a subir na classificação e por volta da quinta hora, graças a um excelente turno de condução de Chaz Mostert, começou a intrometer-se na luta pela vitória. Foram várias as trocas de posição entre #24, o #911 ((N. Tandy / F. Makowiecki / M. Campbell) e o #912 (E. Bamber / L. Vanthoor / M. Jaminet), durante praticamente três quartos da prova.

No final, a luta parecia ser entre o #24 e o #911 num duelo tremendo entre Nick Tandy e Jesse Krohn, mas o piloto da BMW levou a melhor e Tandy foi obrigado a ceder o segundo lugar aos colegas de equipa do #912, já sem pneus para aguentar a posição. Foi assim a segunda vitória consecutiva da BMW na prova, com o carro que parecia ter o pacote competitivo menos forte, mas mais uma vez se provou que no endurance a velocidade pura não é o mais importante. Os Porsche preencheram os restantes lugares do pódio, atestando a qualidade da máquina germânica.

Destaque para o quarto lugar do Corvette #3, que durante as primeiras horas de prova esteve em luta direta pelo pódio, mas um acidente entre Nick Catsburg e Pedro Lamy, implicou um atraso que nunca mais foi recuperado. Já para o Corvette #4 foi uma corrida para esquecer, com muitos problemas técnicos. Também para o único Ferrari em pista (#62 da Risi Competizione) não foi uma corrida fácil, com dois furos, uma penalização e desistência devido a danos nos carro.

Foto Richard Dole

GTD – Lamborghini de novo

A Lamborghini voltou a ser a marca mais forte na competição para os privados. Apesar do início forte do Porsche #9, foram os Lamborghini da Paul Miller Racing e GRT Magnus, o Audi of WRT Speedstar, e o Porsche da Wright Motorports’ Porsche a lutarem pelos primeiros lugares nas últimas horas. Apesar do Audi #88 (M. Bortolotti / R. Ineichen / D. Morad / D. Vanthoor ) ter estado bem colocado para conquistar o triunfo, os últimos momentos da corrida foram marcados pela luta entre os “Lambo” #48 (B. Sellers / M. Snow / C. Lewis / A. Caldarelli ) e o #44 (M. Mapelli / S. Pumpelly / J. Potter / A. Lally ). A vitória sorriu ao #48 da Paul Miller Racing com o #44 a ficar-se pela segunda posição eu Audi #88 a fechar o pódio. Foi a terceira vitória consecutiva da Lamborghini nesta prova.

Álvaro Parente no #57 esteve na luta pelos lugares cimeiros nas primeiras horas, mas o ritmo da concorrência foi demasiado forte para o NSX GT3 do português. Pedro Lamy, no #98 infelizmente não conseguiu ver a bandeira de xadrez, com um toque originado por Nick Catsburg a obrigar a uma paragem não agendada, a que se seguiu um erro do seu colega de equipa Ross Gunn, que acabou com as esperanças do português.

Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

VELOCIDADE

F4 Spain, Aragão: Mais uma excelente recuperação de Noah Monteiro

by Fábio Mendes
20 Junho, 2026
Newsletter

Fórmula E: Comissários não revertem penalização a Félix da Costa, uma das dez aplicadas durante a corrida

by Fábio Mendes
20 Junho, 2026
Next Post

Luca de Meo está prestes a ser anunciado como o CEO da Renault

24h Daytona: Boas indicações para os portugueses

IMSA: Cadillac imbatível em Daytona

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Rali Castelo Branco, PEC11: Rúben Rodrigues com o triunfo praticamente garantido

Rali Castelo Branco, PEC11: Rúben Rodrigues com o triunfo praticamente garantido

20 Junho, 2026

F4 Spain, Aragão: Mais uma excelente recuperação de Noah Monteiro

20 Junho, 2026

Fórmula E: Comissários não revertem penalização a Félix da Costa, uma das dez aplicadas durante a corrida

20 Junho, 2026
CPR, Rali de Castelo Branco/PEC10: 14.4s separa trio que luta pelo pódio

CPR, Rali de Castelo Branco/PEC10: 14.4s separa trio que luta pelo pódio

20 Junho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright