assinaturas

Fórmula 3 – A nova porta de entrada

Por a 5 Janeiro 2019 20:30

Com a vontade de criar um caminho claro e definido para a F1, e depois da criação da Fórmula 2, 2019 verá a estreia da nova porta de entrada para o Grande Circo, a Fórmula 3 que resulta da fusão do GP3 e da F3 europeia. Será uma nova categoria de acesso ao topo do automobilismo e contará com novas máquinas, menos potentes que os F2, mas em conformidade com as exigências de segurança da FIA, que terá mais esta competição ao seu encargo. Os moldes serão semelhantes aos da F2, ou seja, este campeonato acompanhará a F1 em algumas rondas e servirá de montra para os novos talentos se mostrarem ao mundo e acima de tudo aos responsáveis das equipas.

O novo carro conta com o mesmo motor usado no GP3, um seis cilindros, 3.4 L com 380 Cv de potência da Mecachrome, acoplado a uma caixa de seis velocidades da Hewland. A aerodinâmica foi revista para facilitar as ultrapassagens e apesar de todas as equipas receberem carros iguais, terão ao seu dispor suspensões que permitirão grande variabilidade de soluções ao nível da afinação. O carro terá cumprirá as novas exigências de segurança da FIA como os painéis laterais reforçados e o Halo, que passa também a estar presente nesta categoria. A Pirelli, tal como na F1 e F2 será a fornecedora de pneus neste primeiro triénio em que este conjunto de regulamentos estará em vigor.

Teremos 10 equipas em pista neste primeiro ano, cada uma com três carros, como acontecia no GP3. Embora as equipas já estejam confirmadas são ainda poucos os pilotos certos para esta época. A ART tem já assegurado David Beckmann, Sebastian Fernandez correrá pela Campos, Juri Vips (que deu nas vistas em Macau) competirá pela Hitech Grand Prix, Yuki Tsunoda deverá estar assegurado para a Jenzer Motorsport e a Prema terá Marcus Armstrong e Jehan Daruvala. Sobram ainda a Carlin, a Charouz Racing System, HWA Racelab, MP Motorsport e a Trident. Das equipas mais conhecidas a Arden e a Motopark são as maiores ausentes, numa lista de equipas vindas do GP3 e da F3 Europeia.

 

O campeonato terá oito datas:

 

11 e 12 de maio –                                  Espanha

22 e 23 de junho –                               França

29 e 30 de junho –                               Áustria

13 e 14 de julho –                                  Grã-Bretanha

3 e 4 de agosto –                                   Hungria

31 de agosto e 1 de setembro – Bélgica

7 e 8 de setembro –                           Itália

28 e 29 de setembro –                     Rússia

 

assinaturas

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas F3 EUROPA
últimas Autosport