Fórmula 3: Jovens Lobos

Por a 1 Julho 2020 08:29

O ano de 2020 será a segunda época da Fórmula 3, depois do relançamento da competição em 2019 que veio substituir o GP3. Mas o principal não muda já que a nova F3 continua a ser mais um degrau para os jovens ambiciosos que querem chegar um dia à Fórmula 1. Tal como a F2, também a F3 arranca na Áustria

Já não é de agora, este é um palco privilegiado em que os jovens pilotos podem mostrar-se ao mundo e em especial às estruturas de F1, dada a proximidade das competições. A F3 acompanha a F1 em nove eventos do Grande Circo, permitindo às equipas de F1 uma visão privilegiada dos talentos emergentes. No ano passado a competição, além do regresso ao nome Fórmula 3, teve direito a uma nova máquina, igual para todos os pilotos.

Trata-se de um chassis Dallara, com motor Mecachrome de 6 cilindros, de 3,4 litros, aspirado naturalmente, que oferece 380 cv a 8000 rpm. A Fórmula 3 usa pneus Pirelli PZero de três especificações (duros, médios e macios). Cada piloto tem quatro conjuntos de pneus para piso seco e dois conjuntos de pneus para pista molhada disponíveis em cada evento. O formato do fim de semana consiste numa sessão de treinos de quarenta e cinco minutos e uma sessão de qualificação de trinta minutos, seguidas de duas corridas, com ambas a terem duração não superior a 40 minutos no total. A sessão de qualificação é uma luta direta pelo tempo mais rápido e determina a ordem do grid para a Corrida 1 Quatro pontos são dados pela pole position.

Não há paragens obrigatórias e o reabastecimento não é permitido. Os dez melhores pilotos marcam pontos na Corrida 1 (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1), com dois pontos atribuídos ao piloto que fez a volta mais rápida da corrida, caso termine no top10. Na Corrida 2, os dez primeiros classificados obtêm pontos (15, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1) e o piloto que faz a volta mais rápida obtém dois pontos caso termine no top10. A grelha da corrida 2 é obtida invertendo a classificação do top10 da corrida 1, sendo que a ordem é mantida do 11º para baixo. São várias as mudanças nas dez equipas que compõem o grid da F3, com a chegada de vários campões vindos de categorias inferiores.

Théo Pourchaire (ADAC F4), Dennis Hauger (F4 italiana), Matteo Nannini (F4 Emirados Árabes Unidos), Igor Fraga (Toyota Racing Series), Cameron Das (F4 Norte Americana) Enaam Ahmed e Clément Novalak (ambos da F3 britânica) foram campeões e chegam à F3 com vontade de mostrar-se ao mundo. Outros nomes merecem destaque como Enzo Fittipaldi, neto do grande Emerson Fittipaldi, e David Schumacher, fil o de Ralf Schumacher e sobrinho de Michael Schumacher, que terão de lidar com a do automobilismo, e ainda Sophia Floersh, que recuperou de um gravíssimo acidente em Macau e tem agora a oportunidade de mostrar o seu talento num grande palco. O calendário ‘europeu’ da F3 conhecido até aqui é exatamente o mesmo da F2.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado