Ronda dupla no AIA para decidir European Le Mans Series

Por a 13 Outubro 2023 10:56

A temporada do European Le Mans Series decide-se no Autódromo Internacional do Algarve, com uma inédita ronda dupla entre os dias 20 e 22 de outubro e quatro pilotos portugueses entre o pelotão, além da equipa lusa Algarve Pro Racing, que lidera a classificação entre os LMP2 com um dos seus carros e Bernardo Pinheiro no Ligier European Series.

As duas derradeiras corridas do competitivo campeonato, que desde 2017 tem tido sempre nas 15 curvas da ‘Montanha-Russa’ a sua ronda final, apresenta um pelotão composto por 40 máquinas em pista e mais de uma centena de pilotos em competição o inédito fim de semana será histórico por vários motivos, pois pela primeira vez na história do campeonato duas corridas se realizam com menos de 48 horas de intervalo, as 4 Horas do Algarve no dia 20 de outubro (sexta-feira) e as 4 Horas de Portimão no dia 22 de outubro (domingo), no que será igualmente um esforço tremendo para equipas e pilotos, num campeonato em que nada está ainda decidido.

No pelotão encontramos os colombiano Juan-Pablo Montoya e Tatiana Calderon, o britânico Paul Di Resta ou o brasileiro Nelson Piquet Junior entre muitos outros oriundos dos cinco continentes e dos mais variados passados competitivos, junta-se a ‘armada lusa’ defendida por Miguel Cristóvão, Manuel Espírito Santo, Pedro Perino e Rui Águas, todos eles com potencial para fazer brilhar a bandeira lusa no final dos dois confrontos. 

Mas não será apenas o European Le Mans Series que marca presença no AIA, pois na grelha de partida vão estar igualmente os pilotos e máquinas do Le Mans Cup e ainda os sempre espetaculares Radical que realizam no Autódromo Internacional do Algarve as suas finais mundiais.

Os bilhetes para o fim de semana estão já à venda no site do Autódromo Internacional do Algarve e custam entre os 15 e os 50 euros, permitindo acompanhar nas bancadas ou ‘paddock’ as duas corridas do European Le Mans Series e também as corridas de apoio que se realizarão.

Com a primeira vitória assinada na jornada anterior no traçado de Spa-Francorchamps o piloto de Portimão, Bernardo Pinheiro, será igualmente um dos heróis lusos a receber apoio do público, ele que alinha com as cores da equipa espanhola Virage na Ligier European Series apostado em conseguir juntamente com o seu colega de equipa, George King, fechar o ano da melhor forma com mais uma subida ao degrau mais alto do pódio em ambas as corridas a realizar no seu ‘circuito-natal’, eles que são os segundos classificados no campeonato ao volante do JS P4 da formação valenciana.

Bernardo Pinheiro (esquerda) e George King querem vencer no fecho da Ligier European Series 2023

No Autódromo Internacional do Algarve o ‘paddock’ aberto a toda a família será uma das realidades e lado a lado com o promotor do campeonato o circuito irá abrir as suas ‘portas’ para os sempre desejados ‘Pit Walk’ para todos os portadores de bilhete paddock, ‘Hot Laps’ nos rápidos e apaixonantes carros da AIA Racing School, ecrã gigante no paddock para que todos possam acompanhar as provas através da transmissão televisiva, por exemplo.

Qual a situação da classificação?

O título da classe LMP2 pode ter sabor algarvio, depois da vitória na Bélgica ter colocado a tripulação do Oreca nº25 da Algarve Pro Racing, composta por Kyffin Simpson, James Allen e Alex Lynn, no topo da tabela com 76 pontos, 17 pontos à frente do carro nº30 da Duqueine Team onde alinham Neel Jani, Nico Pino e René Binder. A Panis Racing Oreca terminou a corrida em segundo lugar na classe e segue para o Algarve com 56 pontos, apenas um ponto à frente do Oreca nº 18 da IDEC Sport. São 26 pontos entre o primeiro e o sexto classificados na LMP2, o que significa que todos são matematicamente capazes de conquistar o campeonato em Portugal.

Também entre os LMP2 Pro/Am são vários os candidatos. A Racing Team Turkey regressou ao topo da classificação do campeonato depois de terminar no 2º lugar em Spa-Francorchamps. A equipa composta por Salih Yoluç, Charlie Eastwood e Louis Delétraz soma 74 pontos, apenas quatro pontos à frente do carro nº 83 da AF Corse, enquanto os vencedores das 4 Horas de Spa-Francorchamps entre os LMP2 Pro/Am Alexandre Coigny, Nico Lapierre e Malthe Jakobsen estão com 58 pontos no nº37 da COOL Racing, 16 atrás dos líderes com 52 pontos ainda em discussão. 

O cenário é diferente entre os LMP3. A terceira vitória em quatro corridas deu ao carro nº 17 da COOL Racing e aos pilotos Adrien Chila, Alejandro Garcia e Marcos Siebert uma vantagem de 46 pontos sobre o resto dos concorrentes da classe. O nº 13 da Inter Europol Competition está em segundo lugar com 45 pontos, o #31 do Racing Spirit of Léman está com 44 pontos e o #11 da Eurointernational está com 43 pontos. A COOL Racing precisa de terminar em 7º ou melhor nas 4 Horas do Algarve, ou em 8º se conseguir o ponto único para a ‘pole position’, para garantir os títulos após a corrida de sexta-feira.

A última corrida da classe LMGTE acontece no Algarve. Os Porsche #16 da Proton Competition e #60 Iron Lynx estão empatados no topo da classificação LMGTE com 61 pontos, com a tripulação do #16, composta por Ryan Hardwick, Zacharie Robichon e Alessio Picariello, classificada como líder do campeonato graças aos resultados obtidos nas corridas comparativamente com os adversários. O Ferrari #57 da Kessel Racing está apenas 8 pontos atrás dos dois Porsche, com Scott Huffaker e Takeshi Kimura com 53 pontos. Com 52 pontos ainda por atribuir, onze dos doze carros LMGTE têm chances matemáticas de conquistar o título, o último desta categoria porque os LMGTE serão substituídos pelos GT3 em 2024, depois de 13 anos nas grelhas de partida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ELMS
últimas Autosport
elms
últimas Automais
elms
Ativar notificações? Sim Não, obrigado