DTM SPA FRANCORCHAMPS: Audi esmaga BMW

Por a 3 Agosto 2020 00:25

A primeira jornada do DTM disputou-se no mítico circuito de Spa Francorchmps e foi dominada de forma insolente pela Audi que esmagou a BMW nas duas corridas realizadas no passado fim de semana.

A felicidade nos rostos de Oliver Hoffmann (Audi) e de Jens Marquardt (BMW) no primeiro dia do resto do campeonato DTM 2020 em Spa Francorchamps, suavizava o ambiente pesado que paira sobre uma competição agonizante que sabe ser esta a última temporada desta geração de corridas do campeonato alemão de turismos. Essa felicidade e a presença dos muitos carros da categoria GT4 do DTM Trophy, mitigaram a sensação de finados que se espraiou pelo “padoock”.

A lei de Murphy diz-nos que quando as coisas têm de correr mal, elas vão correr mal e, em termos de competição, a coisa não foi famosa para a organização liderada por Gerhard Berger. A Audi, que no final do ano vai tirar a ficha do DTM e fazer como os grupos do Facebook, sair e acabar com o DTM porque a BMW não vai ficar a falar sozinha, dominou sem contestação o fim de semana de Spa.

Cinco Audi RS5 DTM ocuparam os cinco primeiros lugares, ficando o melhor dos BMW M4 DTM (Philipp Eng) a mais de 36 segundos após 20 voltas ao traçado de 7,004 km desenhado no meio da floresta das Ardenas. E nem sequer houve luta pela vitória: Robert Frijns saiu da “pole position” e segurou a primeira posição durante uma mão cheia de voltas, mas Nico Muller conseguia manter os pneus em boas condições, vá lá saber-se como debaixo dos inopinados 30 graus de temperatura ambiente e ainda mais grotescos 45 graus na pista.

E com uma ultrapassagem que vem no manual de como ultrapassar em Spa Francorchamps – ganhar o cone de aspiração na reta Kemmel e travagem tardia para a chicane de Les Combes – roubou a liderança. A partir daqui foi, literalmente!, um passeio pelo bosque do piloto da ABT Sportsline, que rubricou a sua quarta vitória em 102 corridas no DTM e o 18º pódio da sua carreira no campeonato alemão de Turismos.

A questão do desgaste dos pneus foi decisiva no resultado final, ficando para trás Jamie Green, Loic Duval, Mike Rockenfeller e René Rast além do “pole sitter” que se afundou na classificação. E para perceber o tamanho do domínio de Muller, Jamie Green cruzou a meta 19,5 segundos depois do piloto suíço! Notas exóticas: o filho de Adrian Newey, Harrison Newey (Audi RS5 DTM) terminou em 13º na frente de Robert Kubica (BMW M4 DTM), ambos a mais de um minuto do vencedor e na frente do único piloto que abandonou, Sheldon van der Linde (BMW M4 DTM).

A segunda corrida foi muito diferente, embora o domínio da Audi não tenha sido colocado em causa pela BMW voltando a monopolizar os cinco primeiros lugares. Largando da “pole position”, René Rast viu Nico Muller sair tão depressa como o diabo foge da cruz desde o terceiro lugar da grelha, abatendo, primeiro Robin Frijns em La Source, depois na quarta volta volto ao manual de ultrapassagem em Spa Francorchamps: cone de aspiração em Kemmel, travagem tardia em Les Combes e primeiro lugar conquistado. Parecia que iriamos ter uma corrida a papel químico do dia anterior. Mas as corridas de automóveis são assim mesmo: Muller não conseguiu fugir a Rast (o suíço nunca esteve mais de um segundo longe do para choques do Audi do alemão), mas rapidamente os pneus começaram a fraquejar e Robin Frijns ameaçou Rast. Enchendo-se de coragem, o holandês tentou em Bruxelles a ultrapassagem, mas não conseguiu e acabava aqui a luta pelos dois primeiros lugares.

As paragens nas boxes não mexeram na classificação, mas mexeram no Audi RS5 de Muller, pois ficou debaixo de forte pressão do duas vezes campeão acabando ultrapassado por René Rast. O alemão chegou à 18ª vitória da sua carreira no DTM e evitou que Nico Muller tivesse feito a dobradinha nas Ardenas, tendo suportado a pressão do suíço, com classe, até á bandeira de xadrez. O pódio ficou fechado com Robin Frjins, mas já a mais de cinco segundos. O quarto lugar ficou para Jamie Green, fechando o Top5 o Audi de Mike Rockenfeller, com o melhor BMW a ser o de Sheldon van der Linde, no sexto lugar, mas a mais de 24 segundos do vencedor.

Robert Kubica (BMW) voltou a conhecer uma corrida complicada, ficando no 14º lugar, tendo Harrison Newey (Audi) sido o único piloto a abandonar. A próxima jornada do DTM será realizada no circuito de Lausitzring nos dias 14 e 16 de agosto.

Classificação 1ª corrida

Clas. Piloto Carro Voltas Tempo Pontos

1º Nico Muller Audi RS5 DTM 20 57m58,596s 25

2º Jamie Green Audi RS5 DTM 20 a 19,502s 18

3º Lois Duval Audi RS5 DTM 20 a 22,839s 15

4º Mike Rockenfeller Audi RS5 DTM 20 a 29,234s 12

5º René Rast Audi RS5 DTM 20 a 32,023s 10

6º Phillipp Eng BMW M4 DTM 20 a 36,424s 8

7º Lucas Auer BMW M4 DTM 20 a 38,205s 6

8º Timo Glock BMW M4 DTM 20 a 42,692s 4

9º Robin Frijns Audi RS5 DTM 20 a 51,888s 2

10º Jonathan Aberdein BMW M4 DTM 20 a 54,149s 1

Classificados 15 pilotos

Classificação 2ª corrida

Clas. Piloto Carro Voltas Tempo Pontos

1º René Rast Audi RS5 DTM 26 57m17,254s 25

2º Nico Muller Audi RS5 DTM 26 a 0,483s 18

3º Robin Frijns Audi RS5 DTM 26 a 5,393s 15

4º Jamie Green Audi RS5 DTM 26 a 11,080s 12

5º Mike Rockenfeller Audi RS5 DTM 26 a 23,435s 10

6º Seldon van der Linde BMW M4v DTM 26 a 24,118s 8

7º Loic Duval Audi RS5 DTM 26 a 27,128s 6

8º Lucas Auer BMW M4 DTM 26 a 43,098s 4

9º Jonathan Aberdein BMW M4 DTM 26 a 43,773s 2

10º Marco Wittman BMW M4 DTM 26 a 46,802s 1

Classificados 15 pilotos

Campeonato de Pilotos

1º Nico Muller (Audi Sport ABT) 46 pts

2º René Rast (Audi Sport Rosberg) 39 pts

3º Jamie Green (Audi Sport Rosberg) 30 pts

4º Robin Frijns (Audi Sport ABT) 22 pts

5º Mike Rockenfeller (Audi Sport Phoenix) 22 pts

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