Vila Real/CPV Clássicos, Legends 1300: Luis Alegria volta a vencer na Corrida 2

Luis Alegria (Datsun 1200) venceu a Corrida 2 dos Clássicos 1300 batendo Paulo Mendes (Citroen AX Sport) que foi segundo da geral e venceu a Categoria dos Legends 1301, terminando a 12.013s do piloto do Datsun.
Terceiro lugar para João Costa (Toyota Starlet 1.3S) e vencedor dos Legends 1300, que terminou mais de um minuto mais atrás.
Daniel Gouveia (Fiat Punto) foi quinto e venceu o Desafio ANPAC na frente de Jorge Marques (Toyota Starlet 1.3) segundo dos Legends 1300. Sexto posto para Marques – Santos (Fiat Punto 85S) segundos do Desafio ANPAC, na frente de Marrão – Teixeira (Datsun 1200) segundos dos Clássicos.
A fechar o top 10 ficou Carlos Monteiro (Opel Corsa C) que venceu a Stock Cup, sendo que entre os Citroën C1 dos City, triunfaram Moura – Couto (Citroën C1) mais de oito segundos na frente de Luis Alcino (Citroën C1).
Filme da corrida
Foi uma segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e Legends 1300 que manteve a emoção até final e com muita história, apesar de Luís Alegria (Datsun 1200) ter partido da pole position, terminado no primeiro lugar da classificação geral e da categoria Clássico.
Luís Alegria voltou a partir muito bem e manteve a liderança do pelotão do CPV Clássicos e Legends 1300, mas Paulo Mendes (Citroën AX Sport), que tinha primazia entre os Legends 1300, aproveitou o melhor ritmo e ultrapassou o adversário, passando a rodar em primeiro. Ainda nos primeiros metros da prova matinal, o piloto de Vila Real, Pedro Botelho (Austin Cooper S) sofreu um toque e ficou virado em sentido contrário em pista, conseguindo Fernando Marrão (Datsun 1200), também piloto vila-realense, evitar o toque de frente.
Com Paulo Mendes na frente após a saída da curva do Boque, Luís Alegria conseguiu colocar-se lado a lado e, depois, recuperar a posição na frente do pelotão. No entanto, chegados às curvas de Abrambres, os dois pilotos voltaram a estar lado a lado, resultando num toque entre ambos, perdendo Alegria duas posições, enquanto Mendes ficou isolado na liderança, aproveitando a confusão criada naquela zona do traçado.
Alegria baixou para quarto da geral com o Toyota Starlet 1.3S de João Arantes em segundo (também na classe Legends 1300) e Pedro Barbosa (Datsun 1200) em terceiro, todos atrás de Paulo Mendes. O ‘pole sitter’ da corrida dos 1300 não se deixou ficar e imprimiu um ritmo tremendo nas voltas seguintes, conseguindo ultrapassar os seus dois adversários mais diretos – na luta com Pedro Barbosa pela liderança da categoria Clássicos -, passando a perseguir o líder da classificação geral. Pouco depois, Pedro Barbosa viu João Braga (Datsun 1200) a ultrapassá-lo e subir ao quarto posto da classificação geral. Ao mesmo tempo, as lutas pelas posições entre a classe City aqueceram, com vários pilotos a discutir cada lugar.
Com as dobragens aos pilotos mais atrasados do longo pelotão dos 1300, Paulo Mendes perdeu algum terreno e, com o ritmo que Luís Alegria impôs, viu o seu adversário a surgir
prontamente, na sua traseira. A cerca de 10 minutos para o final da corrida, na zona da chicane antes da meta, Alegria consumou a recuperação da liderança da classificação geral. Também nessa altura, João Braga sentiu problemas no seu Datsun 1200 no final da reta de Mateus e encostou junto a um posto de comissários, desistindo da corrida dois do fim de semana.
Até final, Luís Alegria criou uma vantagem confortável na liderança para os seus adversários, vencendo na categoria Clássicos, tendo como companheiros de pódio Francisco Marrão e Pedro Botelho. Paulo Mendes, segundo da classificação geral, venceu a categoria Legends 1300, com João Arantes e Jorge Marques (Toyota Starlet 1.3 S) a finalizar os três primeiros da classe. Entre os concorrentes do Desafio ANPAC foi Daniel Gouveia (Fiat Punto 85 S) quem venceu, com Nuno Ricardo Santos e Daniel Pereira, também com as mesmas máquinas italianas, a subir consigo ao pódio. Na Stock Cup, foi Frederico Formiga quem venceu (Honda Jazz), enquanto Filipe Monteiro (Opel Corsa) e Resit Nasirli (Ford Fiesta) foram segundo e terceiro, respetivamente. Hugo Couto foi vencedor na categoria City, seguido de Luís Alcino e Afonso Inácio, todos em Citroën C1.

FOTOS Nuno Organista
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI