Rómulo Branco na liderança da categoria T2

Por a 17 Agosto 2013 19:43

Uma dupla passagem por um setor seletivo com 120 quilómetros, disputado nos arredores de Pápa, na Hungria, colocou esta tarde o piloto luso angolano Rómulo Branco na liderança da categoria T2 da Hungarian Baja, a quinta etapa da Taça do Mundo de Todo-o-terreno. Em termos absolutos o mais rápido na etapa de hoje foi o espanhol Nani Roma em Mini que está na frente da corrida com uma vantagem de 40s para o polaco Krzysztof Holowczyc em máquina idêntica.

Nas motos lidera o polaco Lukasz Laskawiec (Yamaha), com 6m01s de avanço para o checo Rudolf Lhotsky (Yamaha). Terceiro lugar para o português Rui Costa (Husqvarna), que dista 7m32s do líder. Pedro Bianchi Prata (Husqvarna) é quarto mais 2m15 atrás de costa e a 9m47s do líder.

Rómulo Branco, acompanhado pelo seu habitual navegador João Serôdio impôs-se entre os T2 em ambas as passagens, conseguindo melhorar o seu tempo em quase três minutos da primeira para a segunda (1h34m36s – 1h31m41s). Terminada a etapa o piloto do Mitsubishi Pajero, inscrito pela Ralliart Itália tem agora uma vantagem de 2m37s para o seu companheiro de equipa Alessandro Bellini e ainda 3m32s para o 3º classificado entre os T2, o piloto russo Alexander Baranenko que, aos comandos de um Toyota Land Cruiser, entrou para esta prova na liderança a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. Na 4ª posição está o brasileiro Marcos Moraes, também em Mitsubishi Pajero que já tem uma desvantagem de 5m26s para Rómulo Branco.

Na classificação absoluta Joan Roma foi o mais rápido na primeira passagem do dia situação que se inverteu da parte da tarde com o melhor tempo a pertencer a Krzysztof Holowczyc. No computo geral Nani Roma soma 2h38m58s e tem o seu companheiro de equipa a apenas 40s. O terceiro classificado continua a ser venezuelano Nunzio Coffaro aos comandos de uma Toyota Overdrive. Na classificação geral a dupla Rómulo Branco/João Serôdio ocupa ainda um magnífico 7º lugar absoluto a 32m38s do líder da corrida.

Para Rómulo Branco a manter-se este resultado o piloto luso angolano passaria a ocupar a liderança da Taça do Mundo. O piloto está todavia focado em terminar a corrida não deixando de assumir que a vantagem conquista é um excelente trunfo para a etapa de amanhã a derradeira desta baja húngara.

“Os troços desta Baja da Hungria são muito duros, em pistas estreitas e onde andamos com o carro sempre a saltar. É necessário fazer uma boa gestão da mecânica para não ter problemas”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Face ao muito pó a organização colocou o dez primeiros a partir separados por três minutos, o que foi muito importante para a nossa corrida já que, mesmo assim, em cada uma das passagens terminamos bem perto do piloto russo que partiu à nossa frente. Neste derradeiro troço, onde forçamos um pouco o andamento, perdemos inclusive algum tempo na parte final por causa do pó. Estou satisfeito, o carro está impecável. Já na parte final do troço partiu-se o suporte do intercooler mas isso não retirou potência e terminámos sem problemas”.

Classificação da Baja Hungria (após 2ª etapa)

1º Nani Roma/Michel Perin (Mini), em 2h38m58s; 2º Krzysztof Holowczyc/Andreas Schulz (Mini) , a 40s; 3º Nunzio Coffaro/Daniel Meneses (Toyota), a 12m32s; 4º Miroslav Zapletal/Maciej Marton (H3), a 18m02s; 5º Pal Lonyal/Robert Nyeste (BMW), a 25m28s; …7º Rómulo Branco/João Serôdio (Mitsubishi), 1º T2, a 32m38s; 8º Alessandro Bellini/Paolo Bellini (Mitsubishi), 2º T2, a 35m15s.

Amanhã, Domingo, disputa-se a derradeira etapa desta 10ª edição da Hungarian Baja e os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um troço de 98 quilómetros.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado