Rali de Marrocos: Tudo se decide hoje

Por a 9 Outubro 2019 08:28

O topo da tabela de classificação do Rallye de Marrocos e a luta pelo título da Taça do Mundo de Todo o Terreno sofreu ontem uma reviravolta depois de Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel e Stéphane e Andrea Peterhansel terem problemas na penúltima etapa, quando eram primeiro e terceiro, respetivamente. Desta forma, Giniel de Villiers/Alex Haro herdou o primeiro lugar e tem agora 4m47s de vantagem sobre o MINI de Carlos Sainz/Lucas Cruz para a decisão de hoje. Mas vamos ver como tudo evoluiu até aqui…

Dos pilotos lusos presentes nos SSV, falaremos no fim da prova. Estão presentes os pilotos Rui Serpa, ex-campeão nacional, navegado por Nuno Matias Guilherme, António Resina de Carvalho, tendo a seu lado Tiago Martins enquanto que o consagrado Mário Franco será navegado pelo primo Rui Franco. Todos foram inscritos pela equipa Franco Sport. As duplas portuguesas estão a utilizar o modelo Yamaha YXZ1000R inscritos na Classe T3 S.

DIA 1: UM DIA DE CONTRASTES PARA TOYOTA

Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo Racing) esteve claramente em casa nas pistas marroquinas. Vencedor da primeira etapa, o piloto do Qatar teve uma corrida praticamente sem problemas, para além de um furo, que rapidamente resolveu com a ajuda do seu co-piloto Mathieu Baumel. Atrás dele, Mathieu Serradori (Century Racing CR6) celebrou o seu 40º aniversário em grande estilo com um belo segundo lugar, 2m39s atrás do cinco vezes vencedor do Rallye du Maroc. O companheiro de equipa de Nasser, Giniel De Villiers (Toyota Gazoo Racing), completou o pódio do dia a 3m14s.

No entanto, não foi um dia perfeito para a equipa sul-africana Toyota Gazoo Racing, já que Fernando Alonso (Toyota Gazoo Racing) bateu numa pedra logo a seguir ao CP3 e parou durante cerca de vinte minutos, antes de ser capaz de regressar ao bivouac a velocidade reduzida.

No final, o duplo Campeão do Mundo de Fórmula 1 cedeu 45 minutos. Stéphane Peterhansel (Mini John Cooper Works Buggy), líder durante grande parte do dia, terminou em quarto a 5m14s enquanto Carlos Sainz (Mini John Cooper Works Buggy) perdeu mais de um quarto de hora após múltiplos furos.

DIA 2: NASSER AL-ATTIYAH A FORÇAR

Mais uma vez Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo Racing) foi o mais rápido do dia. O piloto do Qatar bateu Jakub Przygonski por 11m09s, Stéphane Peterhansel (Mini John Cooper Works Buggy) por 12m32s e o seu companheiro de equipa Giniel de Villiers (Toyota Gazoo Racing) por 13m55s, que teve problemas de motor na sua Hilux. Com um tempo impressionante no dia anterior, Mathieu Serradori (Century Racing CR6) terminou a segunda tirada em nono, depois de ter parado 8 minutos para ajudar um piloto lesionado. Fernando Alonso (Toyota Gazoo Racing), depois de um dia difícil, terminou a segunda etapa em 10º, a 31m37s’.

Na geral, Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo Racing) manteve a liderança com Giniel De Villiers (Toyota Gazoo Racing) em segundo a 17m09s, seguido de perto por Stéphane Peterhansel (Mini John Cooper Works Buggy) a 17m46s.

DIA 3: PRIMEIRA VITÓRIA PARA A X-RAID

Carlos Sainz (X-Raid John Cooper Works Team) teve um bom andamento no seu mini buggy de tração às duas rodas. ‘El Matador’ venceu a terceira etapa na frente de Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo Racing) que teve a difícil tarefa de abrir a pista. O piloto do Qatar terminou 29s atrás do piloto espanhol. Stéphane Peterhansel (X-Raid John Cooper Works Team) foi terceiro depois de ter liderado a corrida durante parte do dia. Na etapa houve mais problemas para Fernando Alonso (Toyota Gazoo Racing). O espanhol partiu o eixo dianteiro da sua Hilux ao Km 75, mas chegou ao fim da especial antes de ser levado de volta ao bivouac. O seu companheiro de equipa Bernhard Ten Brinke (Toyota Gazoo Racing), quinto da geral, foi apanhado pelo mesmo buraco que o espanhol e não terminou a etapa. Na geral, Nasser Al-Attiyah mantinha a liderança com De Villiers em segundo (+17m21s) e Peterhansel em terceiro (+17m51s).

DIA 4: FIA CARS: AL-ATTIYAH E PETERHANSEL FORA DA CORRIDA, SAINZ E DE VILLIERS BENEFICIAM

Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo Racing) perdeu todas as chances de ganhar o sexto Rali de Marrocos. O piloto do Qatar teve que parar ao km 205 com graves problemas mecânicos na Hilux antes de regressar ao bivouac por estrada. Terceiro na geral à partida da tirada, Stéphane Peterhansel (X-Raid John Cooper Works Team) capotou o seu carro ao Km 293. O francês conseguiu finalmente reparar o seu buggy de tração às duas rodas, e cruzou a linha de chegada quase uma hora e meia depois do vencedor do dia, o seu companheiro de equipa Carlos Sainz (X-Raid John Cooper Works Team).

Desta forma, o piloto espanhol obteve a sua segunda vitória consecutiva, à frente de Jakub Przygonski (Orlen Team/X-Raid) a 2m37s e Giniel De Villiers (Toyota Gazoo Racing) a 8m25s’. Nani Roma (Bogward) mostrava-se cada vez mais confortável com a sua nova equipa e terminou em quarto a 10m57s’.

Desta forma, Giniel De Villiers (Toyota Gazoo Racing), sempre regular desde o início do rali, assumiu a liderança da classificação geral.

Carlos Sainz (X-Raid John Cooper Works Team) passou a ser segundo a 4m42s, enquanto Mathieu Serradori (SRT Racing Team) subiu ao pódio a 28m42s.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado