Rali de Marrocos, Etapa 1 SSV: Pódio 100% português

Por a 13 Outubro 2025 17:25

Alexandre Pinto / Bernardo Oliveira (Polaris RZR Pro R Sport) voltaram a brilhar no Rali de Marrocos, conquistando a vitória na categoria SSV após uma intensa batalha com os compatriotas João Dias / Nuno Morais (Polaris RZR Pro R Sport). O recém-coroado campeão do World Rally-Raid Championship (W2RC) terminou o dia com 27 segundos de vantagem sobre o piloto da Santag Racing (Polaris). Luís Cidade / Sebastian Cesana (Can-Am Maverick R), também ao volante de um Polaris, completaram o pódio a 1 minuto e 41 segundos, garantindo um pódio 100% português.

“Foi uma etapa difícil, muito competitiva, mas conseguimos manter o foco até ao fim”, declarou Alexandre Pinto, visivelmente satisfeito após o triunfo.

Alternância no comando e desempenho de destaque das equipas portuguesas

A especial foi marcada por constantes mudanças no topo. João Dias começou forte, liderando nas passagens pelos quilómetros 31, 44 e 80, antes de ser superado pela dupla Kyle Chaney / Jacob Argubright (Can-Am Maverick R), que chegou a comandar a prova com uma vantagem de 29 segundos sobre o português. No entanto, à medida que a etapa avançava, Alexandre Pinto recuperou terreno, assumindo o comando aos 227 km, seguido de Dias (+36seg.) e Cidade (+2:23seg.), num domínio absoluto da Polaris, num pódio que se manteve até ao fim.

Kyle Chaney, que teve Jacob Argubright — habitual presença nas motos — como navegador, acabou por cair para a quarta posição, a mais de seis minutos do líder. Esta é a ordem da geral após a primeira etapa. Hélder Rodrigues / Gonçalo Reis (Polaris RZR Pro R Sport) terminou na sétima posição, com Rui Serpa / Rui Pita (Polaris RZR Pro R Sport) em 13º e José Nogueira / Arcélio Couto (Can-Am Maverick X3 X RS Turbo RR) em 15º.

Sete vitórias consecutivas para Portugal no W2RC

Com este novo triunfo, Portugal prolonga o seu momento de ouro na categoria SSV. Os pilotos lusos somam agora sete vitórias consecutivas no Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) — seis no bp Ultimate Rally Raid Portugal e uma no prólogo do Rallye du Maroc, conquistada por João Dias.

A consistência e o domínio dos portugueses colocam a fasquia alta para os adversários internacionais. Nomes como o argentino Jeremías González Ferioli, o chileno Francisco “Chaleco” López e o americano Kyle Chaney continuam a tentar quebrar a sequência vitoriosa lusa — uma tarefa que, até agora, se tem revelado impossível.

Resultados AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado