O piloto da Dacia, Nasser Al-Attiyah, enviou uma carta ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, expressando a sua frustração relativamente a vários problemas ocorridos no Rali Dakar deste ano. O pentacampeão ficou particularmente aborrecido com uma penalização de 10 minutos na Etapa 5, que lhe custou a vitória na etapa, depois de ter perdido uma roda sobresselente.
Al-Attiyah também criticou a decisão da FIA de impedir Carlos Sainz e Sébastien Loeb de continuarem após os seus acidentes, devido a danos na gaiola de proteção. Lamentou a influência da política no evento:
“Sim, enviámos a carta e estávamos a dizer que tínhamos de defender a nossa posição, os nossos dez minutos. Isto é um erro, receber dez minutos, mas trabalhamos para que esta situação mude – não para mudar, precisamos de colocar as pessoas certas [lá], penso eu. Não, não estou a gostar do Dakar, estou a fazer o dia a dia, mas cada vez que algo estranho acontece, não estou a gostar nada”.
“Não, não nos falta nada, mas quando se vem para a corrida, é preciso desfrutar. Não é preciso haver política no meio ou algo que não seja justo, quando se coloca uma regra – terminar. Não é preciso mudar algo todos os dias”.
Apesar de ter terminado quase 12 minutos atrás do vencedor da Etapa 7, Lucas Moraes, Al-Attiyah continua otimista quanto às suas hipóteses. Atrás do líder da geral, Henk Lategan, por 21m57s, reconheceu o desafio, mas insistiu: *”Vinte minutos não é nada, ainda temos cinco dias. Vou dar o meu melhor para subir e ganhar.











