Dakar: Missão cumprida para Pedro Mello Breyner

Por a 17 Janeiro 2019 17:57

Não foi fácil, mas a dupla Pedro Mello Breyner e Javier Uribe, adotou a tática certa para levar o Yamaha YXZ 1000 R Turbo Extramotion, preparado em Portugal pela Franco Sport até ao fim da prova. Sabendo da dureza do percurso, e cientes que os problemas iriam afetar toda a caravana, desde cedo procuraram levar o carro até ao fim de cada etapa, perdendo tempo, mas assegurando que iam suplantando cada armadilha que tinham pela frente.

Depois do ano passado ter feito a estreia portuguesa na categoria SSV, desta feita Pedro Mello Breyner mostrou que percebeu bem o que tinha de fazer no Dakar, e encarou-o duma forma que se veio a revelar proveitosa, já que atingiu o objetivo, e chegou ao fim.

Mas para trás ficou uma história, que teve capítulos bem complicados. Logo na Etapa 1, um susto tremendo com final feliz: “Quase no final da ligação que antecedia o setor seletivo o nosso carro de assistência, que seguia atrás de nós, mandou-nos parar porque estava um líquido a escorrer dos foles das transmissões. Detetado o problema e encontrada a solução partimos para o início do troço conscientes de que poderíamos começar a prova logo com uma hora de penalização. Felizmente que por milagre o início do troço fora atrasado de uma hora pelo que nada disso aconteceu”, lembrou Pedro Mello Breyner que no dia seguinte, na etapa 2, teve um dia mais calmo: “a segunda etapa correu muito bem. Nunca tinha feito uma especial de 300 quilómetros nas dunas e, por isso, esse foi para nós um dia muito positivo. Tentámos não arriscar demasiado por forma a não comprometer a nossa missão de chegar ao fim, pelo que foi nesse ritmo que quisemos continuar até ao final”.

E assim foi, na Etapa 3 a dupla subiu quatro posições: “Fizemos a etapa sempre a rolar, sem percalços. Foi uma especial dura, não só pelo setor seletivo em si, mas também pela ligação muito extensa. As dunas de Acari são muitos exigentes e a navegação foi uma vez mais essencial. Não quisemos arriscar demasiado, mas conseguimos imprimir um ritmo um pouco mais forte e subir posições, o que nos deixou satisfeitos”, revelou.

Depois, viriam ainda mais dificuldades. Na etapa 5 e depois de um merecido dia de descanso a dupla Pedro Mello Breyner/Javier Uribe conseguiu o seu melhor resultado que lhes permitiu subir mais duas posições na geral: “A quinta etapa foi tal como as anteriores muito difícil, mas viemos num ritmo mais rápido aproveitando todas as zonas de bom piso. Havia muito fesh fesh em planícies onde mesmo assim conseguíamos vir bastante depressa o mesmo acontecendo em zonas que era tipo troço de rali. Aí estivemos bem. Claro que no mau piso poupávamos. O nosso Yamaha portou-se bem, nós também e a navegação do Javier continuou a ser impecável.” disse Pedro Mello Breyner que ocupava na altura a 21ª posição dos SSV.

O dia de descanso permitiu retemperar forças e fazer uma revisão geral ao Yamaha, que até só teve o problema na ligação para a etapa 1: “Sabíamos que íamos encontrar um Dakar muito difícil e por isso iniciámos a prova com um ritmo moderado, para ir ao encontro do nosso principal objetivo que era terminar a prova. Fomos superando todas as dificuldades especialmente as da etapa quatro que foi um, verdadeiro inferno. Depois, voltámos às dunas onde comecei a sentir-me mais à vontade” referiu o piloto.

Na etapas 6 e 7, Pedro Mello Breyner continuou a subir posições à geral: “A etapa sete tinha dunas muito altas e uma parte terrível com muita pedra que nos obrigou a rolar a um ritmo muito lento. Correu tudo bem, boa navegação e o nosso Yamaha sempre impecável. Mesmo assim, e por medida de precaução, para os últimos dias, mudámos as transmissões e mais algum material para estarmos ainda mais confortáveis” disse.

Na etapa 8 a dupla cruzou as exigentes dunas de Ica, sem registo de qualquer contratempo: “A etapa correu muito bem, sem nenhum problema. O Javier fez uma fantástica navegação nas dunas, o que me ajudou muito porque tenho pouca experiência neste tipo de piso e as dunas são muito difíceis de superar. É assim que temos vindo a fazer ao longo das especiais, sem registos de problemas até ao momento. O objetivo único é terminar o Dakar. O ano passado a experiência foi muito curta, por isso poder este ano terminar teria que ser a nossa vitória”, disse Pedro Mello Breyner que passou a ocupar a 19ª posição dos SSV.

Na etapa 9, o objetivo estava muito perto: “O Javier Uribe tem vindo a fazer um trabalho de navegação fantástico, sem erros ou problemas, é um excelente navegador. Creio que temos feito um bom Dakar. Tem sido um rali muito duro e exigente, mas que também nos tem divertido. O Yamaha tem-se portado muito bem”, disse Pedro Mello Breyner antes de levar o Yamaha até ao pódio final. Missão cumprida…

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