Dakar: Eurosport com magazine diário de 30 minutos

Por a 5 Janeiro 2019 12:50

A 41.ª edição do Rali Dakar traz muitas novidades! Dez anos após a mudança de África para a América do Sul, a prova de todo-terreno mais dura do mundo realiza-se pela primeira vez num só país: o Perú. São cerca de 5.000 quilómetros, divididos em 10 etapas, a maior parte (70 por cento) percorridos em percurso de areia e dunas. O Dakar 2019 vai contar com quase uma vintena de portugueses, entre os mais de 530 concorrentes, nos quais se incluem 17 mulheres, o maior contingente feminino em prova desde 2009. Paulo Gonçalves, Joaquim Rodrigues e Mário Patrão, em equipas oficiais na categoria de motos, são alguns dos pilotos portugueses a destacar nesta 41.ª edição.

O Eurosport emite um magazine diário de 30 minutos de duração com os melhores momentos do rali. O resumo da jornada vai para o ar todos os dias, por volta das 22:00, entre 6 a 17 de janeiro. Os comentários ficam a cargo de João Carlos Costa.

“2019 oferece um Dakar mais compacto – menos dias, menos quilómetros – sem que isso belisque o interesse desportivo. Apenas a paisagem será menos variada, muito embora o Peru tenha argumentos mais que suficientes para deixar todos colados ao ecrã, como se viu na edição anterior.

Na batalha pelas vitórias, nenhuma categoria tem um vencedor antecipado. Nos carros, a Peugeot não está representada oficialmente, mas há vários 3008 e 2008 DKR privados, com destaque para os de Sebastien Loeb e Harry Hunt.

A Toyota acredita ser capaz de conquistar a primeira vitória na prova, sendo Nasser Al-Attiyah secundado por Giniel de Villiers e Bernhard Tem Brinke.

A Mini “recolheu” os ex-Peugeot, Carlos Sainz, Stephane Peterhansel e Cyril Despres para guiar os Buggy estreados em 2018, enquanto Nani Roma e Orlando Terranova continuam com os Countryman 4×4.

O vencedor sairá, quase de certeza, desta dezena de pilotos, aos quais se junta o americano Robby Gordon com um Buggy Trexton, pequeno no tamanho, enorme na ambição.

Nas motos, Paulo Gonçalves recupera da operação ao baço, sendo ainda assim uma das “fichas vencedoras” da Honda, que conta ainda com Joan Barreda e Ricky Brabec para tentar colocar um ponto final em quase duas décadas de vitórias consecutivas da KTM.

A marca austríaca tem uma equipa também sem mexidas, com os três últimos vencedores (Matthias Walkner, Toby Price e Sam Sunderland) prontos a bisar, com a ajuda de um ‘aguadeiro’ de luxo na pessoa de Mário Patrão.

A Yamaha volta a tentar a vitória e Adrien Van Beveren, Franco Caimi e Xavier de Soultrait mostraram em 2018 que as dunas peruanas podem ser terreno favorável. Esquecer a Husqvarna de Pablo Quintanilla e as Hero de Oriol Mena e do nosso Joaquim Rodrigues jr. será um erro, sendo que as Sherco de Michael e Adrien Metge também são candidatas a entrar na luta.

Nos camiões, vamos ter mais um duelo Kamaz/Iveco, arbitrado pela MAZ, Liaz e Tatra, disse João Carlos Costa, comentador de desportos motorizados do Eurosport.

Foto Getty Images

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado