WRC, Rali de Portugal, PEC5: Muito equilíbrio na primeira manhã de prova

Por a 10 Maio 2024 13:01

Takamoto Katsuta lidera o Rali de Portugal no final da primeira manhã de prova, com 2.9s de avanço para Thierry Neuville, mas a luta está equilibrada, pois há seis equipas separadas por 9.1s

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) voltaram a vencer um troço e fizeram uma bela manhã, terminando-a a 2.9s dos líderes, isto a abrir a estrada. Esperava-se que perdesse bem mais, mas o belga está a fazer uma estupenda prova e desta forma passa a ser claramente um forte candidato a vencer. Mas vamos ver o que faz à tarde: “mantenho o meu plano o dia todo. Esperávamos condições mais húmidas e mais aderência, o feeling depois do shakedown não era bom, mas agora é excelente. A aderência está a mudar muito e claro que há o efeito da limpeza da estrada. Mas tivemos uma boa manhã”

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) foram segundos a 2.2s da frente e são terceiros, a 3.3s dos seus colegas de equipa. O piloto está a sofrer muito com o calor, mas mantém-se bem inserido na luta pela dianteira. Não está a fazer o melhor dos seus ralis, mas mantém um nível muito alto mesmo quando as coisas não lhe correm bem.

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) chegam ao fim da manhã na frente da prova, aproveitaram bem a ordem na estrada, mas fundamentalmente andaram muito bem, consistentes e com um bom ritmo: “foi uma boa manhã, está a ser duro para toda a gente, mas temos de continuar a forçar e ver o que acontece. Está a faltar-me um pouco de confiança, posso andar mais, mas fiz algumas asneiras e por isso não quero mudar muito”

Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) não está a ter um rali fácil, desta vez ficou sem intercomunicadores a meio do troço o que não deve ter sido nada fácil, mas a verdade é que perdeu somente 3.0s, e até subiu uma posição para quinto, estando agora a 7.5s da frente: “ficamos sem intercomunicadores a meio do troço, e agora precisamos de pneus novos. “

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) foram quintos e cederam mais 4.5s para Neuville caindo com isso para a quarta posição. Continuam se conseguir ligar-se melhor ao carro, e apesar de se manter à tona, não está a dar sinais de poder fazer um grande rali. Vamos ver se reage…

Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), perderam 5.0s neste troço, pois: “ficamos sem sistema híbrido, perdemos algum tempo, os pneus atrás estavam muito desgastados, troquei-os”, mas em termos globais fizeram uma boa manhã. O piloto assumiu que não gosta do troço de Mortágua, que lhe correu mal, mas em Góis venceu e deu mostras que pode manter-se na luta. Está a 9.1s da frente.

Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) foram sétimos e está a fazer um rali inteligente: “estamos a gerir osp neus por causa de toda a etapa, não há muita aderência, mas de um modo geral estou satisfeito. Sabemos que acontecem muitas coisas no primeiro dia na parte da tarde em Portugal, portanto vamos manter a nossa estratégia”

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) não estão a fazer uma boa prova. Basta ver onde está Neuville que tem uma ordem na estrada pior: “não está a correr bem, o feeling não é bom com o carro. Estamos limitados”

Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid) está com bastantes dificuldades, até para se manter na frente dos melhores do WRC2. É nono a 1m26.5s da frente. Fourmaux está a 14.7s.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
hellrun
hellrun
10 dias atrás

Alguém pode explicar aos senhores da SportTV que há por aqui gente que vê ralis há mais tempo que eles são jornalistas, e percebem perfeitamente quando se comenta de camisola clubística vestida. Deixem isso para o pessoal da bola. Já sabemos que gostam muito do Rovanpera e do ogier, mas tentem ser jornalistas e tratar todos por igual. Cada vez que os seus favoritos são batidos, andar a procurar de factores “estranhos” (como eles dizem), por exemplo, é demasiado óbvio. Há mais, mas fiquemo-nos por aqui.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado