WRC, Rali da Grã-Bretanha, PE22: Ott Tanak vence o rali e Power Stage

Por a 6 Outubro 2019 13:21

Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC) vencem o rali da Grã-Bretanha por 10.9s sobre Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC) e Sébastien Ogier/ Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC).

Na última especial, com os cinco primeiros a receberem os pontos extra da Power Stage, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC) foram os mais rápidos, conquistando os cinco pontos de bónus. A dupla estónia foi mais rápida que Sébastien Ogier/ Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC) por 0.5s.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroen C3 WRC). foram os terceiros mais rápidos, enquanto que Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC) foram quartos e o último ponto de bonificação foi para Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC), na quinta posição.

No campeonato, Ott Tanak segue na frente com 240 pontos, Sébastian Ogier tem 212 pontos e Thierry Neuville tem 199 pontos.

No WRC2 Pro, Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Skoda Fabia R5 Evo) venceram o rali e também garantiram o título desta categoria. Na segunda posição ficaram Jan Kopecky/Jan Hlousek (Skoda Fabia R5 Evo) a 4:47.0s. Pódio completo por Gus Greensmith/Elliot Edmondson (Ford Fiesta R5 MkII).

No WCR2, Petter Solberg/Phil Mills (Volkswagen Polo GTI R5) venceram a categoria e terminam a sua carreia no WRC. Atrás do campeão mundial de 2003 ficaram Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Skoda Fabia R5 Evo) a 18.8s. A completar o pódio ficaram Adrien Fourmauz/ Renaud Jamoul (Ford Fiesta R5).

No FIA Junior WRC, Jan Solans/Mauro Barreiro (Ford Fiesta R2T19) venceram o rali e também venceram o título nesta categoria. A dupla espanhola ficou na frente de Tom Kristensson/Henrik Appelskog (Ford FIesta R2T19) e de Sean Johnston/Alexander Kihurani (Ford Fiesta R2T19)

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rui-melogavis-pt
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rui-melogavis-pt

Parabéns a Tanak pela vitória no rally e no mais que provável título mundial, é merecido pois tem sido o mais rápido ao longo do ano. Neuville mais um ano do quase e já se começa a tornar um hábito (quase que é campeão). Finalmente um francês não vai ser campeão, mas os meus parabéns a Ogier, pois só um piloto talentoso e muito regular consegue por aquela lata a lutar pelo título. Mr Hollywood a despedir se em grande com uma vitória no WRC2 e Rovampera na mostrar que está pronto para o salto com os big boys, pois… Ler mais »

peudreot106rallye
Membro
peudreot106rallye

Ainda faltam duas provas, ainda não estamos livres de um título francês! Não é raro os títulos decidirem se na última prova, com uma reviravolta

rui-melogavis-pt
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rui-melogavis-pt

Ainda não estamos livres?

JahRastaFari
Membro
JahRastaFari

Bom comentário!

can-am
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can-am

Força Tanak para ver se ganha este mundial que bem merece e acaba com a ditadura dos franceses de Todt,Ogier, Citroen e Associados !

ecs
Membro
ecs

Excelente prova, onde os candidatos deram tudo pela vitória. A duas provas do fim, Tanak a controlar. O Neuville fez o primeiro podium desde o Rally de Portugal. O Ogier talvez gostasse mais de estar com um Fiesta, apesar de ter um fim do mês mesmo abonado.

ecs
Membro
ecs

Correcção: O Ogier talvez gostasse mais de estar com um Fiesta, apesar de ter um fim do mês menos abonado.

Kankkunenfan
Membro

Mas até percebo. Pois se repararmos no final de 2018, o C3 era mais competitivo do que é agora. Viu-se nas mãos de vários pilotos. Em algumas rondas podemos pensar que as outras equipas evoluem e o C3 não é tão facil de evoluir. Em outras, e o que é espantoso, é ver que o C3 parece ter regredido. Mas terá lógica se repararmos que a Citroen sacrifica performance a cada vez que tenta a estabilidade naquele carro. E isso está bem patente em asfalto.

JahRastaFari
Membro
JahRastaFari

Também temos de compreender que o Tanak está na forma da sua vida e raramente comete erros com um carro que mesmo sendo o mais rápido, não será assim tão superior aos outros. Repare que os colegas de equipa não conseguem tirar partido dessa rapidez do Toyota.

Kankkunenfan
Membro

Não conseguem? Nem preciso falar das prestações de Lappi com o Yaris comparadas com as do C3 e, por norma, o jovem Finlandês deveria ter mais experiência agora. Se reparar bem, nos últimos dois anos, foram várias as vezes que se encontraram 3 Toyota a fazer 3 melhores tempos em especiais. Final da primeira etapa igualmente. depois, com o decorrer do rali, é normal que uns errem e aí é onde Tanak evoluiu. Mas também não somos cegos, pois sabemos que com a luta pelos construtores nem Meeke nem Latvala podem sempre puxar como Tanak. Na minha opinião, o Yaris… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

Merecida vitória, mas não me posso iludir. Todos Toyota são rápidos e foi evidente que Meeke abrandou após saída de Latvala para jogar nos construtores. Não tirando mérito a Tanak, o combo entre o Estónio e o Yaris é basicamente impossível de bater. Evans poderia ter finalizado no pódio e Ogier a mostrar porque é 6x campeão do mundo no dia de hoje. Para quê ir numa batalha de 5 especiais, se pode salvar os pneus e tentar o máximo (que o C3 pode dar, pois não me parece ao nível de qualquer outro WRC, até fisicamente se nota em… Ler mais »

alexis
Membro
alexis

Você acredita mesmo no que escreve??? Então os C3 anteriores eram mais competitivos que este? Que dados é que você tem para poder fazer uma afirmação dessas com tanta ligeireza? Só porque o seu “menino” leva na cabeça do Tanak e do Neuville já é o carro que não presta!!! Sim porque o seu “menino” é fantástico, com carros iguais ninguém o bate, (que os chefes de equipa não deixam), não foi assim toda a vida do Ogier no WRC? Ao menos o Tanak abre a estrada, não faz choradeiras tristes, nem ameaças de que vai abandonar, nem levanta suspeições… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

E que dados tem para contrariar o que quer que seja? O carro que não presta já era falado enquanto “o meu menino” ganhava títulos” numa equipa privada. O resto do seu comantário só mostra ignorância perante o WRC. Qual choradeira? Algum outro piloto no WRC (desde 1973) teve de obrigatoriamente de abrir a estrada por duas etapas? NÃO! Prejudicar colegas quando no final do 1º dia? Há quanto tempo vê ralis? De certeza que não via há uma década atrás. pois aí eram executadas ordens de equipa serias e que interferiam com resultado final do 2º piloto, os split… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

Engraçado como vê as coisas. Tanak nunca precisou dos colegas? Se Meeke tivesse as ordens que tinha na Citroen, andaria colado a Tanak. Nas PS porque nenhum Toyota ataca? Ontem Lappi não poupou Ogier na PS. Choradeira, quando? Quando a FIA fez algo a que CHEGOU A DIZER QUE FOI LONGE DEMAIS! Ameaçou retirar-se? Nunca caro, deve estar a confundir com outro sebastião no final de 2011 e lhe deram a qualifying stage. Presumo que vê ralis à pouco tempo, pois campeonatos e ralis perdidos por problemas alheios aos pilotos é o que não falta. Mas sabe de uma coisa?… Ler mais »

alexis
Membro
alexis

Em 1º lugar quero felicitá-lo por ter o dom de tanto escrever… e nada, não sai nada, eu espremo, espremo e nada, enfim o habitual. No entanto ficamos todos a saber que conhece tudo melhor que toda a gente inclusive o Tanak (costuma privar com ele provavelmente) e no entanto… nada, depois compara o Kankkunen com o Ogier, LOL, a unica semelhança só se for por ambos vencerem com as marcas por onde passaram, porque de resto não têm rigorosamente nada, mas mesmo nada a ver um com o outro, nem no estilo de pilotagem, nem na personalidade, nada mesmo,… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

Sabe, este site há uns anos tinha muita gente como você. O caro é um desses no regresso, pois de tudo o que duvida é visível e todo mundo sabe na caravana do WRC, se lhe custa a aceitar é pena. Como se Tanak fosse simpático ao final de cada SS. Os pilotos não se conhecem nas parcas entrevistas ao final das pec. Saia de casa, leia quem tenha credibilidade lá fora e se é fã de Tanak tem de parar muito para saber quem ele é. De resto, seu comentário é uma embrulhada de ódio sem sentido a quem… Ler mais »

Edgar9
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Edgar9

Daqui a pouco tamos a dizer que a citroen é amadora em rallys quando limpou 9 seguidos com o loeb. É óbvio que o c3 tem problemas principalmente de subviragem mas o yaris tbm os tem de fiablidade. Ogier é um senhor piloto á parte de todos( mas às vezes tbm um bocadinho chorão) tem 6 titulos, tanak vai para o 1 em princípio não à comparação.Tanak já no ano passado ia com embalo para ganhar o mundial mas desistiu na GB quando Tava em primeiro e na Catalunha furou quando liderava tbm, e ai o ogier tinha o fiesta… Ler mais »

alexis
Membro
alexis

Você é o verdadeiro sabe tudo que no fundo não sabe nada, é o verdadeiro gabarolas que se diz muito entendido na matéria, conhece os pilotos, diretores desportivos, engenheiros, melhor que toda a gente e no fundo não conhece nada nem ninguém, o seu egocentrismo é doentio e pior que tudo isto é armar-se em virgem ofendida quando se fala do Ogier, quando andou anos aqui neste sitio a dizer cobras e lagartos do Loeb, que moral você tem para criticar seja quem for aqui no sitio? Havia era de ter vergonha desse egocentrismo doentio, mas sabe que há tratamento… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

O seu comentário é uma autêntica introdução à sua pessoa, mas usado na 3ª. Amizade pessoal de Tanak e Ogier mete-o assim? lol Se não bastasse o seu comentário, isso só por si mostra quem é doentio por aqui! 1ª aprenda qualquer coisa de ralis. 2º comporte-se sff. Se conseguir desmascarar o que quer que eu tenha dito, até lhe faço o favor de deixar de comentar por aqui. Mas não pode, simplesmente porque é demasiado parco na visão do WRC, o facto de não saber ou só ver ralis na Rv é problema seu, idolatra pilotos da moda e… Ler mais »

alexis
Membro
alexis

Você é uma verdadeira anedota e está a queimar óleo por todo o lado, tanto que já não sabe o que lê e muito menos sabe o que escreve, enfim, tipico de quem está a precisar de ajuda. 1º em circunstancia alguma me refiro a Tanak, quem se refere a Tanak como se tivesse andado com ele na escola e em varias ocasiões é você. 2º quem se pôs a jeito a chamar-me acéfalo foi você, gosta de mandar a boca mas não gosta do troco, tal e qual o seu menino, aguente-se, ou então comporte-se. 3º todos os dias… Ler mais »

Billy Bob
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Billy Bob

Já foi quase tudo dito pelos colegas. Foi sem dúvida um dos melhores ralis que me lembro, os três, quatro primeiros a caberem em 12 segundos. Um pódio de luxo fica bem num rali tão disputado, os três melhores pilotos WRC do mundo sem qualquer dúvida. Notas negativas, há várias….O mau rali dos finlandeses, Latvala (ano desastroso, até agora…), Suninen, e Lappi. Obviamente que o Citroen não é um mau carro, vinham duma dobradinha no rali anterior…E é ver os tempos de Lappi a ter que abrir as pecs, algumas vezes melhor que Ogier….ver também os tempos na Power Stage,… Ler mais »

rui-melogavis-pt
Membro
rui-melogavis-pt

Percebo e posso concordar com o que diz sobre os Citroen, mas no meu comentário acima falei de uma forma mais global e abrangente. Onde andavam e acabavam os C3 na classificação do mundial nos últimos dois anos e onde vão acabar este ano. Atenção que com isto não quero tirar mérito nenhum a Tanak! Se confirmar o titulo mundial está muito, mas muito bem entregue. Apenas dou também mérito a Ogier devido a estar na disputa do titulo a dois rallys do final. Estou é efectivamente em pulgas para ver o que o puto maravilha finlandês Kalle Rovampera vai… Ler mais »

Billy Bob
Membro
Billy Bob

Do primeiro ano da Citroen nem falo, mas do segundo, apesar de não terem pilotos Top, fazem cinco pódios e ganham um rali quando entregam o carro a… um piloto Top, de nome Loeb e não foram mais devido a um furo no Rali do México, Loeb liderava. Este ano a Citroen apostou e muito, e não foi só na contratação de Ogier, houve reforços na estrutura, reforços que resultam, o Citroen é robusto e tem sido 100% fiável, para reforçar e em contraste possa afirmar e não irá com certeza discordar de que não fossem os problemas de fiabilidade… Ler mais »

rui-melogavis-pt
Membro
rui-melogavis-pt

Pois, também estou de acordo consigo se a fiabilidade do Toyota fosse maior, o titulo provavelmente estaria decidido mais cedo, mas assim até é melhor e leva se a decisão para as rondas finais.
Quanto aos “putos”, também falei em Solberg Jr e sim acontece muitas vezes depois de brilharem nas categorias de promoção, eclipsarem se no topo, mas Rovampera parece me que tem demasiado talento para se “perder” no WRC.

Kankkunenfan
Membro

É sempre mais fácil fazer pódios em ralis de terra onde a ordem de saída é crucial. Todos pilotos que menciona, ganhavam imenso terreno logo na 1ª etapa. Na Catalunha, viva-se a memória, Loeb venceu graças a uma excelente escolha de pneus. Mas diga-se de passagem, era um luxo a que nenhum piloto a tempo inteiro no WRC poderia fazer. Citroen funciona onde a aerodinamica não é crucial e em ralis duros e muito sinuosos. A olhar para o calendário, carece dessas provas. Um carro que funciona mal em asfalto, mostra algo do que é em ralis de terra rápidos,… Ler mais »

rui-melogavis-pt
Membro
rui-melogavis-pt

Caro Kankkunenfan, se me permite, apesar de muitas vezes gostar e aprender algumas coisas nos seus comentários, acho que também por vezes se excede e entra num “jogo pouco saudável”. Sou um admirador de Ogier e do seu talento atrás de um volante e nao me custa nada admitir (aliás, fi lo no 1º comentário deste artigo) que o titulo mais que provável do Estónio é muito merecido pela sua rapidez nestes últimos dois anos. Agora quando aparecem os haters, sejam de Ogier, sejam de Meeke ou Latvalla para quê entrar neste bate boca, insinuações e quase insultos quando nao… Ler mais »

831ABO
Membro
831ABO

Permitam-me este desabafo: quem me dera que o ambiente dos comentários na Fórmula 1 fosse semelhante ao que se respira aqui quando o assunto é ralis. Quanto ao Citröen C3 e à sua competitividade errática, este foi tema de uma conversa que mantive recentemente com o Sr. B…, mecânico e proprietário da oficina onde levo o carro, que adora clássicos e desporto automóvel em geral (e percebe muito mais de tudo isto do que eu, claro). Segundo ele, o C3 sofre de um problema estrutural que o leva a fugir de frente (subviragem), problema que muito provavelmente tem que ver… Ler mais »

rui-melogavis-pt
Membro
rui-melogavis-pt

Ainda gosto de F1, indiscutivelmente menos do que gostava há uns anos atrás, mas quando o tema é o forum do Autosport de F1 isso é para esquecer! É demasiado mau!
Insultam se, arranjam nicks fantasmas, teorias de conspiração… Já desisti!
Aqui “respirasse” muito melhor.

c_s_amaral
Membro
c_s_amaral

A Toyota tem um “Karma terrível” que já a fez perder campeonatos em várias disciplinas, com a meta à vista. Es

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