WRC: Ordem de partida em discussão

Por a 12 Agosto 2018 00:22

Continua na ordem do dia a discussão da ordem de partida nos ralis, já que, mais do que nunca, com a competição cada vez mais equilibrada esta questão ganhou importância. Desta feita, o diretor de Prova do Rali da Grã-Bretanha, Ian Campbell, sugeriu que os WRC2 pudessem arrancar na frente dos P1 no primeiro dia de prova, esquecendo-se talvez que a única alteração é que o problema transitava dos WRC para os WRC2.

Como se sabe, esta é uma questão que tem tido várias tentativas de atenuar o problema, pois como se sabe, na essência está o facto dos pilotos nunca encontrarem a estrada igual, mesmo que rodem logo a seguir a outro concorrente. Que o diga por exemplo Ott Tanak que desistiu no Rali de Portugal depois do concorrente anterior lhe ter atirado uma enorme pedra para o meio da estrada.

Nos anos 60, quando os ralis eram autênticas maratonas, que muitas vezes se corriam dia e noite, não eram só pilotos e navegadores que ficavam cansados, mas também os comissários e cronometristas. E o que fizeram os organizadores? Convidavam celebridades e colocavam-nos a passar à frente dos concorrentes regulares para os comissários e cronometristas se manterem acordados.

Não é uma questão fácil. Em determinados ralis, o atraso dos que rodam na frente, primeiro e segundo, habitualmente, é tanto que no final do primeiro dia os homens que lideram os campeonato e os ‘runner-up’ já estão afastados da luta pelo triunfo. Antes, quando o líder do campeonato abria a estrada dois dias, essa pareceu uma regra feita especificamente para Sébastien Ogier. Como não havia ninguém que lhe desse luta, as regras atenuavam a questão. Mesmo assim, foi sempre campeão.

Inverter a ordem dos homens do WRC, é criar ainda maior clivagem do que a ‘natural’. Um piloto que é 10º ou 11º a meio do campeonato, partir na frente da estrada é sinónimo de continuar por essas posições. E por aí além. Não há uma solução que agrade a todos…

[rl_gallery id=”371726″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado