WRC: O futuro de Kris Meeke…

Por a 29 Junho 2017 16:21

Kris Meeke está a ver de fora o Rali de Polónia, prova em que foi substituído por Andreas Mikkelsen. Está previsto regressar no Rali da Finlândia, prova em que a Citroën regressa ao seu line-up do início do ano, mas a verdade é que nesta altura não é fácil definir o futuro de Kris Meeke. A sua reputação de destruir carros tem-no perseguido há algum tempo e pelo que já sabe este ano, ‘apanhou’ um carro complicado (o facto da Citroën já ter utilizado jokers de homologação tão cedo são a prova que a equipa francesa cometeu erros com a construção/desenvolvimento do carro) e isso juntou-se à sua ‘natural’ apetência para ir para além dos limites e as coisas a esse nível têm sido muito más, ao ponto de já ter mais despistes na ‘conta’ do que ralis realizados. Por tudo isso, e apesar do triunfo no México, mesmo esse, com um enorme susto no último troço, levou a que a equipa o tenha feito descansar e repensar a sua prestação, o que, como é lógico é muito mau sinal. Veja-se como termo de comparação o que Michel Nandan e a Hyundai fizeram com os despistes de Thierry Neuville. O líder deu-lhe o apoio que o belga precisava e os triunfos surgiram com naturalidade, porque desde o primeiro troço do Monte Carlo que se percebeu que o problema não estava no carro. Portanto, quanto a Kris Meeke, está a passar por algo semelhante a que Jari-Matti Latvala já passou há alguns anos, quando foi despromovido da equipa oficial para a Stobart WRT, mas isto com uma grande diferença. O finlandês era bem mais novo. É difícil dizer se isto vai resultar com Kris Meeke, ainda mais quando há um piloto como Andreas Mikkelsen logo ali à mão. Mas para além disso há muitas incertezas na Citroën e demasiadas perguntas por responder. Porque Kris Meeke tem estado tão abaixo do que já o vimos fazer? Será a pressão da idade? Pressão dos jovens pilotos que estão a surgir no WRC? Pressão da imprensa britânica que esperava de Meeke o regresso dos pilotos britânicos aos títulos? Será ele a primeira ‘vítima’ da nova geração de World Rally Cars? Será Meeke ‘vítima’ de um carro abaixo da média da concorrência? A a sua ‘cabeça’ não lhe tem permitido melhor controlo emocional? No fim do Rali da Polónia vai ter-se uma ideia melhor do resultado das novas modificações no C3 WRC. Que ninguém espere que de repente esteja tudo resolvido, a este nível quase nunca é assim é preciso tempo para melhorar. Veja-se a quantidade de adeptos que dizia que a chegada de Mikkelsen à equipa iria resolver todos os problemas. Ainda não passou do shakedown do segundo rali e já há quem escreva que ele só era bom piloto porque tinha um VW Polo WRC… não nos fartamos de alertar para o facto do nível do WRC ser muito elevado, e hoje em dia é muito difícil chegar, ver e vencer. Nem 8 nem 80…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

Meekedonado!

zeropt
zeropt
6 anos atrás

Dizer que Kris Meeke tem fama de destruidor de carros é fácil, admitir que o C3 WRC é um charuto de primeira apanha já é mais difícil depois de se andar a apregoar durante a fase de testes que a Citröen era a marca a bater em 2017! =D

Para o futuro de Meeke estar ameaçado era preciso o Mekkelsen mostrar andamento com o carro, um 8º lugar parece muito pouco para se estar a colocar essa possibilidade em equação. loles

g-rod
g-rod
Reply to  zeropt
6 anos atrás

Ainda me recordo de todas as análises do AS antes do WRC2017 começar.

Viam pelas imagens que “era bem nascido”, reconheciam velocidade nos testes, etc. O FLOP do ano!!!

Cágado1
6 anos atrás

Duvido muito que o Mikkelsen seja mais rápido com o C3 que o Meeke. Pode é ter mais cabeça. No ano passado o Meeke cresceu imenso com o facto de não ter pressão. Pensei que seria uma boa base para este ano, mas a coisa está pior que nunca.

g-rod
g-rod
Reply to  Cágado1
6 anos atrás

Ele cresceu muito, concordo! Mas não nos podemos esquecer que partia sempre “lá atrás” (porque não fez o mundial todo) e o Líder do campeonato abria as duas primeiras etapas.

mcrae
mcrae
6 anos atrás

Ao fim das 3 primeiras especiais o Mikkelsen está em 11º, atrás do Lefebre. O Meeke realmente teve muitas saídas de estrada, acredito que ele teve sempre que arriscar muito para ganhar especiais com o charuto. Claro que se for para acabar de 8º para baixo, o Meeke também consiga acabar os ralis, basta adoptar o andamento dos companheiros de equipa..

g-rod
g-rod
Reply to  mcrae
6 anos atrás

talvez por isso, o Breen mereça muito mais crédito do que tem tido.

total wrc
total wrc
6 anos atrás

apesar de tudo o meeke ainda é o unico piloto citroen que consegue fazer realmente frente aos da frente , poderá estar a andar mesmo acima das possibildades do carro e ai estará as respostas para os consecutivos despistes , caberá a marca francesa tentar resolver os problemas que ao que parece são evidentes na construção do c3 e então ai poderemos ver se com armas identicas aos seus adversarios a velocidade do meeke e resultados fazem um conjunto que leve de novo a citroen aos resultados a que nos habituou

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado