Vodafone Rally de Portugal 2015: Jari-Matti Latvala evita recorde


Jari-Matti Latvala venceu um rali extremamente competitivo, aproveitando da melhor forma a sua ordem de partida para bater Sébastien Ogier. O regresso do Rali de Portugal ao Norte foi um sucesso…

uando se perspetivava o cenário de Sébastien Ogier igualar o histórico recorde de vitórias de Markku Alen em Portugal, eis que Jari-Matti Latvala, contra todos os prognósticos, ganha em solo luso pela primeira vez. O regresso do rali ao Norte foi um sucesso impossível de ig­norar. Uma ótima decisão de Carlos Barbosa e do ACP, com forte influência por parte da FIA, liderada por figuras que ‘beberam’ a paixão de décadas dos portugueses pelos ralis, como Jean Todt ou Michèle Mouton. Ainda assim, a decisão originou incerteza e discussão, mas se havia uma organização no WRC capaz de

executar a tarefa com a competência exigi­da, era a do ACP. Desportivamente, o favoritismo era de Sébastien Ogier, que tinha ganho três das quatro provas anteriores, mas nestas contas faltavam Jari-Matti Latvala e… as regras da FIA para a ordem de partida. Pelo facto de ser o líder do Mundial, Ogier teve uma posição de partida para a es­trada teoricamente desvantajosa até ao final do dia de sábado, ou seja em 13 das 16 especi­ais da prova. Enquanto isso, Latvala aproveita­va o facto de ser nono no Mundial antes do rali e encontrava os troços muito mais limpos do que os seus companheiros de equipa. No final da PE 11, Latvala, Kris Meeke, Ogier e Andreas Mikkelsen estavam separados por 16,6s, o que tornava esta edição das mais imprevisíveis dos últimos anos. O ataque de Ogier foi forte, e che­gou ao final do penúltimo dia no segundo lugar, a 9,5s de Latvala. Ainda recuperou até aos 7,8s em Fafe, mas o finlandês respondeu em Vieira do Minho, e foi o mais rápido, colocando nova­mente a margem em 10,4s, antes da Power Stage. No final, a vitória foi para Latvala, com o pódio a ser todo VW. Miguel Campos foi 20º e o melhor português, numa altura em que a prova deixou de contar para o CNR, deixando de ter, por isso, muitos pilotos lusos à partida.

Classifica̵̤es РCLIQUE AQUI