A FPAK ‘reservou’ datas do Nacional de Ralis de 2017, sem no entanto ter nomeado provas. A razão é simples, e prende-se pelo facto de ter havido uma prova candidata a subir ao Campeonato principal, o Rali de Amarante/Baião, e uma vez que é necessário esperar não só pela avaliação, como pelos resultados práticos dessa situação, isso faz com que a FPAK ainda não possa atribuir provas às datas, pois pode haver necessidade de fazer ajustes, ou mesmo troca de uma prova.
Contudo, as provas internacionais têm que estar marcadas mais cedo, e essas têm já datas fixas no calendário, que são para já, os ralis Azores Airlines Rallye e o Rali Vinho Madeira. A data do Rali de Portugal está igualmente reservada porque é muito forte a possibilidade da prova portuguesa do Mundial de Ralis voltar a pertencer ao Nacional de Ralis – tal como é a vontade de muitos pilotos e equipas – e por isso a FPAK está a tratar de encontrar uma solução que poderá deixar toda a gente contente.
Se neste momento se está a questionar “então porque é que colocaram cá fora um calendário ainda sem provas?”, a resposta também é fácil. Isso deve-se ao facto dos clubes terem que decidir as datas para todos os eventos à ‘volta’ da competição principal, e mesmo sem os ralis atribuídos, estando as datas reservadas, os clubes já sabem que naquelas datas há CNR (eventualmente pode ainda haver um ajuste ou outro de datas) e portanto, podem colocar as suas provas em datas que não colidam. De resto, no início da próxima semana já se saberá mais sobre este assunto.
Olhando para o calendário do ano passado do CNR, percebe-se que há várias datas em alturas muito semelhantes aos eventos do ano passado, mas também se perceber que a possível introdução do Rali de Portugal, pode fazer mexer alguma coisa. Pelo menos já se tem uma ideia geral do que poderá ser o calendário 2017 do CNR.
Calendários 2017/Campeonato Nacional de Ralis
Datas Reservadas
Data: Prova:
17 a 19 Fevereiro
10 a 12 de Março
30 Março a 1 de Abril Azores Airlines Rallye
28 a 30 de Abril
18 a 21 de Maio Rali de Portugal (WRC)
9 a 11 de Junho
4 a 6 de Agosto Rali Vinho da Madeira
22 e 23 de Setembro
13 a 15 de Outubro
4 e 5 de Novembro










