Rali de Portugal Vinho do Porto 1992: Turbo KKK


Depois do triunfo da Toyota no ano anterior, Juha Kankkunen recuperou a supremacia Lancia ao volante do fabuloso Delta Integrale. Já os japoneses tiveram uma prova para esquecer enquanto Joaquim Santos foi novamente o melhor português

A última vitória da Lancia em Portugal aconteceu em 1992. Nessa altura, o ‘Deltona’ atingia o seu estágio final de evolução, proporcionando a Juha Kankkunen a sua primeira vitória em Portugal, beneficiando de um rali para esquecer por parte da Toyota e do despiste do seu companheiro Andrea Aghini. Numa prova marcada pelo muito pó, onde o Sol esteve sempre presente, Juha Kankkunen levou a melhor sobre Miki Biasion, que guiava agora um Sierra Cosworth. A Ford, através de François Delecour foi a grande dominadora da fase de asfalto, mas o carro do francês não terminaria a Super Especial de Lousada com problemas no motor.

O comando foi herdado por Andrea Aghini, mas foi Sol de pouca dura, já que quando o italiano destruiu o Lancia Delta em Arganil, Kankkunen já estava na frente.

Ainda assim, Aghini liderou durante algum tempo. Na lista de abandonos sonantes encontravam-se Auriol, Delecour, Eriksson (este num precipício de Arganil), Schwarz (na Pampilhosa, no pé de Sainz) e Makinen, que teve uma prova terrível aos comandos de um Nissan Pulsar GTI-R, com a equipa a colocar termos ao programa pouco tempo depois. A vitória de ‘KKK’, num rali para esquecer por parte da Toyota, foi a última da Lancia entre nós. Apesar de 1992 ter já sido um ano de transição, no final da época, a Lancia entrega­va definitivamente as rédeas da participação no WRC ao Jolly Club e as cores da Martini despediam-se dos seus inúmeros adeptos em todo o mundo, aparecendo, anos mais tarde, associadas à Ford.

O Mundial de Ralis perdia um dos seus ícones. Tal como a marca italia­na, também Joaquim Santos se despedia dos ralis, com mais uma vitória entre os ‘nossos’. Curiosamente, nos seis primeiros da classi­ficação geral, cinco marcas diferentes, facto pouco usual em provas do Mundial.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado