Poderemos ter a Subaru no WRC em 2025? já não falta tudo…
Recentemente começou a falar-se do possível regresso da Subaru ao WRC. E até se adiantaram detalhes que colocam tudo a fazer mais sentido. Se as coisas vão avançar ou não é uma história completamente diferente, porque passar da ideia ao desejo de a concretizar são os dois passos mais fáceis. Complicado é tudo o que vem a seguir…
Uma coisa é certa. Há várias razões para que a Subaru ainda seja recordada com muita saudade no WRC, mesmo 15 anos depois de ter saído da competição.
Uma das principais razões é a sua história de sucesso. A Subaru foi uma das equipas mais dominantes do WRC no final do Séc. XX, em 12 anos no WRC a marca colocou-se no sexto lugar das mais vitoriosas da história da competição.
Os seus carros, o Legacy e especialmente o Impreza, com aquele azul como pano de fundo para o amarelo das letras, fez maravilhas entre os adeptos e hoje há uma coisa em que apostava com boa dose de certeza que iria ganhar.
Se perguntarem aos adeptos qual a sua equipa preferida, a Citroën, a marca mais vitoriosa da história do WRC ou a Subaru, tenho quase a certeza de qual teria bem maior percentagem.
Para além disso, os Legacy e Impreza foram pilotados por alguns dos maiores nomes dos ralis, como Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg.
A popularidade entre os fãs da equipa, continua, 15 anos depois, incólume.
A Subaru sempre foi uma marca popular entre os adeptos dos ralis, graças ao seu estilo único. Os seus carros eram frequentemente vistos como sendo os mais bonitos do WRC, e a sua presença na competição era suficiente para muitos, mesmo que não ganhassem tanto quanto outras marcas.
A Subaru teve um enorme impacto na história do WRC, e o seu eventual regresso seria uma das maiores notícias da história do campeonato.
E sabem onde a Subaru hoje em dia é venerada precisamente por causa dos ralis… atuais?
Nos EUA por causa da Subaru Rally Team USA que ganha quase tudo o que há para ganhar nos ralis norte-americanos.
Agora que se está a tentar levar o WRC para os EUA, para os responsáveis da Subaru, que estão muito bem posicionados como marca naquele mercado, era amarelo (ouro) sobre azul…
Se vai acontecer ou não é mais difícil prever.
A Toyota já disse que partilha a sua tecnologia de motores, e o chassis não seria grande problema porque as regras da FIA obrigam a um chassis tubular, space frame em que seria basicamente lá montar tudo o resto. Desenvolver o motor do zero para a Subaru seria mesmo o mais difícil e isso ficou resolvido à partida.
Poderemos ter a Subaru no WRC em 2025?
Pode faltar aqui algo que foi fundamental na ‘vida’ anterior da marca japonesa: a equipa.
A Prodrive teve boa parte da percentagem do sucesso da Subaru no WRC. David Richards a gerir, com David Lapworth encarregue da parte técnica foram um duo perfeito.
teria que se encontrar outro, porque a esta distância, a Prodrive estão cheios de projetos.
Vamos ver o que sucede, mas a possibilidade não é – de modo nenhum – descabida, e é muito provável que a FIA, o Promotor e se calhar até os adversários estão a fazer força para que isso se torne realidade, porque já sabem que todos ganhariam com isso…
Ontem já era tarde. Venha a Subaru e se não for pedir muito outros como a Citroen ou a Peugeot.