Há 15 anos, era assim: O mundo no WRC é… oval

Por a 23 Julho 2022 10:30

O Rali de Portugal regressou ao WRC em 2007, depois de ter perdido o seu lugar depois da prova de 2001. No regresso, visitámos a M-Sport/Ford, onde ficámos impressionados pela qualidade e quantidade, dois dos predicados que fazem parte do vocabulário da grande família da Ford no Mundial de Ralis.

Hoje, fazendo um paralelo, as coisas são bem diferentes. Mas continua a não faltar qualidade…

Recordemos o texto que então publicámos…

Mesmo não sendo das provas mais difíceis de gerir em termos logísticos, o Vodafone Rali de Portugal envolve um considerável número de meios para as principais equipas que disputam o Mundial. Uma visita ao Parque de Assistência permite perceber a dimensão que hoje comporta qualquer equipa oficial e que, no caso, da BP Ford, toma proporções ainda maiores, não fosse a marca oval ter sob sua alçada a equipa principal da BP Ford WRT e mais duas formações ‘satélites’ (Stobart e Munchi‘s).

E mesmo se uma infelicidade de última hora privou esta última formação de participar na prova portuguesa, não é por isso que os meios que a Ford trouxe até nós para tentar vencer o rali e manter a liderança do Mundial de Construtores deixam de impressionar. Ao todo, são quase uma centena de elementos com funções perfeitamente definidas e que se repartem segundo uma estrutura hierárquica extremamente rígida, onde Jost Capito (responsável máximo da Ford Motorsport) e Malcolm Wilson (diretor desportivo das equipas BP Ford e Stobart) se apresentam no topo da pirâmide. Para todos os “gostos” A coordenação e gestão das duas equipas Ford é da responsabilidade de apenas quatro elementos e é por eles que tudo passa. Por exemplo, os relatórios precisos que identificam o desgaste dos principais órgãos dos Focus WRC06 e que aconselham a sua substituição. Na altura de executar esta tarefa, supervisionada e discutida com o diretor técnico, Christian Loriaux, são já os 44 mecânicos que entram em ação, cada um deles com funções previamente definidas.

Para a avaliar o constante desempenho dos Focus oficiais e semi-oficiais está também à disposição uma equipa de 15 engenheiros (três principais, seis de motores e seis de pneus) que, a partir da análise dos dados de telemetria, avaliam as “performances” dos carros e alteram o seu ‘set up’ de acordo com as necessidades – o mesmo é dizer, com as características do piso, grau de humidade e a altitude do troço.

A estes elementos poderão juntar-se dois eletricistas preparados para otimizar a instalação elétrica dos veículos, assim como cinco controladores de tempos colocados estrategicamente no meio das classificativas – para ajudar os pilotos a gerir o ritmo -, e mais quatro pessoas atentas que “vigiam” o estado do tempo.

Fora do quadro técnico estão ainda outros elementos de valor imprescindível como, por exemplo, o assistente dos pilotos, o fisioterapeuta, o piloto do helicóptero, três assessores de imprensa ou os oito elementos destacados para o “catering”. Meios impressionantes Mas o sucesso de uma equipa não pode depender apenas do fator humano, pelo que, no que toca aos meios técnicos, também não houve nesta prova, como em nenhuma

outra, poupança de esforços para que os cinco Focus WRC06 estivessem “au point”. Para assistir os cinco Focus preparados nas instalações da M-Sport, a Ford coloca no terreno dois veículos de apoio, outros dois veículos para o transporte dos pilotos e sete mini-autocarros para o transporte dos mecânicos até ao Parque de Assistência.

Há ainda espaço para integrar cinco carros usados nos reconhecimentos (mais dois de reserva), três para a equipa que coordena a meteorologia e os três veículos dos assessores de imprensa.

Mas é nos quatro camiões de apoio, na impressionante “motor home” e no moderno helicóptero que as duas formações da Ford estabelecem uma verdadeira “relação de inveja” com todas as outras equipas. É caso para dizer: quem pode, pode..

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