WRC 2015 arranca dentro de três semanas: Saiba as linhas gerais da competição

Por a 1 Janeiro 2015 15:23

A 43ª edição do Mundial de Ralis arranca a 22 de janeiro, numa competição que irá ter 13 ralis divididos por quatro continentes, que para além da categoria principal, o WRC, tem ainda o WRC2, WRC3 e Júnior WRC. Em termos de mudanças dos regulamentos, os concorrentes que não disputarem uma especial terão uma penalização de sete minutos, ao invés dos anteriores cinco (para concorrentes que abandonam e regressam à prova), sendo que se a ausência se der na derradeira especial a ‘pena’ serão dez minutos.

Nasce também a nova FIA R-GT Cup, que se disputa nos ralis de Monte-Carlo, GEKO Ypres Rally (ERC, Europeu de Ralis), Alemanha, Rallye International du Valais e Tour de Corse, ambos do ERC. A ordem de partida para as duas primeiras etapas será a ordem do campeonato, e na última etapa, os pilotos P1 e P2 irão surgir em ordem inversa da classificação. A transmissão de informação de performance de e para os carros, exceção feita a questões de segurança, será proibida, durante as especiais, e um carro que não arranque para o troço nos vinte segundos seguintes à ordem de partida terá de abandonar e regressar somente em Rally2 no dia seguinte.

Em termos de calendário, este é semelhante a 2014, apenas com a troca de datas das provas de Portugal e da Argentina. Como se sabe, a prova portuguesa ruma ao Norte, deixando o Algarve depois de dez edições da prova.

Calendário

1 22-25 Janeiro Mónaco 83ème Rallye Automobile Monte-Carlo Gap, Hautes-Alpes Asfalto, neve, Gelo

2 12-15 Fevereiro Suécia 63rd Rally Sweden Hagfors, Värmland Neve

3 5-8 Março México 29º Rally México León, Guanajuato Terra

4 23-26 Abril Argentina 35º Rally Argentina Villa Carlos Paz, Córdoba Terra

5 21-24 Maio Portugal 49º Rally de Portugal TBA[4] Terra

6 11-14 Junnho Itália 12º Rally d’Italia Sardegna Alghero, Sardinia Terra

7 2-5 Julho Polónia 72nd Rally Poland Mikolajki, Warmia-Masuria Terra

8 30 Julho-2 Agosto Finlândia 65th Rally Finland Jyväskylä, Keski-Suomi Terra

9 20-23 Agosto Alemanha 33º Rallye Deutschland1 Trier, Rhineland-Palatinate Asfalto

10 10-13 Setembro Austrália 24th Rally Australia Coffs Harbour, New South Wales Terra

11 1-4 Outubro França não anunciado Asfalto

12 22-25 Outubro Espanha 51º Rally Catalunya – Costa Daurada Salou, Tarragona Asfalto/Terra

13 12-15 Novembro Grã-Bretanha 71st Wales Rally GB Deeside, Flintshire Terra

Os ralis da Alemanha e França ainda estão provisórios no calendário, pois falta ainda o acordo com o Promotor. O Rali de Monte Carlo adotará os regulamentos de Rally 2, ao contrário do passado, permitindo aos concorrentes partir no dia seguinte. Até aqui a prova monegasca era a única sem este regulamento. Em termos de pilotos, Mikko Hirvonen retirou-se do WRC, e foi substituído por Ott Tänak. Sébastien Loeb regressa ao WRC, apra já apenas ao Monte Carlo, correndo rumores de que poderá disputar mais provas.

Equipas, carros e pilotos:

Volkswagen Motorsport

Volkswagen Polo R WRC

Sébastien Ogier/Julien Ingrassia

Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila

Andreas Mikkelsen/Ola Fløene

Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team

Citroën DS3 WRC

Kris Meeke/Paul Nagle

Sébastien Loeb/Daniel Elena

Mads Østberg/Jonas Andersson

M-Sport World Rally Team

Ford Fiesta RS WRC

Elfyn Evans/Daniel Barritt

Ott Tänak/Raigo Mõlder

Hyundai Motorsport

Hyundai i20 WRC

Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul

Dani Sordo/Marc Martí

Germany Hyundai Motorsport

Hayden Paddon/John Kennard

Jipocar Czech National Team

Ford Fiesta RS WRC

Martin Prokop/Jan Tománek

Fuckmatie WRT

Ford Fiesta RS WRC

Lorenzo Bertelli/Giovanni Bernacchini

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado