Traçado do Rali de Portugal 2015 reutiliza percursos míticos do passado

Por a 20 Janeiro 2015 15:42

A temporada de 2015 do WRC está prestes a começar com o Rali de Monte Carlo, mas a contagem decrescente para o 49º Vodafone Rally de Portugal já começou com a divulgação do Rally Guide 1. O documento que dá às equipas, à imprensa e ao público os primeiros dados para começarem a preparação para a prova e que marca o início da divulgação oficial do WRC Vodafone Rally de Portugal 2015 foi hoje publicado e são muitas as informações de relevo nele constantes.

Tal como já era público, a partida da edição de 2015 tem lugar em Guimarães, com o Castelo como pano de fundo, o pelotão segue depois para a Super Especial de Lousada. Depois disso os participantes terão pela frente mais 15 Especiais num total de 1.529,43 km, dos quais 354,35 serão disputados ao cronómetro. A partida será dada em Guimarães às 18h10 do dia 21 de maio, quinta-feira, e a super especial de Lousada realiza-se às 19h01 do mesmo dia.

No dia seguinte, sexta-feira, 22 de maio, três troços, Ponte de Lima 1 é às 9h40, segue-se Caminha 1 às 10h25 e Viana do Castelo 1 às 11h15. Depois de uma vinda à Exponor para assistência, as segundas passagens iniciam-se em Ponte de Lima é às 14h50s, sendo os troços de Caminha 2 e Viana do Castelo 2 às 15h35 e 16h25 respetivamente. Esta especial de Ponte de Lima é uma velha conhecida do Rali de Portugal, pois já se realizou, mais metro menos metro, 21 vezes. O troço de Caminha disputou-se pela primeira vez em 1969 com a denominação de Orbacém sendo que a versão deste ano utiliza grande parte dos doze quilómetros que constituíam o troço original. O troço de Viana de Castelo constitui um regresso de um dos mais espetaculares troços que alguma vez fizeram parte do percurso da prova, o troço de Santa Luzia, numa versão modificada.

No sábado, 23 de maio, a mesma receita, na zona de Amarante e Marão, com os troços de Baião, Marão e Fridão. As primeiras passagens são às 8h54, 9h35 e 11h02, e depois da vinda à Exponor, as segundas passagens pelos mesmo troços decorrem às 14h39, 15h20 e 16h47, respetivamente. O troço de Baião é uma versão da antiga Aboboreira, Marão é completamente novo e Fridão utiliza parte do Marão e Amarante do passado.

Por fim, no domingo, Fafe e Cabreira! Fafe 1 é às 8h05, a passagem única pelo troço de Vieira do Minho é às 8h50, e a segunda passagem por Fafe, que também é a Powerstage, às 11h08. A versão de 2015 da Cabreira será a terceira versão mais longa dos troços que já foram utilizados pelo Rali de Portugal no concelho de Vieira do Minho e na Serra da Cabreira. Depois dos 35 km de 1969 e 1970, e dos 49,3 km da versão de 1981, o troço da Cabreira deste ano assume-se como o troço mais longo da prova. O troço de Fafe começa em Ruivães, e entronca cinco quilómetros depois no traçado do Fafe Rali Sprint. Na foto, do Rali de Portugal de 2001, um dos pontos do percuro já utilizados no passado. No caso, Ponte de Lima.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado