WRC: O que muda em 2015…

Por a 20 Janeiro 2015 16:05

O último Conselho Mundial da FIA aprovou a regulamentação do Mundial de Ralis para 2015, onde ficaram registadas diversas alterações que visam aumentar a competitividade do campeonato, aumentar os desafios para os pilotos e equipas e incrementar a cobertura mediática do campeonato. Atendendo a tudo o que chegou a estar em cima da mesa decisória, não se confirmou nenhuma revolução, nomeadamente, no modelo de provas que chegou a estar em equação, com soluções como o shoot out e uma última etapa das provas ao melhor estilo do WRC Fafe Rally Sprint a ficarem definitivamente arredadas do esquema de provas para 2015. Mas, em contrapartida, outras medidas foram avançadas e prometem animar q.b. a 42ª edição do WRC…

Ordem de partida: A ordem de partida para o dia de sexta-feira (Dia 1) e sábado (Dia 2) será a da classificação do campeonato. No domingo (dia 3), os pilotos com Prioridade 1 (P1) e 2 (P2), partirão pela ordem invertida da classificação. Os P1 e P2 que tiverem desistido, reiniciarão a prova nos dia(s) seguinte(s) à sua desistência à frente deste

último grupo.

Esquemas de prova: Os ralis continuarão a ser organizados segundo um esquema de dois dias e meio de prova competitiva,

entre sexta-feira e domingo, com um mínimo de 300 km de provas especiais. Contudo, a Cerimónia de Partida pode ter lugar na quinta-feira.

Informação onboard: A transmissão de dados de performance ou de informação para o interior do carro que está em prova,

e que não esteja diretamente relacionada com a segurança, é proibida durante as provas especiais, com o objetivo de ajudar a aumentar a competitividade.

Por outras, palavras os tempos intermédios não estão autorizados.

Shakedown: Os pilotos P1 e P2 são obrigados a fazer um mínimo de três passagens no Shakedown por forma a aumentar a

visibilidade nos media e oportunidades promocionais. O número de pneus usado no Shakedown não será contabilizado no número máximo de unidades que os

pilotos poderão usar durante o rali. Uma ‘reunião de equipas’ terá agora lugar depois do Shakedown.

WRC2 e WRC3: Por forma a dar maiores hipóteses às equipas que participem apenas com um carro no WRC2 e WRC3, apenas o melhor carro da equipa somará pontos no

Campeonato de Equipas. No WRC3, o campeão de Equipas, Pilotos e Copiloto será atribuído à equipa, piloto e copiloto que obtenha mais pontos nas seis

provas das sete primeiras em que obtiver pontos.

RGT CUP: É criada uma nova competição para pilotos e copilotos, intitulada FIAz RGT Cup, com cinco provas, duas das quais, ralis do WRC (Rali de Monte Carlo e Rali da Alemanha). Um estatuto específico de Prioridade ficará adstrito aos pilotos elegíveis nos eventos desta Taça, o que lhes permitirá partir entre os pilotos P3 durante os ralis do WRC e da ERC Cup.

Homologações especiais: Carros com homologações nacionais ou aprovados pelas federações nacionais do país organizador do rali serão autorizados a participar no WRC, em eventos fora da Europa, sem poderem, contudo, obter pontos.

Sistema Rally 2: Por forma a dar mais vantagens às equipas que cumprem todos os troços, a penalização por ausência em cada troço ou Superespecial deixa de ser de cinco minutos e passa a ser de sete. No entanto, a penalização de 10 minutos para uma equipa que falte ao último troço do dia continua a aplicar-se. As equipas que reiniciem a sua participação no sistema Rally 2 poderão marcar pontos na Power Stage.

Penalização por não arrancar: A partir de 2015, um carro que não arranque para um troço nos 20 segundos seguintes à ordem de partida será excluído e só poderá retomar o rali ao abrigo do sistema Rally 2 no dia seguinte.

Testes: Uma equipa WRC terá direito a um dia de testes por cada rali em que participe.

Vários: Os atuais carros de Grupo N4 passam a ser R4, por forma a serem integrados na atual pirâmide de nomenclaturas dos ralis (aplicando-se esta reformulação em todos os ralis e não só nos do WRC). Para garantir maior flexibilidade aos pilotos não-prioritários, foi permitido que estes possam continuar a usar especificações dos pneus de asfalto já homologadas por mais um ano.

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