Sébastien Loeb vence Rali da Nova Zelândia
Apesar de mais rápido na qualificação, Jari-Matti Latvala não foi feliz na tática escolhida, já que optou por uma posição de partida muito atrás, o que se veio revelar errado, já que a chuva e as condições húmidas da maior parte dos troços veio dar razão aos homens da Citroen, que partiram à frente. Assim, Jari-Matti Latvala liderou na primeira especial, mas cedo se viu na obrigação de andar mais depressa para acompanhar o ritmo dos homens da frente, o que se veio a revelar fatal, já que redundou em mais uma saída de estrada e consequente queda na classificação, terminando o rali em sétimo, nunca conseguindo recuperar os 4m40s perdidos.
Na Citroen, a luta parece ter sido equilibrada, mas só nos números, pois desde muito cedo se ficou a saber que as posições eram para ser mantidas, ou seja o francês na frente e o finlandês em segundo.
Ford com rali para esquecer
Petter Solberg foi terceiro, a mais de minuto e meio do vencedor, numa prova em que perdeu, durante o primeiro dia de prova todas as hipóteses de vencer, já que realizou uma escolha errada de pneus, perdendo tempo que nunca mais viria a recuperar, chegando mesmo a rodar em sétimo.
Evgeny Novikov foi quarto enquanto Ott Tanak abandonou ao capotar perto do fim, quando era um descansado quinto classificado. Boa prova de Thierry Neuville, que foi quinto, e só não fez melhor devido ao erro que cometeu no primeiro dia, onde se atrasou.
Dani Sordo foi sétimo, e não fez melhor porque perdeu demasiado tempo no primeiro dia de ralis devido a uma escolha errada de pneus e também a uma problema com o seletor da caixa de velocidades. Armindo Araújo foi oitavo, naquela que é a sua segunda melhor classificação do ano. Ken Block e Manfred Stohl completaram o top 10.
Classificação
1. Sebastien Loeb Citroen 4h04m51.2s
2. Mikko Hirvonen Citroen a 29.6s
3. Petter Solberg Ford a 1m36.4s
4. Evgeny Novikov M-Sport Ford a 2m13.6s
5. Thierry Neuville Qatar Citroen a 2m42.4s
6. Dani Sordo Prodrive Mini a 3m03.1s
7. Jari-Matti Latvala Ford a 4m52.9s
8. Armindo Araujo Portugal Mini a 9m36.4s
9. Ken Block Monster Ford a 10m30.3s
10. Manfred Stohl Brazil Ford a 11m26.3s
11. Jari Ketomaa Autotek Ford a 12m35.7s
17. Paulo Nobre Portugal Mini a 31m53.5s
Abandonos
Ott Tanak M-Sport Ford SS20
Power Stage:
1. Jari-Matti Latvala Ford 4m14.3s
2. Petter Solberg Ford + 1.5s
3. Sebastien Loeb Citroen + 1.7s
4. Dani Sordo Prodrive Mini + 3.0s
5. Thierry Neuville Qatar Citroen + 3.3s
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI